DORMIR.

Canto da Enseada Piccolo Resort, Paz e Tranquilidade em Nazaré Paulista – SP – Brasil

O Canto da Enseada Piccolo Resort é um eco-empreendimento pensado para quem está em busca de um lugar para descansar em contato permanente com a natureza sem precisar viajar para longe de São Paulo.

> Vídeo 360° no final da matéria <

Chegar no Canto da Enseada de carro é fácil, principalmente se você estiver utilizando um GPS atualizado, basta pegar a saída do km 49 da Rodovia Dom Pedro (SP-65) no sentido Jacareí, entrando na estrada de chão batido e seguindo nela por cerca de 1,5 km até encontrar a placa indicando que o hotel fica à esquerda, onde você deve andar por aproximadamente 300 metros até o grande portão principal à sua direita. Aperte o interruptor para que o pessoal da recepção libere a entrada. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.

Para uma referência rápida: Você estará a 15 minutos de carro do centro da cidade de Nazaré Paulista, a 20 km da cidade de Atibaia e cerca de 50 Km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O carro vai seguir até o casarão que é utilizado como sede. Não é raro encontrar o jovem casal de proprietários recepcionando pessoalmente os hóspedes no amplo lobby, que possui uma vista linda para propriedade de 36.000 m².

Ficamos hospedados em um quarto Duplo Clássico, o chalé de número 310, bem próximo do prédio principal e rodeados por uma natureza exuberante. A posição dos dormitórios é estratégica para que o barulho não atrapalhe quem deseja descansar.

O quarto é bem iluminado, com bastante espaço para circulação, decoração clean e uma varanda ampla com vista bucólica e relaxante.

A TV de tela plana com uma boa variedade de canais por assinatura, pé direito alto e ar-condicionado conspiram para noites relaxantes.

Quando chegamos o frigobar estava praticamente vazio, caso precise de alguma coisa que encontra-se no cardápio basta ligar e pedir (preços em 12/2016). Uma lareira, que deve ser ótima em dias frios, completa as facilidades do quarto.

O banheiro não é muito amplo, mas atende plenamente as necessidades com a ducha de boa vazão e fácil regulagem de temperatura. Os amenities são da Terra Brasilis, repostos diariamente.

A propriedade foi adquirida no início de 2016, mudando completamente a filosofia de trabalho, atendimento e até de nome, antes se chamava Piccolo Resort, no momento de nossa visita, em 09/2016, o nome de divulgação era Canto da Enseada Piccolo Resort, mas provavelmente passará a se chamar somente Canto da Enseada em 2017.

O restaurante é o coração de todo o complexo, para chegar até ele é preciso passar por dentro da sede que é   decorada com motivos náuticos, móveis rústicos e muita madeira.

A cozinha show é super bem organizada e se utiliza de várias técnicas sustentáveis – que falaremos mais a frente -. O espaço entre as mesas do restaurante é bom, garantindo privacidade para os casais e liberdade para as famílias.

Optamos por começar nossas manhãs sempre com a vista para o ambiente externo, muita luz natural, tranquilidade e o canto dos pássaros.

Nossa permanência foi durante dois dias no meio da semana e em baixa temporada, devido a isto tivemos o privilégio do café da manhã ser servido diretamente em nossa mesa. A variedade e frescor dos alimentos somados a dedicação do pessoal da cozinha fizeram deste um dos melhores desjejuns que tivemos no ano de 2016.

Aproveitamos cada minuto que estivemos no Canto da Enseada, e para que a experiência ficasse completa nada melhor do que fazer todas as refeições lá mesmo! O primeiro almoço teve como entrada uma deliciosa Salada Verde.

No prato principal optamos por Arroz, Miolo de Alcatra acebolado, Feijão, Farofa e Vinagrete. Bem caseiro, parecendo aquelas refeições que comemos na casa da vovó ou daquela tia querida.

O outro escolhido foi Arroz, Strogonoff de Carne e Batata Assada, difícil é dizer qual prato estava melhor. No menu ainda tínhamos a opção de Espaguete a Carbonara.

Para sobremesa poderíamos escolher Abacaxi ou Pudim. Escolhemos os dois e vieram assim, com esta linda apresentação.

O menu do jantar começou com Sopa de Mandioquinha com Pães Torrados, a qualidade estava idêntica ao do almoço, excelente!

Os pratos principais ficaram com Arroz, Tilápia ao Limão e Brócolis e também com um Risoto de Funghi.

Mousse de limão para sobremesa. Se você desejar um café para fechar a noite, ele será servido em delicadas canequinhas de ferro.

No almoço seguinte o cardápio trazia duas escolhas de entradas, Salada Verde e Bruschettas Italianas. Encontramos muitos dos ingredientes utilizados nas receitas (como frutas, verduras e legumes) cultivados de forma orgânica nas terras do Canto da Enseada.

