VIAJAR.

Bumba Meu Boi, Todos os Sotaques na Festa de São Luis – MA – Brasil

O São João no Maranhão é um verdadeiro espetáculo e o período das festas juninas é um dos momentos mais esperados do ano, é nesta época que dezenas de grupos brincam o “Bumba Meu Boi” e divertem a multidão entusiasmada.

Após finalizarmos a Rota das Emoções, um tour que teve início em Jijoca de Jericoacoara , no Ceará, passou pelo Delta do Parnaíba no Piauí e teve seu ápice nos Lençóis Maranhenses (contamos tudo aqui: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes), chegou a hora de visitarmos São Luis para prestigiar uma das festas folclóricas mais lindas do brasil.

O Bumba Meu Boi é o evento mais marcante da cultura popular da região maranhense e acontece em homenagem aos protetores Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, principalmente entre os meses de junho e julho. Durante este período diversos arraiais se espalham pelas ruas cobertas de bandeirinhas na capital São Luis.

Tradição folclórica e misto de teatro, música e dança, o Bumba-Meu-Boi é uma festa democrática, que envolve pessoas de todas as idades e classes sociais. Grupos chegam do interior para brincar nos arraiais que se espalham pelas ruas históricas do Centro e da Praia Grande.

Diferente de Parintins, onde o Boi Bumbá é uma batalha entre Garantido e Caprichoso, no Maranhão este espetáculo reúne milhares de pessoas sem disputa alguma, apenas por amor aos bois.

O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

A música que ecoa por todos os lados envolve diversos instrumentos como o violão, o cavaquinho, o pandeiro, o chocalho, o triângulo, a zabumba, a matraca…

E quando se fala em “boi”, não é apenas o personagem vestido com uma fantasia do animal. Cada boi é uma agremiação que tem diversos personagens ao redor, assim como uma escola de samba tem suas alas.

Alguns dos personagens principais presentes nas apresentações de Bumba Meu Boi são o vaqueiro (ou caboclo de fita), Pai Francisco e Catirina, o boi, o dono da fazenda, índios, índias e caboclos e muitas vezes o Cazumba, um personagem divertido e também assustador que usa uma máscara.

Acredito que existam vários movimentos e gestos com significados que escapam ao nosso olhar leigo, mas ao mesmo tempo é tudo muito fascinante e encantador, chega a ser hipnótico.

Quando você planejar sua viagem para Rota das Emoções, ou até mesmo somente ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tente programar para coincidir com o São João em São Luís.

Você ficará surpreso com as cores, as pessoas, a música e toda a representatividade de uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil.

Não perca nada de nossa viagem na Rota das Emoções, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripRotaEmoções

—–
Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao com planejamento da Prisma Consultoria.

Participaram: @comospesnomundo@ideiasnamala@blogterritorios@blogumviajante@3em3tv@aventureiros@destinosimperdiveis@turismoetc@raizesdomundo@penaestrada@queroviajarmais@roteirosincriveis e @aprendizdeviajante_
—–

 

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar