DORMIR.

Pousada Casa de Pedra, um refúgio em São Francisco de Paula – RS – Brasil

A Pousada Casa de Pedra, inserida em um pequeno parque repleto de muito verde, araucárias e xaxins centenários, é um refúgio da vida agitada e de todo stress da cidade.

São Francisco de Paula é uma daquelas cidades que acabam ofuscadas pelas vizinhas, neste caso Gramado e Canela. Pacata e pequena, com pouca infraestrutura mas com toda a beleza dos municípios localizados na região dos Campos de Cima da Serra, São Chico como é chamada pelos moradores, tem uma rede hoteleira com ótimas opções.

Prontos para viver as emoções das aventuras em Três Coroas, cidade vizinha, decidimos viajar em 2 casais. Pesquisamos sobre as opções de hospedagem na região e foi unânime a escolha da Pousada Casa de Pedra como nosso destino, principalmente porque queríamos uma mescla de conforto, contato com a natureza e ótimas noites de sono.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (60) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (58)

Com localização privilegiada, a Pousada Casa de Pedra está a 35 km de Canela, a 40 km de Gramado e a 70 km de Cambará do Sul, em meio à natureza e pertinho do Lago São Bernardo, o lago mais famoso de São Francisco de Paula.

Assim que chegamos já pudemos sentir toda a paz do lugar. Ouvir os pássaros cantando, a água do chafariz e poder respirar um ar puro longe de centros urbanos só não é mais recompensador do que fazer uma caminhada agradável entre as árvores no pátio da pousada. Foi perfeito para relaxar e recarregar as energias.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (61) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (59) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (36) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (31)

Optamos pelos quartos mais simples da Casa de Pedra, que no total tem nove apartamentos disponíveis, cada um com uma personalidade diferente. Quando falo em personalidade quero dizer tudo diferente mesmo, decoração, espaço físico, cores e até o cheiro.

A Fabiana e eu ficamos no quarto chamado Coral, com uma varanda confortável, toda envidraçada.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (1) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (15) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (14)

Assim que entramos já veio aquele cheirinho próprio, muito gostoso. Alguns detalhes são muito legais, por exemplo, as chaves tem uma pedraria especial para cada quarto, combinando com a decoração, toda baseada nos conceitos da cromoterapia.

Nosso quarto não era muito espaçoso, mas a decoração da suíte era bela, com teto todo branco e paredes em tons de vermelho. Contava com uma cama Queen Size, bem macia, TV 20 polegadas (das antigas) com Sky Livre (apenas canais abertos), CD/DVD player, ar condicionado split e frigobar. O quarto é muito arejado, com uma porta bem grande.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (63) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (3) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (4) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (5) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (6)

O banheiro era bem espaçoso, com box de vidro, ducha com grande vazão de água, muito fácil de regular a temperatura e espelho de aumento. Os roupões ficavam no quarto.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (7) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (10) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (12) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (11)

Nossos amigos, a Anelise e o fotógrafo (aliás todas imagens deste post são dele) Douglas Costa, ficaram em um apartamento logo ao lado, chamado de Ametista.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (13)

Os quartos pertencem a mesma categoria e são idênticos no que diz respeito a estrutura, mas totalmente diferentes na decoração, arquitetura, cores e cheiros.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (19) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (18) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (24) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (23) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (25) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (17)

A única reclamação em comum entre os quartos foi o espaço muito pequeno nos guarda-roupas. Como esta pousada é muito utilizada por casais em lua de mel, com certeza os visitantes trazem pouca bagagem, mas nós estávamos em um tour por diversas cidades e tínhamos, cada casal, uma mala grande.

Mas os pontos positivos foram muito maiores que os negativos, entre eles estão a limpeza caprichada, as boas toalhas e lençóis, as amenities Natura e o ótimo atendimento.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (20)

A pousada conta com quatro apartamentos de luxo, Jade, Topázio, Rubi e Diamante, estes são bem maiores, com banheira de hidromassagem e outros mimos.

Nossos quartos foram ótimos para nossa necessidade e as áreas comuns da Casa de Pedra são excelentes.

Na sede, onde funciona a recepção, ambiente social e restaurante tem uma boa TV de LCD com home theater, diversos títulos em DVD que podem ser levados para o quarto, minimizando assim a falta de canais extras na TV, revistas atualizadas, jogos de tabuleiro e cafeteria.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (53) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (43) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (46) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (44) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (47) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (50) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (55) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (56) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (54)

O acesso à internet pelo sistema wireless é gratuito e o sinal é bom em toda a área da pousada.

O atendimento foi sempre muito atencioso, em nossa primeira manhã na pousada a Ângela, sempre disposta a ajudar, fez questão de nos arrumar um café da manhã às 7 horas para não irmos para Três Coroas de barriga vazia.

O café começa a ser servido as 8:30. Aliás, o café da manhã é bem farto e preparado com muito carinho pela Ângela e a Eva, com pães, geleias, bolos, pão de queijo, tudo feito por elas mesmas e servidos no espaço gourmet.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (76) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (75) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (74) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (73) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (71) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (72)

Na última noite aproveitamos para jantar na própria pousada. Quem fez nosso delicioso jantar, que inclusive escolheu o cardápio, foi a Márcia, gerente geral e ótima chef.

O menu abriu com uma salada Casa de Pedra – com mix de folhas, damasco, uvas e azeitonas – e o prato principal foi Risoto de fungui, Picanha grelhada com cebolas caramelizadas e batatas. Estava delicioso.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (100) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (101) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (102)

A pousada conta também com um mini-spa, onde se pode usufruir da banheira de hidromassagem, além de tratamentos com base na cromoterapia, aromaterapia, reiki, shiatsu, acupuntura e massagem ayurvédica, todos pagos à parte, precisando agendar com antecedência. Os servidos oferecidos estão neste link.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (92) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (94) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (95)

O estacionamento fica na área externa, em frente à pousada, com vigilante a noite inteira.

O local é descoberto, o que deve ser um pouco mais complicado em dia de chuva, mas o que prejudica mesmo é a estrada que leva até o portão principal, muito mal conservada pela prefeitura.

Além de muito ingrime a subida, as pedrinhas no chão fazem o carro patinar com muita facilidade. A dica é subir em primeira marcha, com pouco peso no veículo e sem acelerar muito. Infelizmente as prefeituras ainda não aprenderam a valorizar o potencial turístico em praticamente todas regiões do Brasil.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (97) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (96)

Pra finalizar esta avaliação não posso deixar de postar algumas das centenas de imagens que registramos no maravilhoso ambiente da Pousada Casa de Pedra, que de tão florido e arborizado deixa muitas lembranças boas deste lugar mágico. Entendo perfeitamente porque é tão desejado por casais em lua de mel.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (29) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (31) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (38) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (41) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (57)

E a noite fica mais bonito ainda, a iluminação foi cuidadosamente escolhida e aplicada para valorizar a natureza do lugar.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (67) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (69) Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (65)

Os líquens proliferam-se nas árvores. Este é um indicador natural de que esta região tem ar muito puro e livre de radiação, dióxido de enxofre e carbono, ou seja, sem poluição.

Pousada Casa de Pedra - São Francisco de Paula pessoaselugares.com (99)

Pousada Casa de Pedra
Rua Engadin, 38
Bairro São Bernardo
São Francisco de Paula – RS
pousadacasadepedra.com

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Adorei o seu blog e penso como você. Ainda não fiz as viagens que você fez, mas de pouquinho em pouquinho chego lá. E tenho uma vantagem maravilhosa: minha filha sempre viaja comigo e isso é muito bom!

Queremos te ouvir

Fechar