VIAJAR.

Conheça as Dunas de Camocim e a Trilha das Carnaúbas em Chaval – CE – Brasil

Nosso tour pela Rota das Emoções segue pelas Dunas de Camocim até Chaval, a Cidade das Pedras, na fronteira do Ceará com o Piauí.

A cidade de Camocim, no litoral do Ceará, fica a 360 quilômetros de Fortaleza e a pouco mais de 90 Km da Vila de Jericoacoara , falamos um pouco dela no post anterior: comerdormirviajar.blog.br/ceara-jijoca-de-jericoacoara-camocim-ce-brasil

Entre os mais belos símbolos da região estão as paisagens proporcionadas pelas dunas, tesouros naturais de grande beleza e admiração. Esculpidas pela ação dos ventos, este mix de ecossistemas tem como base a caatinga e os mangues.

Estando na região não perca os emocionantes passeios de buggy ou 4×4 pelas extensas muralhas de areia e preste atenção às histórias e aos mistérios contados pelos nativos, é diversão garantida.

Depois de desbravar Camocim é hora de deixar as dunas para trás e pegar a estrada por cerca de uma hora – 50 km.

Ao longe já começamos a avistar os monolíticos de pedra, é Chaval que está se aproximando.

A cidade tem muitas belezas naturais como a Praia do Porto do Mosquito, e várias outras praias praticamente desertas, mas a aventura e o ecoturismo são os programas de maior destaque.

Nosso objetivo inicial foi conhecer a gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e contemplar a vista privilegiada das formações rochosas que cercam Chaval.

De lá partimos para o Parque das Pedras para conhecer a Trilha das Carnaúbas, um tour incrível feito com a Chaval Tour onde o objetivo é chegar no topo de um dos monólitos mais altos da cidade, com cerca de 105 metros.

Dica: É preciso bastante atenção para subir nestas rochas, vá com calçados fechados e siga todas as instruções de seu guia.

Fato; Estas formações magmáticas datam da Era Arqueozoica, um período histórico que ocorreu entre 3,8 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás.

Ao chegar no topo da Pedra da Carnaúba temos uma vista incrível em 360° de todo o entorno, inclusive da foz do Rio Ubatuba. Lá no alto encontramos uma cratera formada há milhões de anos, que deu origem a um lago e uma pequena floresta de carnaúbas.

O silêncio e a tranquilidade são as maiores características deste passeio, é indescritível a sensação de estar em um contato tão profundo com esta natureza tão exótica.

Dica final: Aproveite a passagem por Chaval para comer carne de sol com abacaxi, picanha na chapa e torta de limão na Churrascaria o Motão que conta ainda com uma piscina natural, encrustada em um monólito .

O passeio feito com a  Chaval Tour tem aproximadamente 2 horas de duração e pode ser agendado diretamente com o guia Marcos Ryal.

Este é considerado por nós um dos tours imperdíveis pela Rota das Emoções. Não perca nada de nossa viagem, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripRotaEmoções

—–
Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao com planejamento da Prisma Consultoria.

Participaram: 3 em 3 TV – @3em3tv | Aprendiz de Viajante – @aprendizdeviajante_ | Com os Pés no Mundo – @comospesnomundo |   Destinos Imperdíveis  – @destinosimperdiveis |  Ideias na Mala – @ideiasnamala |  Pé na Estrada – @penaestrada |  Quero Viajar Mais – @queroviajarmais |  Raizes do Mundo – @raizesdomundo |  Roteiros Incríveis – @roteirosincriveis |  Territórios@blogterritorios | Turismo Etc – @turismoetc |  Um Viajante – @blogumviajante | Viagens Possíveis – @aventureiros
—–

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Um comentário

Queremos te ouvir

Fechar