VIAJAR.

Vinícola Casa Fontanari, Vinhos de Autor em Bento Gonçalves, RS – Brasil

A Vinícola Casa Fontanari faz parte do roteiro Caminhos de Pedra e protege, entre lindas paisagens, algumas das bebidas mais interessantes produzidas em Bento Gonçalves.

Vinhos de autoria são uma tendência em todo o mundo. A possibilidade de uma bebida com personalidade marcante e forte influência do terroir pode tornar-se em uma experiência única. E foi este o espírito que encontramos na Vinícola Casa Fontanari, uma equipe dedicada a elaborar pequenos volumes de vinho, experimentando e criando uma nova cultura na região.

A propriedade fica em uma encosta com muito verde, logo depois do acesso feito pela Pedra do Sol no Caminhos de Pedra. É fácil perceber que chegou, basta avistar os grandes barris que decoram todo o jardim.

Embora a construção da vinícola seja moderna as degustações acontecem no porão da casa, onde preservou-se as pedras da estrutura original, datada de 1932.

Fomos muito bem tratados pelo atencioso Fernando, responsável pelo atendimento aos vistantes, e ficamos surpreendidos com a gentileza de Victor Fontanari, o jovem que é um dos sócios da propriedade. Ambos demonstram um singular conhecimento, entusiasmo e amor pelo que fazem.

A temperatura do porão não passa dos 19° C durante os meses quentes e se mantém próximo aos 14° C nos meses de inverno, isto faz muita diferença para o amadurecimento dos vinhos que repousam nas barricas de carvalho americano, francês e húngaro.

A Degustação Tradicional custa R$ 10,00 e conta com Cabernet Sauvignon, Esmeralda, Vinhos de Mesa e sucos.

Recomendamos fortemente a Degustação Premium que custa R$ 30,00 e apresenta o excepcional Casa Fontanari Ancellotta, premiado no concurso mundial de Bruxellas, além do Chardonnay, alguns espumantes e outras raridades como o trebiano toscano. (valores em 12/2017)

O valor das degustações é revertido em desconto caso o cliente compre algum produto. Os vinhos finos são produzidos em pequena escala, com garrafas numeradas e a casa ainda guarda raridades como o Conhaque do Nonno 1996, que permaneceu 20 anos em um barril de carvalho e o Pisco, três vezes destilado, que teve produção de apenas 450 garrafas.

Na parte externa da Casa Fontanari encontra-se o deck. Este é o lugar ideal para degustar uma de suas novas aquisições enquanto se distrai com o ritmo de vida típico destas áreas rurais.

Os 14 hectares de vinhedos da propriedade localizam-se dentro da área demarcada pela Indicação de Procedência do município de Pinto Bandeira. A maneira como são plantados, apoiados por espaldeiras simples em uma ingrime montanha de terras basálticas, acaba custando quase o triplo do tradicional. Mas o esforço compensa na qualidade.

Uma amostra dos vinhedos podem ser apreciados bem próximos ao prédio principal, vale a pena uma caminhada por estas terras para apreciar a plantação.

O amor pela bebida é tão grande que até mesmo os banheiros foram construídos como grandes barricas de vinhos.

Nós consideramos a Casa Fontanari uma das melhores vinícolas familiares pra se visitar no Caminhos de Pedra. Indicamos o passeio para quem busca lindas paisagens e vinhos produzidos com paixão, união e personalidade, inspirados pela cultura e a alma desta região.

Não perca nada desta viagem pela Serra Gaúcha, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripfenachamp2017

Vinícola Casa Fontanari
Caminhos de Pedra
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 3455 6257
casafontanari.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Sensacional esse lugar. É incrível a sensação que as fotos passam. Parabéns pelo post e pela viagem. Abraços.

  2. Cada vez que volto ao blog Comer. Dormir. Viajar. encontro um lugar legal, continuem nos mostrando tudo que há de bom neste mundão de Deus

  3. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI!

Queremos te ouvir

Fechar