COMER.

Casa Ângelo Restaurante no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – Brasil

O Casa Ângelo Restaurante fica em meio à natureza do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, um pedaço do Brasil que se parece muito com a Europa e preserva a cultura italiana dos imigrantes.

O roteiro turístico Caminhos de Pedra tem acesso fácil, fica cerca de 6 km do centro da cidade de Bento Gonçalves e possui a extensão de 12 Km. Este Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, apesar de parecer pequeno se levarmos em consideração os números, pode ser apreciado em algumas horas ou até em alguns dias dependendo do seu interesse pela história das casas antigas e por sua curiosidade em degustar dos melhores restaurantes que ali se encontram.

Já vivemos experiências ótimas neste recanto de cultura dos imigrantes italianos, mas uma em especial merece destaque: O restaurante Casa Ângelo, perfeito pra quem simpatiza com o turismo rural e cultural, além de comer bem e curtir lindas paisagens.

A localização é fácil, a imponente casa de basalto negro com janelas vermelhas fica bem no início da rota, impossível cruzar pela região sem suspirar com o cenário.

A construção data de 1889, mas o nome do restaurante é uma homenagem a Ângelo Giovanni Righesso, o imigrante italiano vindo da Província de Treviso na Itália que adquiriu este lote de terra em 1902. O Casa Ângelo Restaurante começou a funcionar neste espaço somente em 2015.

A restauração da propriedade foi minuciosa, o cuidado em preservar cada detalhe da construção original foi dividido com o capricho de adicionar à decoração diversas peças que contam um pouco da história deste povo.

Quando você for visitar não deixe de reparar nas fotos, cestos de vimes, flores e até mesmo nas folhas de parreira feitas em cerâmica que estão por todo ambiente.

São três áreas destinadas às refeições, o primeiro piso, dividido em duas salas distintas e o sótão, chamado aqui de “granaro” pois na configuração original servia como isolante térmico e para armazenagem de grãos e forragens.

O forro coberto com tabuinhas de madeira também é um resgate da memória da construção original. Os imigrantes gostavam de esconder as telhas em cerâmica que eram muito utilizada pelos alemães, só mais tarde este tipo de telhado foi incorporado à arquitetura italiana.

Sem dúvidas uma das razões pela qual o Casa Ângelo Restaurante se tornou referência  entre os restaurantes de Bento Gonçalves foi o atendimento exemplar e cordial, cada um dos funcionários trabalha como se estivesse servindo amigos ou parentes e chegam à mesa como se conhecessem os clientes há anos.

O sistema da casa é o Rodízio de Comidas Típicas Italianas e custa R$ 65,00 por pessoa. – Valor verificado em 12/2017 –

Tudo começa com uma salada deliciosa acompanhada de salame e polenta. Os pratos são entregues à mesa em pequenas porções e vão sendo repostos constantemente, desta forma estão sempre quentinhos e recém preparados.

Outro destaque são os molhos, perfeitos para combinar com cada tipo de carne do rodízio. São servidos molho alho e óleo, queijo parmesão, molho pesto, molho barbecue, farinha com pequi e molho de amora.

A sopa de agnolini, também conhecida como capeletti in brodo ou simplesmente sopa de capeleti é o primeiro prato a chegar. Esta é uma das receitas que não pode faltar em nenhum restaurante italiano da Serra Gaúcha.

Recomendamos experimentar mas não “se acabar” nesta sopa, pois assim você terá espaço para provar dos outros pratos.

O vinho escolhido para acompanhar o almoço foi o Dal Pizzol Merlot, uma excelente bebida produzida pela Vinícola Dal Pizzol Vinhos Finos que faz parte da Rota das Cantinas Históricas, distante cerca de 20 quilômetros do Casa Ângelo Restaurante. – R$ 78,00 garrafa de 750ml em 12/2017 – 

O rodízio segue com carnes muito bem preparadas como picanha, entrecot, frango, ovelha e o filé que fica espetacular com molho de amora. Vários tipos de massas com diversas opções de molhos (destaque para o tortéi) dividem o espaço com risotos espetaculares, tudo servido com o maior cuidado, seguindo as tradições italianas e relembrando os antepassados.

As sobremesas são exatamente os doces esperados para um lugar assim, afinal de contas, em qual casa de descendentes italianos não tem sempre na geladeira Pudim de Leite e Sagu com Creme? Nossa dica: Prove dos dois sem moderação!

O Casa Ângelo Restaurante é a expressão do que há de melhor na gastronomia tradicional do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves. Recomendamos a todos que desejam provar uma deliciosa sequência de massas, risotos e grelhados em um ambiente histórico em meio à natureza.

Não perca nada desta viagem pela Serra Gaúcha, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripfenachamp2017

Casa Ângelo Restaurante
Estrada p/ São Pedro, 26
Linha Palmeiro – Caminhos de Pedra
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 3455 0175
facebook.com/casaangelorestaurante

Mais uma experiência tradicional italiana em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

Queremos te ouvir

Fechar