VIAJAR.

Cabalgatas del Tero, Natureza em Villa La Angostura, Neuquén – Argentina

Decidimos passar um tempo cavalgando com Tero Bogani por Villa La Angostura para ver com novos olhos a cidade que é conhecida como o “jardim da Patagônia” e contamos tudo para você!

Tero Bogani parece um baqueano nascido e criado na Patagônia em meio às imensas montanhas do sul de Neuquén. Entretanto, sob a boina de aba larga e botas de equitação há um cara que cresceu na metropolitana Buenos Aires e só chegou por estas terras em 1989.

O apelido pode parecer estranho para os portenhos, “tero” é como são chamadas as aves conhecidas como quero-quero no Brasil (ou abibe-do-sul em Portugal), quando o assunto são os caminhos entre as colinas milenárias de Villa La Angostura ele fala com a propriedade que poucos possuem.

As cavalgadas pelo Belvedere são, provavelmente, a melhor forma de compreender estas paisagens. Os caminhos chegam até cascatas, cruzam rios e atravessam florestas, sempre no lombo de um cavalo tranquilo e bem treinado que Tero Bogani escolhe com sabedoria de acordo com a personalidade e estrutura física de cada visitante.

As cavalgadas podem ser de duas horas até um dia todo, dependendo do trajeto escolhido. Os grupos são pequenos por isto o ideal é reservar com antecedência. Nosso passeio foi pelo roteiro mais básico, Bahia Manzano, e começou logo depois de recebermos as dicas básicas de nosso guia.

Tero é cuidadoso e quando está frio cobre seus visitantes com um poncho patagônico. Este detalhe deixa a excursão muito mais charmosa.

Os passeios podem ser feitos por qualquer um, mesmo que você nunca tenha andado a cavalo. Os animais são fortes, tranquilos e conhecem muito bem o trajeto, não sendo necessário conhecimentos em equitação, basta seguir algumas dicas básicas como, por exemplo, manter uma distância de cerca de 3 metros entre um cavalo e outro.

Seguimos por dentre os bosques até atravessar o Río Bonito que é realmente muito lindo. Todos os roteiros foram desenhados pelo próprio Tero em caminhos que ele redescobriu para que todos pudessem usufruir melhor da Villa La Angostura.

A área do Parque Nacional Nahuel Huapi ainda tem muita cinza expelida pelo vulcão Puyehue (no Chile) que entrou em erupção em junho de 2011 e gerou a paralisação das atividades turísticas de San Carlos de Bariloche e Villa La Angostura por cerca de dois anos causando muitos problemas na região. Hoje isto faz parte do passado e esta zona ficou até mais interessante com a mistura de cinzas e areia vulcânica no solo. A fauna e flora já foi restabelecida ao seu estado natural.

Uma das coisas mais interessantes nas Cabalgatas del Tero é poder aproveitar o caminho e contribuir com a preservação destes ecossistemas. O passeio à cavalo visa impactar o mínimo possível o meio ambiente e praticamente não interfere na natureza e nos animais que ali habitam. Um exemplo claro disto é que as coihues e lengas são cobertas com “barba de velho”, um líquen que cresce cobrindo ramos e troncos somente onde o ar é muito puro e a natureza intocada.

Chegamos no Lago Nahuel Huapi e paramos uns minutos para apreciar a paisagem deslumbrante e ouvir um pouco sobre as histórias da região.

O silêncio durante a cavalgada nos permite escutar os cantos dos pássaros, é comum encontrar espécies curiosas como os pica-paus bicando as árvores. As travessias de rios são os momentos mais divertidos.

Quando estamos voltando por entre a densa floresta já começamos a sentir a nostalgia tomando conta. A vontade é de fazer novamente todo o circuito ou então procurar novos caminhos, mas, ao sentir a proximidade da querência, os cavalos aumentam o passo com um galope curto para nos forçar a dizer adeus ao passeio.

Indicamos as Cabalgatas del Tero para quem busca um contato verdadeiro com a natureza de Villa La Angostura e para quem deseja conhecer de perto um verdadeiro homem das montanhas e seus ginetes. Um dos melhores passeios que fizemos nesta região.

Não perca nada desta viagem pela província de Neuquén, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/neuquen-provincia

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripNeuquen

Cabalgatas del Tero
[email protected]
Villa La Angostura
Neuquén – Argentina
+54 9 294 451 0559
facebook.com/cabalgatasdeltero

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Comer. Dormir. Viajar. são muito úteis! Valeu, obrigada.

Queremos te ouvir

Fechar