Os pratos principais escolhidos foram Nhoque a Bolonhesa e Arroz, Picadinho de Carne, Couve, Ovo Frito e Farofa Caseira.

Nosso último jantar no Canto da Enseada teve de entrada Sopa de Ervilha. Os pratos principais foram Espaguete ao Molho 2 Queijos e Filé Mignon ao Molho Madeira, Arroz e Brócolis com Champignon e para sobremesa um Doce de Banana “dos deuses”.

Uma ótima sugestão é acompanhar as refeições com os vinhos da adega que fica “escondidinha” atrás de uma porta do restaurante.

A experiência gastronômica ainda conta (e só fica completa) com o chá da tarde servido diariamente, uma cortesia aos hóspedes com bolos frescos, café e chá.

No dia em que chegamos no Canto da Enseada, como estávamos cansados da viagem, o chá da tarde foi servido diretamente em nosso quarto. Uma cordialidade que fez toda a diferença em nossa estadia.

A grande área verde onde o Canto da Enseada encontra-se é o maior tesouro do hotel, são muitos espaços para caminhar e observar de perto a natureza. A jardinagem é impecável e o tratamento com os animais da propriedade é exemplar.

A localização às margens da represa Atibainha, além de ter um visual estonteante, favorece à pratica de vários esportes e muitas atividades.

Exatamente por isto a garagem náutica é hoje um de seus maiores atrativos. Ali eles realizam diversos serviços para os sócios do Clube Náutico que também podem aproveitar um “day use” com sua família e amigos.

A natureza que circula a propriedade é a responsável por vistas inesquecíveis como o pôr do Sol e os montes que ficam em direção a Nazaré Paulista.

O Canto da Enseda tem duas piscinas grandes, uma bem próxima aos chalés e outra mais próxima ao Rio Atibainha.

A prática de esportes também é altamente estimulada com as quadras poliesportivas, pista de skate, campo de futebol com grama e várias trilhas, para quem prefere explorar a diversidade de plantas e árvores do piccolo resort.

Outra atividade altamente estimulada pelo Canto da Enseada é o descanso e relaxamento, encontramos muitas redes prontinhas para um tempo de ócio, bancos e até uma área com espaço para uma fogueira, ficamos imaginando as rodinhas de violão em noites estreladas.

A brinquedoteca é toda pensada para estimular as crianças através do aprendizado lúdico, com muitos brinquetos e jogos produzidos artesanalmente.

Aliás, as crianças são estimuladas a utilizar a imaginação e criatividade por todos os ambientes externos. Geralmente recreacionistas ficam brincando e contando historinhas nas casinhas do quintal.

A estrutura deste pequeno paraíso é digna de elogios, andar por este grande terreno é a certeza de ótimas descobertas.

Entre as comodidades ofertadas encontramos a lojinha do Artejã Atelier que vende artesanatos, artigos de decoração e presentes, ficamos encantados com os cheirosos aromatizantes de ambientes.

Aproveitamos a estadia para experimentarmos uma quick massage de 30 minutos no spa que fica em uma área super reservada e silenciosa do prédio principal. O tratamento valeu muito à pena, se tivéssemos mais dias de hospedagem com certeza faríamos novamente.

O Canto da Enseada tem realizado muitas atividades sócio ambientais educativas, geralmente com cooperação dos moradores locais, para estimular a preservação do meio ambiente e as belezas naturais da Represa do Rio Atibainha.

Ações como o uso de produtos da região e mão de obra local, aquecimento da água por painéis solares, plantio de árvores nativas e frutíferas, limpeza da área da represa, reciclagem, coleta seletiva de lixo e compostagem de materiais orgânicos contribuem de forma muito positiva em todo o equilíbrio da região.

Encontramos no Canto da Ensada Piccolo Resort muito mais do que um ambiente rodeado pela natureza, aqui conhecemos pessoas intimamente ligadas com a preservação de uma área de extrema importância para a cidade de São Paulo. Tivemos dias de muita paz e tranquilidade, acordamos com os pássaros em nossa varanda, passeamos pelo relevo e pelas curvas da propriedade, nos alimentamos de forma equilibrada e pudemos desfrutar de um dos lugares mais lindos que já tivemos o privilégio de conhecer.

Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia

Canto da Enseada Piccolo Resort
Estrada do Cuiabá Acima
Bairro Cascalheiro
Nazaré Paulista – SP – Brasil
+55 11 96395 5099
+55 11 2091 8181
cantodaenseada.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Gente, esse lugar é tudo de bom: comidinhas maravilhosas, descanso, contato com a natureza e muitas opções de entretenimento!

    Curti muito o Piccolo Resort e me hospedaria aí sem dúvida. 🙂

  2. Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)

  3. Oi Fábio, obrigada pela atenção em responder todas minhas dúvidas e pelas dicas. Ainda estou aqui pelo blog me deliciando com suas experiências e anotando tudo.

  4. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

  5. Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis

Queremos te ouvir

Fechar