VIAJAR.

Atibaia, Como foi Nosso Walking Tour Pelo Centro Histórico

Atibaia é famosa pela Festa das Flores e do Morango que acontece todo ano bem no início da primavera, porém, não precisou de muito tempo para que descobríssemos que esta cidade tem muito mais para oferecer.

Em Atibaia tivemos a oportunidade de fazer um walking tour pelo centro histórico com o amável Luciano da Nardini Turismo, foi um passeio cultural e de lazer onde pudemos conhecer um pouquinho mais sobre este lugar simples e atraente, uma cidade grande com ares de cidade do interior.

O tempo estava fechado devido à semana chuvosa e começamos o passeio no final da tarde (o que dificultou as fotografias e impossibilitou a gravação de vídeos em 360°), mas Luciano, prevenido, saiu para o city tour com guarda-chuvas e a segurança de que teríamos uma boa experiência. Falando em prevenido, os guias da Nardini Turismo sempre levam consigo um roteador com internet compartilhada para que o grupo possa ir postando as belezas de Atibaia ao vivo nas redes sociais.

Começamos pelo centro da cidade, nas calçadas de azulejos portugueses preservados que remetem aos desbravadores bandeirantes que estabeleceram em Atibaia um ponto de descanso nas aventuras em busca de pedras preciosas em Minas Gerais.

O primeiro ponto de interesse foi o Museu Municipal João Batista Conti, que fica junto à Praça Bento Pães. Este museu já foi sede da Câmara Municipal, Fórum Judicial e até uma cadeia. A estrutura interna é fascinante, justamente pelas modificações efetuadas no prédio para a segurança da cadeia, mas infelizmente não se pode fotografar dentro do museu.

A estátua do Major Junvenal Alvim, uma das figuras mais importantes da história de Atibaia, faz parte dos monumentos que conta com um QR Code acessível em qualquer smartphone para mais informações históricas.

Na Rua Dr. Álvaro Corrêa Lima, ao lado do museu, Luciano nos mostrou um dos mirantes com vista panorâmica onde pudemos admirar um pouco mais da geografia da cidade.

Seguimos até a Igreja Matriz de São João Batista, um dos marcos da fundação de Atibaia, construída por escravos a mando de Jerônimo de Camargo, criador da primeira fazenda de gado da região que um dia se tornaria esta grande cidade. no interior existe um painel pintado por Benedito Calixto e na praça a sua frente um lindo jardim.

Na Rua José Lucas paramos para experimentar os famosos doces caseiros produzidos por algumas das mais antigas doceiras da cidade, não se pode visitar Atibaia sem provar estas delícias.

Próximo dali pudemos ter contato com o Pelourinho da Casa Paroquial, parte fundamental na história da escravidão e, posteriormente, das manifestações religiosas e festejos em homenagem aos escravos.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída para que os escravos celebrassem o culto separados dos brancos, já que eram impedidos de frequentar a Igreja São João Batista que fica na outra extremidade da rua José Lucas.

Outro destino super interessante foi o Fórum Cidadania que abriga vários conselhos e acontecem reuniões da administração municipal. O prédio figura como uma das peças arquitetônicas mais bonitas do município.

O Santo Cruzeiro foi marcante em nosso tour. A grande cruz de madeira ornada com objetos que representam o martírio vivido por Jesus Cristo é um local de devoção e sincretismo religioso. Os fieis acendem velas, rezam, levavam flores e imagens de santos para a base da construção. Segundo a crendice popular o galo no alto do Cruzeiro cantará para anunciar do fim do mundo.

O Passeio ainda teve paradas na Câmara Municipal da Estância de Atibaia, na Prefeitura da cidade, apreciamos o fim de tarde na Rua José Alvim e nos despedimos de Luciano no coreto Sílvio Caldas, que fica na Praça Aprígio de Toledo (também conhecida como Praça do Mercado).

Em nosso walking tour com a Nardini Turismo conhecemos um pouco da história de Atibaia, da participação dos escravos na construção da cidade e consequentemente um pouco mais da história do Brasil. Um passeio enriquecedor que nos fez ficar ainda mais apaixonados por esta região que está se destacando no cenário turístico nacional.

Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia

Nardini Turismo
+55 11 95775 1247 / 11 97195 7973
facebook.com/nardiniturismo

Atibaia e Região C&VB
+55 11 4402 2159
atibaiaeregiao.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Adorei o seu blog e penso como você. Ainda não fiz as viagens que você fez, mas de pouquinho em pouquinho chego lá. E tenho uma vantagem maravilhosa: minha filha sempre viaja comigo e isso é muito bom!

  2. Oi Fábio, obrigada pela atenção em responder todas minhas dúvidas e pelas dicas. Ainda estou aqui pelo blog me deliciando com suas experiências e anotando tudo.

Queremos te ouvir

Fechar