COMER.

Peppo Cucina, ousadia italiana em Porto Alegre – RS – Brasil

Depois de ouvir tantos amigos me indicando o Peppo Cucina, alegando ser um dos melhores restaurantes de Porto Alegre, decidi encarar 150 Km de estrada só para um jantar neste italiano.

Mas não se engane, apesar de ter alma italiana o Peppo Cucina nem de longe lembra uma cantina, bem pelo contrário, a ousadia encontra-se em tudo, desde o cardápio até a decoração.

O restaurante tem como slogan: Um lugar. Um prato. Um tempero. Um vinho. Então decidi seguir a risca esta premissa e fazer uma avaliação de cada termo.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (1)

Um lugar: Confesso que me apaixonei pela arquitetura, logo na chegada. Em um excelente ponto no bairro Moinhos de Vento numa casa construída na década de 50 e adaptada para receber o restaurante, mas preservando o máximo possível das características originais. O clima que encontramos aqui foi despojado e aconchegante sem ser esnobe.

A restauração e conservação do interior são um charme, os tijolos à vista, o mobiliário e os tecidos naturais mesclam o clássico e o contemporâneo, criando uma atmosfera convidativa. A iluminação é perfeita tanto para um jantar romântico quanto para uma reunião com amigos, família, colegas de trabalho…

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (45) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (10)

Fiquei louco para jantarmos na área externa, o cenário é lindo. A integração do ambiente de jardim com o aconchego do interior da casa cria uma atmosfera única. Mas no forte calor do mês de janeiro em Porto Alegre o melhor mesmo é aproveitar a área interna, climatizada.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (3) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (5)

Uma geladeira antiga com pintura art-déco da Coca-Cola chama a atenção na entrada, principalmente por estar próxima de barris de carvalho e garrafas de champanhe já anunciando que aqui toda aura permeia entre o retrô e o contemporâneo, entre sofisticação e informalidade.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (44)

Um prato: O cardápio do Peppo Cucina te desafia. Aqui não tem prato mais ou menos, cada item do menu nos convida para uma aventura culinária. A ousadia transita entre combinações exóticas de molhos agridoces em pratos tradicionais, massas recheadas com especiarias e risotos com carne de caça. Fiquei impressionado em visitar um premiado restaurante italiano e encontrar apenas um prato com frango. Conforme íamos analisando o cardápio mais vontade dava de experimentar tudo.

Enquanto escolhíamos o prato chegou o couvert: Foie gras, manteiga da casa, pães artesanais e cogumelos ao vinho branco com orégano.

Me apaixonei por estes cogumelos, o sabor amadeirado deixado pelo vinho com sal e orégano na medida. Poderia comer isto todos os dias. Durante nosso jantar notei que outros clientes também ficavam impressionados com o sabor dos cogumelos. Não sou muito de Foie Gras, na verdade não sou muito de patês em geral, mas este estava perfeito para meu paladar, sabor do fígado de pato não estava forte.  Os pães e a manteiga estavam simples, como devem ser.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (6) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (9)

O Peppo Cucina faz parte do seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Uma das características da associação é que ao pedir o Prato da Boa Lembrança você recebe de presente um prato de porcelana pintado a mão. O prato de 2014 do Peppo é o Filetto La Dolce Vita, que foi o meu pedido.

Imagina só: Filé recheado com Camembert ao molho funghi, acompanhado de linguini ao molho de morangos com mascarpone. O filé com o molho funghi flambado no conhaque contrastando com o linguini no molho de morangos é um show. Só comendo para entender. Mas se você não tem como ir até Porto Alegre e quiser arriscar fazer em casa, no blog do Peppo Cucina tem a receita.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (14)

Seguindo a linha do Prato da Boa Lembrança, minha esposa decidiu experimentar o prato de 2015, como visitamos o restaurante em janeiro a porcelana ainda não estava disponível mas conseguimos que fosse feito o prato para provarmos.

Medaglioni Allegro: Medalhões de filé ao molho cremoso de funghi Porcini flambado com whisky, acompanhados de tortelloni recheado com queijo Camembert, figo cristalizado e presunto cru ao molho de manteiga e nozes.
É mais ou menos assim:  Medalhões de filé perfeitamente grelhados com um sabor mais forte devido ao fungui com um suave e agridoce tortelloni cheio de pedacinhos de nozes que brincam com seu paladar enquanto saboreia o prato. No Peppo não existe monotonia!
Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (15) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (16)

Um tempero: Na minha opinião o tempero são as pessoas e o lugar. O sommelier Jefferson foi sensacional. O grupo de garçons super atenciosos, mas sem ser importunos. Prestativos na medida certa. Desde que chegamos todos estavam sorrindo, desde o segurança que estava cuidando dos veículos estacionados e fez questão de “se esconder” para as fotos da fachada ficarem sem ninguém na frente até o pessoal de apoio.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (41) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (11)

Apresar de eu já ter falado sobre o ambiente, no início desta avaliação, aqui em “Um Tempero” tenho que adicionar as fotografias que a Fabiana tirou do banheiro feminino que foi preservado da casa original e é de um charme único.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (26) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (31) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (27) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (29)

Um vinho: Com uma das cartas de vinhos mais variadas de Porto Alegre e os pratos de sabores únicos, só mesmo um sommelier de primeira linha como o Jefferson para sugerir as harmonizações mais surpreendentes. A carta de vinhos (Aqui tem toda carta com os preços) tem os melhores exemplares nacionais e importados, conservados em uma adega climatizada que é um show a parte. Adaptada em um antigo closet e com capacidade para cerca de 1000 garrafas.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (39) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (33) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (34) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (36) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (35)

Bom, acho que esta é a maior avaliação que já fiz de um restaurante até agora (em quantidade de palavras), mas é que realmente amei tudo aqui. A prova disto é que vou adicionar por minha conta própria mais 3 palavras no slogam.

Sim, assim como o cardápio do Peppo Cucina também sou ousado.

Um Pecado: É impossível falar sobre o Peppo sem incluir uma salva de palmas para a sobremesa.

A fabiana foi de: Gelato Di Formaggi – Sorvete caseiro de queijo com calda quente de goiaba. Um Romeu e Julieta diferente, onde você opta pela quantidade de calda de goiaba que deseja.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (22) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (21)

E eu optei pela Banana Flambata Con Gelato Di Vaniglia – Banana flambada com sorvete de baunilha Häagen-Dasz. Olha que maravilha de apresentação:

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (19) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (17) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (24)

Fiquei no desespero para provar outras sobremesas como o Gelato Del Peppo e os morangos flambados, ficará para a próxima vez…

Uma Exclusividade: Quando eu estava chegando vi que no mesmo prédio existe uma outra fachada, na rua lateral, de um local chamado Scantinato di Peppo, como estava curioso e o local parecia fechado, pedi ao Jefferson, o sommelier simpático, para me mostrar este outro ambiente.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (58)

Jefferson me explicou que o Scantinato di Peppo surgiu como um bar de vinho, mas acabou se transformando em um ambiente para realizações de eventos de todo tipo e também do “Ora Felice” realizado pelo próprio Peppo Cucina com djs e espumante a preços diferenciados em quintas-feiras. Achei muito legal também!

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (46) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (49) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (52) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (50) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (51) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (53)

Uma Recordação: Por participar do Prato da Boa Lembrança, no Peppo você tem a oportunidade de levar para casa mais do que um simples souvenir, o prato de cerâmica pintado a mão que é uma peça de arte, em edição limitada, digna de ser colecionada.

Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (40) Peppo Cucina Porto Alegre pessoaselugares.com (42)

Eu recomendo este restaurante como uma obrigação para quem gosta de experimentar coisas novas e que mora na região ou está em visita à Porto Alegre. O Peppo Cucina é Molto Bello.

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. oi, gosto do seu trabalho, estou programando minha viagem para daqui uns dias, esta matéria me ajudou :D.

Queremos te ouvir

Fechar