VIAJAR.

Cristofoli Vinhos de Família, Experiências Incríveis em Bento Gonçalves – Brasil

A Vinícola Cristofoli oferece um pacote com diversas experiências rodeadas de lindas paisagens, gastronomia típica e atendimento familiar. Neste post falamos sobre nosso piquenique lindo e delicioso em meio aos parreirais.

A Cristofoli Vinhos de Família tornou-se parada obrigatória para todos que visitam as vinícolas de Bento Gonçalves. Integrante da Rota das Cantinas Históricas a bodega está localizada no distrito de Faria Lemos, distante quinze minutos do centro da cidade.

O ponto forte da vinícola é sem dúvidas o atendimento simples e acolhedor. Fomos recepcionados pela enóloga Bruna Cristofoli que nos proporcionou uma espécie de viagem nostálgica, integrando-nos completamente à história de sua família pelo curto passeio na fábrica da propriedade.

A imensa alegria de Bruna é contagiante, é lindo poder sentir esta liberdade que os descendentes dos imigrantes conseguem exercer hoje em dia, sem dúvidas uma vitória importante de toda aquela gente que veio da Itália para Serra Gaúcha à partir de 1875, sofreu muito com a falta de recursos, entretanto, tinha jundo de si a vontade de fazer uma história de sucesso.

Logo depois da fábrica é hora de conhecer o Spazio del Vino, um bistrot e loja que fica no porão da casa paterna. Aproveitamos para ouvir um pouco mais das histórias do patriarca da família, Ângelo Cristofoli de Treviso, que chegou por aqui em 1890.

Este espaço reflete a cultura e o charme que o distrito de Faria Lemos entrega aos seus visitantes. Aqui é também a área de Degustação, uma experiência que dura cerca de 30 minutos, acontece todos os dias e só é necessário agendamento para grupos com mais de 8 pessoas.

Na loja encontramos os deliciosos sucos de uva da casa e alguns vinhos com excelente relação entre qualidade e preço como os exóticos Sangiovese e Moscato de Alexandria, além dos clássicos Carbenet Sauvignon e Merlot. (Valores registrados nas fotos em 10/2017)

Cristofoli Vinhos de Família se especializou na arte de produzir experiências ligadas ao vinho. São oferecidos diversos programas que englobam vistas encantadoras, ótima gastronomia e muita bebida.

Roteiros como o Tour Vinho e Paisagem contemplam passeio de trator pelos parreirais, lanches e degustações; O Vinho e Bem-Estar é uma sessão de massagem e hidratação em meio às plantações.

Na época da colheita, de janeiro a março, o programa preferido dos visitantes é o Fascínios da Vindima, onde se pode colher as frutas, ter a experiência da pisa de uva, fazer cursos de degustação e compartilhar almoços harmonizados, aliás, os Almoços e Jantares Harmonizados podem ser realizados em meio às antigas pipas do interior da vinícola durante todo o ano mediante agendamento.

Nós havíamos reservado com antecedência o Edredom nos Parreirais, que acontece todos os dias da semana para grupos de no máximo 6 pessoas.

A experiência encantadora inclui comidinhas e espumante em meio à plantação de uvas. Este é o único piquenique privativo da Serra Gaúcha, ao contrário do que acontece em outros lugares, aqui o vinhedo fica completamente livre, com apenas um edredom e toda a exclusividade possível.

Tudo é providenciado pelo pessoal da Cristofoli: Som ambiente, almofadas macias, repelente contra insetos, ou seja, o ambiente perfeito para momentos de romance ou animação com a família e amigos.

Os atendentes montam a estrutura e, assim que os visitantes estão acomodados e confortáveis, eles retornam à vinícola. O tempo de permanência por aqui é de 2 horas, depois é só voltar até a recepção que a equipe se encarrega de arrumar tudo.

São duas opções de cardápio disponíveis que incluem uma garrafa de vinho, espumante ou suco de uva tinto integral a cada duas pessoas. Entre 13:00 e 16:00 eles servem o Almoço Charmoso no Edredom com refeição completa incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

Optamos pelo Dolce Far Niente no Edredom, que acontece à partir das 16:00 no outono, inverno e primavera e à partir das 17:30 no verão.

Nos foi servido um cardápio de finger foods regionais, com cesto de pães da mamma e  focaccias; Queijos regionais, copa e salame; Abacaxi fresco; Trouxinhas de culatello, ricota e cebolinha francesa; Espetinho caprese; Bruschettas de tomates, de marmelada de uva e queijo e de marmelada de figo e queijo.

A bandeja servida é super grande e as comidinhas deliciosas e muito bem preparadas, logo percebemos que a Bruna e sua família escolhem os ingredientes e produtos com todo o cuidado e carinho. Mesmo com bastante tempo disponível e muita fome é praticamente impossível comer a metade do que foi disponibilizado.

O edredom florido é confortável e convidativo, somado ao ambiente tranquilo chega a dar um soninho depois de alguns minutos. Outro detalhe legal é que a experiência é pet friendly, dá para usufruir literalmente com toda a família!

Como visitamos na primavera os cachos de uvas estava formando-se nos parreirais, haviam muitos brotos e o verde imperou em toda a paisagem. Durante os meses de verão o cenário fica bem diferente com uvas roxas e brilhantes.

Um passeio pela Cristofoli – Vinhos de Família é enriquecedor, a encantadora propriedade proporciona experiências únicas mesmo em uma rápida visita. Recomendamos a todos que valorizam o atendimento familiar, comida com sabor campeiro e bons vinhos para acompanhar.

Não perca nada desta viagem pela Serra Gaúcha, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripfenachamp2017

Cristofoli – Vinhos de Família
Estrada RS- 431, Km 6
Faria Lemos
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 3439 1190
vinhoscristofoli.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

4 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar