VIAJAR.

Rota das Emoções: O que fazer em Jijoca de Jericoacoara e Camocim – CE – Brasil

Conhecer Jericoacoara é o sonho de muitos viajantes, e este paraíso foi nossa primeira parada em um roteiro fascinante, chamado de Rota das Emoções, com atrativos incríveis em três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão.

Este é o primeiro post da série sobre as aventuras da Rota das Emoções, um tour que iniciamos por Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, depois desbravamos o Delta do Parnaíba no Piauí e finalizamos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no Maranhão. Leia tudo aqui: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao e participaram blogueiros incríveis, que você com certeza reconhecerá em muitas das fotos abaixo: @comospesnomundo@ideiasnamala@blogterritorios@blogumviajante@3em3tv@aventureiros@destinosimperdiveis@turismoetc, @raizesdomundo@penaestrada@queroviajarmais@roteirosincriveis e @aprendizdeviajante_

E para começar indo “direto ao ponto” vamos falar sobre um dos roteiros imperdíveis em Jericoacoara, o passeio de Buggy para a Pedra Furada e às belas lagoas Azul e Paraíso.

Praticamente todas as agências da cidade oferecem o pacote para conhecer estes cartões-postais. Recomendamos: CoopbTurJeri, Jeri Off RoadExtremo Nordeste Expedition e Experimente Jeri.

Geralmente os buggys buscam os turistas às  9:00 nas pousadas e seguem direto para a Pedra Furada, passando por cenários incríveis.

Os veículos automotivos só podem ir até certo ponto porque a atração faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara, mas não se preocupe, a Trilha da Pedra Furada é um dos passeios mais fáceis de fazer na região.

Você poderá comprar água dos vendedores no início e no final da trilha, vá com chinelos para manter os pés protegidos pois tem muitas pedras no caminho e não esqueça de levar uma sacolinha para ir depositando seu lixo.

Basta uma leve caminhada em um cenário impressionante que contrasta o céu e o mar azul com os enormes rochedos avermelhados e, em cerca de 25 minutos, você já estará de frente ao paredão, vazado pela força do mar e dos ventos.

Nosso guia falou que entre Julho e Agosto o pôr do sol encaixa-se perfeitamente no furo da pedra, então fica a dica!

O roteiro dos buggys inclui uma rápida parada junto à Árvore da Preguiça para tirar fotos. Este cartão postal da Praia do Preá é muito curioso, a árvore tem um formato “deitado” devido a ação dos fortes ventos que sopram o ano todo.

O ponto alto do tour são as famosas lagoas formadas pelo barramento das águas dos córregos do Paraguai e do Mourão, que atraem os turistas principalmente pelas redes dentro d’água.

A primeira é a Lagoa Azul, de águas transparentes, alguns buggys param neste local por cerca de uma hora, mas a maioria segue até a Lagoa Paraíso, que é rodeada por dunas, tem areia branquinha e possui uma melhor infra estrutura.

A Lagoa do Paraíso tem cerca de 10km de extensão e suas margens são rodeadas por barracas de lanche e restaurantes. Ficamos na área do Restaurante Sitio Paraiso Lagoon, que tem redes na água, guarda-sóis sem custo e um ótimo almoço especializado na culinária local.

De volta a Jericoacoara passeamos pelas charmosas ruas de areia e terra. Este é um lugar incrível e cheio de atrativos. Durante o dia a dica é descobrir as lojinhas com itens únicos, a maioria feito a mão, quando chega a noite o agito dos forrós toma conta da cidade e os restaurantes ficam lotados.

Nossa dica é: Não deixe de visitar a Associação das Crocheteiras Mundo Jeri, uma loja onde mulheres fortes e determinadas driblaram seus problemas financeiros através de criações feitas com agulhas, linhas e muita criatividade.

Os artesanatos expressam as cores e a alegria de Jericoacoara, com produtos de ótima relação custo x benefício que fazem valer o passeio, difícil é sair dali sem uma sacola cheia de presentes.

Quem gosta de boa comida nordestina tem que dedicar um jantar ao restaurante Dona Amélia, conhecido internacionalmente por seu Camarão no Abacaxi.

Além de um ótimo atendimento, cardápio variado e porções bem servidas, aqui encontramos um dos espaços mais animados da vila, principalmente às quartas e sábados que é quando o forró entra madrugada à dentro.

Nossa hospedagem foi no My Blue Hotel (antigo Mosquito Blue), um dos mais bem localizados de Jeri, com saída facilitada para todos os pontos de interesse da cidade. A Duna do Pôr do Sol está a apenas 650 metros a pé da propriedade.

O espaço da recepção é amplo e arejado e o caminho até os quartos passa por um lindo jardim, onde encontra-se também a piscina que faz o maior sucesso.

Ao todo são 80 quartos e suítes divididos em 5 categorias, standard, luxo, mini suítes, suítes vista mar e suíte master.

O hotel conta também com spa, área de relax, área de massagem, sauna, academia com aparelhos de ginástica, sofá-lounge na praia, bar de praia com serviço de cadeiras e toalhas, restaurante internacional panorâmico, serviço de quarto, área de computadores com acesso à internet, internet Wi-Fi grátis em toda a área, salão de jogos, biblioteca, boutique, lavanderia, estacionamento, staff multilíngue e até mesmo um serviço opcional de babysitter para que os hóspedes possam curtir momentos a dois despreocupados.

Tudo aqui é baseado no que eles chamam de “simplicidade sofisticada”, onde o bom serviço é complementado por um ambiente sem excessos, que harmoniza com a natureza do lugar.

O farto café da manhã do My Blue Hotel é servido no bar de praia.

Outro destino super recomendado para quem visita Jericoacoara é sua vizinha Camocim, uma cidade que une praias, sol, lagos, dunas, cenários paradisíacos, agito e sossego, tudo em um só lugar.

A hospitalidade Cearense é sentida nos mínimos detalhes, dia após dia, e ampliou-se durante nossa visita, quando fomos recepcionados pela banda da cidade que fez um espetáculo lindo.

Aqui nossa dica de hospedagem é a Pousada Vila Mares, que fica de frente a paradisíaca Praia de Maceió.

Passando pelo portal de entrada encontramos atendimento simpático, muita beleza natural e um jardim verde, decorado com objetos de artesanato, palha e madeira. A predominância de branco e azul marinho nos detalhes é uma homenagem às casas de pescadores que viviam nesta região no passado.

Ao todo são disponibilizados 10 apartamentos arquitetados com cimento cru, madeira e materiais de demolição, todos muito charmosos, simples e aconchegantes, com camas grandes.

O café da manhã tem frutas, pães, sucos e bolos caseiros, com vários itens preparados na hora, como as deliciosas tapiocas.

Seguimos no próximo post com essa aventura cheia de descobertas pela Rota das Emoções, o novo destino será a cidade de Chaval, localizada na divisa do Ceará com o estado do Piauí.

Não perca nada de nossa viagem na Rota das Emoções, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripRotaEmoções

—–
Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao com planejamento da Prisma Consultoria.

Participaram: 3 em 3 TV – @3em3tv | Aprendiz de Viajante – @aprendizdeviajante_ | Com os Pés no Mundo – @comospesnomundo |   Destinos Imperdíveis  – @destinosimperdiveis |  Ideias na Mala – @ideiasnamala |  Pé na Estrada – @penaestrada |  Quero Viajar Mais – @queroviajarmais |  Raizes do Mundo – @raizesdomundo |  Roteiros Incríveis – @roteirosincriveis |  Territórios@blogterritorios | Turismo Etc – @turismoetc |  Um Viajante – @blogumviajante | Viagens Possíveis – @aventureiros
—–

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar