VIAJAR.

Pequenos Lençóis Maranhenses, o Grande Paraíso em Tutóia – MA – brasil

O litoral do Maranhão abriga a maior extensão de dunas costeiras do Brasil, à esquerda do Rio Preguiças fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e à direita estão os Pequenos Lençóis em uma paisagem deslumbrante no município de Tutóia, onde começa o Delta do Parnaíba.

A pequena Tutóia, cidade do norte do Maranhão, a 463 quilômetros de São Luís, tem uma localização privilegiada, situada entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Rio Parnaíba. motivo pelo qual vem se destacando rapidamente no cenário turístico brasileiro.

Ali encontram-se os Pequenos Lençóis Maranhenses, que como o nome sugere, são os Lençóis Maranhenses em menor escala.

Dentre as empresas que oferecem pacotes pela região, a mais completa é a Grupo Baluarte, que dispõe de pousada, restaurante e tours. Foi com este pessoal super capacitado que tivemos uma das experiências mais legais de nossas vidas, o Passeio Circuito Praias.

A região fica a cerca de 12 quilômetros do centro de Tutóia e é repleta de mangues, restingas e praias nativas, o que contribui para fazer dos pequenos Lençóis um lugar único, de belezas intermináveis e inesquecíveis.

Feito por veículos 4×4, este tour desbrava as dunas dos Pequenos Lençóis, passando por baixo e por cima de paredões de areias douradas que ficam entre 12 e 30 metros de altura e guardam em seu interior extensas lagoas de água doce com tons azuis.

 

As lagoas formam-se entre as dunas e criam um paraíso que somente o Maranhão tem, proporcionando uma experiência incrível, em lugares desérticos e muito bem preservados.

Dica: Vá com roupas leves e alguma proteção para cabeça, como chapéus ou bonés, leve repelente, protetor solar e óculos de sol. Não esqueça de ingerir muito líquido e praticar uma alimentação leve, com sucos e frutas.

O passeio contempla ainda os lindos cenários de praias selvagens como a praia da Barra, praia da Moita Verde e praia do Arpoador.

Quando a maré baixa podemos ingressar na Praia dos Namorados, um lugar praticamente desconhecido pelos turistas, com dunas que soterraram o mangue, cujas raízes aéreas reapareceram.

Outro ponto que merece destaque é a Praia do Amor, três quilômetros de águas mornas e limpas que formam uma das mais belas praias em mar aberto do Maranhão.

Os 20 quilômetros de praias desta região são afetados diretamente por ventos fortes, que em alguns pontos chegam a 100 km/hora, convidando à prática de esportes como vela e kitesurfe.

E nada melhor para finalizar um passeio lindo destes do que um ótimo almoço na cidade de Tutóia, no Restaurante Baluarte, onde saboreamos um Camarão no Abacaxi simplesmente maravilhoso.

Não perca a oportunidade de provar também as Peixadas, Caldeiradas e a Camaroada Tutoiense, camarão com creme de leite, ovo cozido, arroz e pirão, é inesquecível!

Na próxima matéria vamos contar nossa experiência vendo o sol nascer nos Grandes Lençóis Maranhenses!

Não perca nada de nossa viagem na Rota das Emoções, atualizamos constantemente novas publicações neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripRotaEmoções

—–
Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao com planejamento da Prisma Consultoria.

Participaram: 3 em 3 TV – @3em3tv | Aprendiz de Viajante – @aprendizdeviajante_ | Com os Pés no Mundo – @comospesnomundo |   Destinos Imperdíveis  – @destinosimperdiveis |  Ideias na Mala – @ideiasnamala |  Pé na Estrada – @penaestrada |  Quero Viajar Mais – @queroviajarmais |  Raizes do Mundo – @raizesdomundo |  Roteiros Incríveis – @roteirosincriveis |  Territórios@blogterritorios | Turismo Etc – @turismoetc |  Um Viajante – @blogumviajante | Viagens Possíveis – @aventureiros
—–

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar