DORMIR.

Morada Dos Canyons, o romantismo da natureza em Praia Grande – SC – Brasil

>> Esta publicação pode estar desatualizada. publicamos uma nova visita à Morada dos Canyons feita em 2018 neste link: https://comerdormirviajar.blog.br/morada-dos-canyons-praia-grande-sc-brasil/

Na Morada dos Canyons pudemos ficar totalmente imersos no romantismo da natureza. É possível ter a vista do belo panorama do Cânion Malacara, inclusive de dentro dos chalés com conforto e sofisticação.

Para chegar na Morada Dos Canyons tem 2 opções: Vindo do Rio Grande do Sul, cerca de 28 km de Cambará do Sul, pela RS 427. Todo o caminho em estrada de chão batido. Ou uma alternativa melhor que é chegar por Santa Catarina, vindo pela BR 101 e depois seguindo pela SC-450 com boa estrada até a cidade de Praia Grande. Do centro da cidade até a pousada são 7 km de serra, cerca de 2,5 km de terra e 4,5 km de asfalto.

É um caminho complicado, com pouquíssima infraestrutura e uma grande coleção de buracos e pedras, sem falar que muitas vezes se faz este trajeto dentro da neblina, comum na região. Mas para encontrar o paraíso que é a Morada dos Canyons, compensa. A dica é: Vá sem pressa.

Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (27)

Chegamos de carro, vindos da Serra do Faxinal, RS 427, caminho que corta o Parque Nacional Aparados da Serra.

A recepção é pequena e, assim como todas as áreas da pousada, conta com uma decoração rústica. Ali encontra-se o lobby, com sofás, uma TV, revistas, uma maquete com o relevo dos cânions, alguns quadros com fotografias das atrações da região e é neste ambiente também que hoje está o restaurante. O processo de check-in foi bastante rápido.

Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (2) Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (11) Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (7)

O gerente nos deu as informações gerais sobre a pousada e as chaves dos quartos. Estávamos em 2 casais e seguimos com nosso carro até os apartamentos.

O lodge conta com 8 chalés, literalmente imersos em meio aos cânions e dispostos de frente ao Cânion Malacara. Todos com vista direta para os paredões. Cada chalé tem uma estrutura própria, totalmente diferentes entre si e com capacidade para receber um casal, famílias e inclusive um com quatro quartos, três banheiros e sala de estar para grupos de até 10 pessoas.

O Douglas e a Anelise ficaram no Chalé nº 2, com 37 m², perfeito para casais. O quarto é lindo, tudo em um único piso e separado por ambientes: quarto, deck de vidro e madeira, sala de estar e banheiro. A estrutura é uma mistura entre madeira e pedras de arenito, bem rústico, confortável e muito seguro. Esta estrutura é também térmica, ajudando a manter a temperatura sempre agradável.

O quarto conta com uma cama box king size com lençol térmico, travesseiros de pena de ganso, lareira, televisão de LED de 32 polegadas com muitos canais no sistema OI HD, aparelho de blu-ray – no lobby é possível escolher entre mais de 80 títulos em blu-ray e levar para o quarto -, frigobar, ar condicionado split quente e frio e um sofá.

Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (14)  Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (9)  Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (19) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (18)

O grande diferencial do Chalé 02 é o deck envidraçado com a incrível vista para os cânions e um telescópio para observação terrestre e astronômica, é super divertido utilizar este telescópio. É nesta mesma área que se encontra a confortável banheira de hidromassagem. A banheira é super ampla, para duas pessoas confortavelmente.

Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (16) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (17) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (15) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (1) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (3) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (4)

O banheiro é pequeno, um pouco apertado, separado da área do chuveiro, que tem um espaço bem melhor e possui o teto envidraçado. O box é em blindex, tem secador de cabelo e toalhas macias. Infelizmente as amenities de banho personalizadas do hotel não são de qualidade condizente com a categoria do quarto. A vazão da água no chuveiro é ótima e bem simples de regular.

Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (13) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (12) Morada dos Canyons - Quarto 02 - pessoaselugares.com (10)

Nós ficamos hospedados no chalé de número 05. Um quarto com capacidade para um casal mais 2 pessoas. A decoração, tamanho, e estrutura da área é bem diferente do chalé 02. Começando que esta cabana tem 2 pisos, com 42m² em baixo e 18m² no mezanino.

Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (14)

Nosso chalé tinha os mesmos itens de conforto citados no chalé 02, mas em uma configuração diferente, com um suporte móvel para a TV, possibilitando assistir tanto da cama quanto da banheira e uma varanda no piso superior com uma relaxante paisagem. A vontade era de ficar sentado na varanda admirando os grandes paredões que estão a nossa frente o tempo todo.

Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (4) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (5) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (16) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (6) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (7)

Neste chalé, a banheira fica em um deck envidraçado com vista para a mata. O banheiro também é separado da área de banho e tem as dimensões próximas às do chalé 02.

Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (1) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (3) Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (9)

Cada cabana possui uma área própria destinada para o estacionamento, ao ar livre. Geralmente cabe mais de um carro nestas vagas.

Morada dos Canyons - Quarto 05 - pessoaselugares.com (15)

Pequenas mudanças fariam estes quartos ficarem perfeitos. Em ambos chalés sentiu-se a falta de cabides para toalhas de banho dentro do box (ou fora dele) e principalmente falta espaço para guardar a roupa. Apesar dos quartos serem grandes, contam com apenas alguns cabides em um cantinho.

No mesmo prédio da recepção fica o pequeno restaurante onde são servidos o café da manhã e jantar, inclusos em todas as diárias. As refeições são servidas em forma de buffet em um fogão a lenha muito charmoso. Este é praticamente o único lugar que se tem contato com os funcionários da pousada que se mostraram gentis e prestativos sempre que precisamos.

O café da manhã é servido entre as 08:30h e 10:00h. Com alimentos típicos coloniais, possui opções de pães e bolos caseiros, geleias, pão de queijo, pasteis, sucos, café e leite.

Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (9) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (5)Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (13) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (14) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (7) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (8) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (10) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (11) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (18) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (16) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (15)

Os bolos são deliciosos, mas acho que são servidos muitos bolos e pouca fruta, poderia ser um pouco mais equilibrado para um café da manhã mais saudável.

Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (1) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (2) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (3) Morada dos Canyons - Café da manhã - pessoaselugares.com (4)

O jantar segue o mesmo estilo, com um cardápio colonial, opões de saladas, massas, carnes e sobremesas. Uma comida legitimamente campeira e muito saborosa. Nas imagens abaixo eu mostro a comida que foi servida nos três dias de estadia. Teve pouca variação de um dia para o outro.

Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (18) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (16) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (17) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (14) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (13) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (12) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (15) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (9) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (7) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (6)  Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (1) Morada dos Canyons - Jantar - pessoaselugares.com (3)

Existe a possibilidade de almoçar na pousada, mas para isto é necessário efetuar o pedido na noite anterior.

Eles não tem serviço de quarto, todos ficam obrigados a seguir até ao restaurante. Como a pousada recebe muitos casais em lua de mel, a falta de um serviço de quarto é um ponto negativo, sabemos que este perfil de hospede prefere ficar no conforto de seu quarto até nas refeições.

Outra dificuldade é principalmente para os residentes nos chalés 2 e 3, que ficam bem distantes do restaurantes e em dia de chuva o terreno fica bem molhado. A área carece de uma calçada bem iluminada para o deslocamento dos hóspedes até a sede, hoje feita numa estrada de pedras, por onde circulam os carros e muito mal iluminada. O melhor é seguir de carro até a recepção para fazer as refeições.

A pousada conta com serviços diferenciados para quem contrata seus pacotes de lua de mel, com decoração especial nos quartos e jantar à luz de velas em um espaço reservado no restaurante. O cardápio é o mesmo do jantar normal.

Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (13) Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (12) Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (14)

Como nos frigobares dos quartos não tem nada para comer, apenas bebidas, sentimos falta de um café com algum acompanhamento no fim de tarde, como já encontramos em várias pousadas e hotéis semelhantes. O supermercado fica na cidade de Praia Grande, à pelo menos 8 km da pousada, tendo que encarar a estrada ruim de acesso.

Um ponto a ser elogiado é o valor das bebidas no frigobar. O melhor preço de frigobar que já encontrei.

Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (16)

As opções de entretenimento na Morada Dos Canyons ainda são bem limitadas. Existem mini lagos, mas são pequenos, há também uma trilha, chamada de Trilha das Bromélias, mas está bem abandonada, com bastante mato e sem nenhuma sinalização. Uma construção de pedra, ao lado da atual recepção terá um novo lobby, recepção, restaurante, academia de ginástica e uma piscina aquecida de borda infinita com vista para os cânions.

A maior diversão da pousada fica com apreciar as suas deslumbrantes vistas para os cânions e panoramas da serra. Passamos horas no mirante que tem uma visão ampla das plantações de arroz no vale até o mar e a Praia de Torres, no RS e nos mirantes voltados para os cânions. Esta vista é com certeza o maior motivo para se visitar a Morada Dos Canyons.

Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (26)

A área externa é toda gramada, facilitando as caminhadas. Os cavalos da Pousada, pastam nas cercanias.

A qualquer horário as fotografias feitas nos mirantes ficam lindas. Desde o nascer do sol até a noite. Aliás, à noite, o céu estrelado é um espetáculo à parte, com o silêncio quebrado apenas pelo coro das rãs no lago próximo.

Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (14) Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (15) Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (16) Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (13) Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (18)

No chalé nº1 fica o mirante panorâmico de 360° com uma vista privilegiada para os canyons, serra, vale e litoral. Com certeza é a melhor atração da Morada Dos Canyons, é simplesmente lindo.

Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (2) Morada dos Canyons - Áreas Externas - pessoaselugares.com (33)

Até em dias de mal tempo os mirantes e os quartos envidraçados da Morada Dos Canyons dão um espetáculo.

Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (5) Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (6)  Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (2) Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (1)

Depois da chuva o espetáculo fica por conta das gigantescas cascatas que se formam nos cânions, é um show maravilhoso e mostra toda força que a natureza exerce nesta região.

Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (7) Morada dos Canyons - Dias de Chuva - pessoaselugares.com (8)

A Internet funciona via Wi-Fi e o acesso é gratuito, estando disponível nos chalés e áreas comuns. O sinal é bastante intermitente em todas áreas, pegando bem mesmo somente na recepção. Mas não vejo com maus olhos, você automaticamente obriga-se a desligar sua atenção do mundo lá fora e fortalecer as conexões com os que estão mais próximos. O melhor que se tem a fazer aqui é desligar-se totalmente da rotina e aproveitar o mundo real.

A pousada faz parte do seleto catálogo do Circuito Elegante e também do Pousadas Selecionadas, comprovando que está entre os melhores da sua categoria no Brasil.

Morada dos Canyons - Recepção - pessoaselugares.com (1)

A Morada Dos Canyons foi uma ótima experiência, em todos sentidos, poucos ajustes tornarão o serviço melhor e cardápio mais adequado ao local. Tenho muita vontade de voltar lá depois da nova recepção funcionando e fazer uma revisão desta matéria, quem sabe no próximo inverno?

Com certeza esta é a uma das melhores (se não a melhor) opção para se hospedar com conforto e luxo e ainda ter todos atrativos da maior região de cânions da América do Sul: O Parque Nacional da Serra Geral e Aparados da Serra.

Morada dos Canyons
Rodovia SC 290
Serra do Faxinal, km 07
Praia Grande – SC
moradadoscanyons.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. oi, gosto do seu trabalho, estou programando minha viagem para daqui uns dias, esta matéria me ajudou :D.

  2. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

Queremos te ouvir

Fechar