COMER.

Sushi by Cleber, arte comestível em Porto Alegre – RS – Brasil

Visitamos o  Sushi by Cleber e o que eu pude presenciar em todos os pratos foi: Arte. Visão, paladar e olfato agraciados a todo momento com apresentações e montagens minunciosamente preparadas com amor e dedicação.

Este restaurante é uma referência de culinária no sul do Brasil, premiadíssimo e considerado por muitos o melhor restaurante japonês de Porto Alegre.

Com tantos elogios eu tinha que experimentar! Chamei minha esposa e fiel degustadora e pegamos a estrada rumo a capital.

Confesso que me ao me deparar com esta fachada, em uma área residencial, fiquei mais curioso ainda pelo que encontraria.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (1)

O endereço é muito fácil de achar, pois a ruazinha de paralelepípedos é paralela a uma das avenidas mais importantes de Porto Alegre.

Se você não tem reserva, com certeza terá que esperar por um lugar na sala que fica logo após a duas esculturas lindas de felinos em madeira. A imponência destas peças fascinantes chega a ser assustadora.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (34)

Sala de espera
Sala de espera

Como tínhamos reserva, fomos direto para o andar superior, que é onde fica o restaurante propriamente dito.

A chegada é triunfal, subindo as escadas já nos deparamos com uma porta de design único, toda talhada a mão, vinda da Indonésia, que se abre como mágica! Brincadeira, uma recepcionista muito gentil (que abre a porta) nos mostrou o ambiente para escolhermos nosso lugar.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (33) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (32)

Dos vários e diferentes ambientes com certeza o que chama mais atenção é o salão onde ficam os tatames, uma área mais íntima, inclusive com cortinas, acredito que seja  também o mais disputado da casa.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (31)

Preferimos ficar no ambiente de mais fácil acesso e com visibilidade direta para a cozinha, confortavelmente acomodados em cadeiras de junco e na mesa de madeira maciça, tudo combinando com a decoração rústica e a baixa iluminação. Fantástico para uma noite bem romântica ou um bate papo animado com os amigos.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (16) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (20) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (17)

O super gentil garçom João Cleber foi o responsável por nossa mesa, explicando como funcionava o restaurante, dando dicas de pratos e sempre fazendo questão de checar se estava tudo certo.

Analisando o ambiente e o cardápio, acho que dá para resumir o Sushi by Cleber como: Culinária japonesa com um toque tailandês e peruano. Já a decoração é tailandesa com um toque tailandês! O restaurante foge o máximo que pode dos clichês.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (14) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (22)

Quem comanda tudo é o chef Cleber Vital, com uma agilidade incrível ele não para um segundo, construindo todos os pratos que serão servidos.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (18)

A casa oferece um amplo menu a la carte e um menu degustação, composto por diversos pratos quentes e típicos.

De entrada já pudemos experimentar os famosos:  Espetinho japonês de salmão e o Ceviche Thairu – Cubos de salmão fresco condimentado com especiarias orientais com toque especial de molho de maracujá picante.

Só esta entrada já causa um verdadeiro êxtase no paladar.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (37) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (38) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (39) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (4)

O Sushi by Cleber faz parte do seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Uma das características da associação é que ao pedir o Prato da Boa Lembrança você recebe de presente um prato de porcelana pintado a mão. O prato de 2014 do Sushi by Cleber é o Guerreiro Eterno, que foi o pedido da Fabiana. Uma apresentação linda e um show de sabores.

Guerreiro Eterno : Combinado variado composto por Tartarikaki (tartar especial de salmão), Robaoshi (espetinho japonês de salmão recheado), Ebi Furay (camarão empanado), Kiurymendo (enrolado recheado com salmão e shitaki), Takogo (nigiri de polvo e iguarias) e Desaguro (sushi de salmão empanado recheado com atum).

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (40)Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (19)

O prato da boa lembrança parecia muito com uma escultura que ficava na parede sob nossa mesa:

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (29)

Eu optei pelo Menu Degustação, um festival de comida que conta com entrada, hots, temakis, sushis e sashimis a vontade além de alguns pratos quentes.

Os produtos são todos muito frescos e com cortes perfeitos, é difícil de descrever as sensações dos pratos, e as imagens não fazem jus às magníficas peças que foram servidas.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (13)

Sem contar o melhor Shimeji que já comi até hoje: Kinoko: cogumelos shimeji frescos refogados com molho dashi e servido na chapa.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (11) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (12)

Para sobremesa eu escolhi a Banana Oshi: Sorvete de creme com banana flambada com shochu, laranja, mel e canela. Confesso que se não tivesse tanta gente no restaurante eu tinha lambido o prato. Sério.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (27)

A Fabiana optou pelo Katakatami: Tempura de sorvete com calda de chocolate. Indescritível.

Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (25) Sushi By Cleber Porto Alegre RS Brasil pessoaselugares.com (28)

O Sushi by Cleber é um restaurante imperdível em Porto Alegre. Tudo encanta. Desde a recepção, o atendimento dos garçons, muito bem treinados e prontos para atender da melhor forma possível e o chef Cleber Vital, a simpatia, atenção e educação personificadas em um artista da gastronomia.

Sushi by Cleber
Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 317
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3328-8330
www.sushibycleber.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

4 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar