VIAJAR.

Canyons e Peraus: Picnic no Cânion Itaimbezinho e Cavalgada em Praia Grande – SC – Brasil

A agência e operadora de ecoturismo de aventura Canyons e Peraus atua desde 2010 realizando atividades por cima e por dentro dos cânions de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul com guias especializados e experiências sob medida para cada tipo de público.

Praticamente todas as atrações da Região dos Cânions do Sul do Brasil são acessadas apenas por estradas de chão batido entre serras acidentadas, portanto, ter guias experientes e meios de transporte adequados são essenciais para um melhor aproveitamento das emoções que estas atividades proporcionam.

Optamos pela Canyons e Peraus para todos nossos passeios por ouvirmos muitas recomendações positivas e porquê a localização fica na propriedade da pousada Morada dos Canyons onde passamos dias incríveis (leia mais aqui).

As belezas naturais disponíveis nesta região são ricas de possibilidades e a Canyons e Peraus explora todas as opções. Dentre os tours oferecidos encontramos trilhas para as piscinas naturais do Cânion Malacara, rapel em uma cachoeira com 40 m de altura, acampamentos e visita aos dois principais cânions da região, o Itaimbezinho e o Fortaleza . O horário de funcionamento da agência é das 8:30 às 18:00 de segunda a segunda.

Vamos começar este post contando sobre o Picnic no Itaimbezinho, um passeio com duração média de 5 horas, que sai da sede da agência diariamente por volta das 9:30.

A aventura começa com o traslado em uma Kombi 2009 (apelidada de Kombi Rover), o veículo chacoalha bastante pelas estradas sinuosas e esburacadas da região, mas é bem divertido e seguro.

Chegando no cânion mais famoso do Rio Grande do Sul inicia-se uma caminhada em terreno plano por cerca de 3 km até o Mirante do Itaimbezinho para contemplar toda a imensidão de suas bordas.

Nosso guia, Wesley Maciel, proporcionou uma grande imersão, tanto ao cânion quanto às histórias da região. Um fato interessante é que o limite dos estados se dá bem neste local, o topo dos cânions pertencem ao  Rio Grande do Sul enquanto o fundo de suas crateras fazem parte de Santa Catarina.

Outra caminhada que adoramos foi pela Trilha do Vértice, que passa entre a mata nebular e apresenta uma sequencia de mirantes com vista para as cachoeiras e paredões que chegam a alcançar 750 metros de altura. O trajeto tem cerca de 1,2 km contando ida e volta.

O picnic acontece imerso na natureza. O guia prepara uma mesa com muitas frutas, pães, frios, café, chocolate quente, suco de uva e deliciosos sanduíches de pães caseiros. Após o descanso retornamos pela Trilha do Cotovelo até o carro.

 

Se você tiver sorte poderá encontrar a Gralha azul circulando por entre as mesas. Esta linda ave é uma das responsáveis por termos tantas araucárias nesta região. Ela planta os pinhões pressionando-os na terra à golpes com o bico, depois coloca algum material das redondezas como folhas, musgos ou galhos em cima do local ajudando na fertilização do solo e protegendo as sementes dos outros pássaros e animais.

Como o Picnic no Itaimbezinho acaba no meio da tarde, uma ótima pedida é finalizar o dia com uma bela cavalgada pelas redondezas da Morada dos Canyons.

O passeio inicia-se na estrebaria chamada de Cavalinho Feliz. Tivemos a sorte de conseguir fazer com o mesmo guia do tour anterior, Wesley, que cheio de habilidades é também domador de cavalos e faz fotos lindas dos clientes.

Após posarmos para vários cliques na propriedade da pousada partimos pelas estradas de chão batido com destino a um dos mirantes da região para assistirmos o pôr do sol.

O passeio dura cerca de duas horas e deixa na memória vários cenários lindos, cheios de cores, com cheirinho de natureza e em harmonia completa com os dóceis cavalos, muito bem treinados para receber qualquer nível de cliente, mesmo aqueles que nunca cavalgaram.

Nossa experiência com a Canyons e Peraus foi ótima em todas as atividades que tivemos a oportunidade de contemplar. Recomendamos a eficiente equipe para todo tipo de público. Independente da idade ou condição física eles sempre terão um passeio sob medida para oferecer de forma segura e ao mesmo tempo divertida.

Dica final: A agência possui desconto especial para grupos acima de 10 pessoas, escolas e universidades.

Você poderá gostar de ler também: Nossa hospedagem na Morada Dos Canyons

Não perca nada de nossa viagem pela região dos Cânions, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/canions-do-sul

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripCanions2018

Canyons & Peraus
SC 290, km 28, a 8km do centro de Praia Grande, ao lado da pousada Morada dos Canyons
Serra do Faxinal
Praia Grande – SC – Brasil
+55 48 9 9188 8456
canyonseperaus.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar