VIAJAR.

Day Tour Ararinha Jungle Hotel – Careiro – AM – Brasil

O Ararinha Jungle Hotel é o lugar ideal para quem deseja uma profunda imersão nos costumes e estilo de vida dos moradores da Floresta Amazônica.

Sob orientação de Gero, da Amazon Gero Tours, decidimos fazer uma loucura: Viajar mais de 200 km (100 km em cada trecho) de lancha, barco e Kombi, em um dia, para conhecer o famoso hostel/pousada Ararinha Jungle Hotel no coração da Amazônia.

Bem cedinho o transporte da agência nos pegou no hotel e nos levou até o Porto da Ceasa, que é o local por onde chegam e partem pequenas embarcações para fazer passeios próximos a Manaus.

Essa região é bastante malcuidada, com lixo e pouca estrutura, bem diferente do Porto Flutuante e dos lugares que visitamos na cidade. Mas como sempre existe alguma coisa legal para explorar a feirinha dos pescadores e produtores rurais é um show de cores e curiosidades. Dá para passar um bom tempo descobrindo os encantos desta gente simples e com muita história para contar.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (4) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (3) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (5)

Enquanto esperávamos a lancha que nos levaria para o pequeno município de Careiro da Várzea podemos socializar com os viajantes que chegavam de todos lugares do mundo e que nos acompanhariam neste tour incrível.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (7)

Já devidamente acomodados seguimos até o Encontro das Águas, um fenômeno maravilhoso que acontece na confluência do Rio Amazonas, de água marrom, com o Rio Solimões, de água bem escura. Durante um trecho de seis quilômetros, chegando a 22 km em algumas épocas do ano, os dois rios seguem lado a lado sem misturar suas águas.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (10) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (11)

Chegando a Careiro da Várzea nosso transporte mudou para uma Kombi.

Enquanto observamos o pessoal viver e conviver em paz neste remoto lugar do mundo começamos a repensar nossa visão e nosso comportamento. Esta é com certeza uma daquelas viagens que nos modificam por completo.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (13) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (12)

A primeira parada foi para admirar a exuberante Vitória Amazônica, conhecida por nós como Vitória-Régia. É muito legal ver “os gringos” deslumbrados com os “Lilypad” flutuando no lago.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (14)

A segunda e última parada aconteceu no Açougue Pedrinho, um mercadinho que tem de tudo. Este é o lugar para se abastecer de provisões e admirar um verdadeiro exemplar de “supermercado” do interior.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (16)

A viagem segue agora até o distrito de Paraná do Mamori com barcos a motor habilmente operados por nativos da região pelos Igapós e Igarapés da floresta inundada.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (15) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (18)

É incrível poder ficar observando a densa vegetação espelhada nas águas, as revoadas de pássaros e as “estradas imaginárias” que guiam nossos condutores. Dá para se ter uma melhor noção deste momento mágico no vídeo ao final deste post.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (21) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (22)

A recepção no Ararinha Jungle Hotel é calorosa, muitos viajantes já estão por lá desfrutando do paraíso que é esta região.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (49)

O Ararinha Jungle Hotel oferece acomodações compartilhadas e suítes privadas em uma charmosa e agradável vila com várias casinhas separadas. Abaixo segue um tour em 360º do corredor principal da pousada.

Os aposentos são confortáveis, cama com mosquiteiro, ventilador e banheiros com excelentes duchas para enfrentar o calor da Amazônia. Há também um bar com vista para o rio.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (30) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (29) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (31) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (32)

Nosso guia Ubens Kenrick Lacruz prepara um delicioso almoço com peixes recém pescados. Uma aula de culinária e sabedoria que nos enche de emoção, nossos momentos com este cara foram de um aprendizado inestimável.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (39) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (42)

Mas infelizmente nosso tempo estava apertado e não pudemos ficar mais no Ararinha Jungle Hotel, um novo condutor já nos esperava para fazer o caminho inverso.

Mas como tudo o que é planejado pelo pessoal da Amazon Gero Tours é super bem executado, o caminho de volta também foi de grandes descobertas, a primeira delas foi conhecer a famosa Samaúma, uma árvore típica da Amazônia também conhecida como “a rainha da floresta”

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (56)

Também tivemos a experiência de conhecer melhor as casas dos moradores locais, algumas flutuantes, outras não.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (53) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (48) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (57)

Pudemos chegar perto também do cemitério de Paraná do Mamori, às margens das águas escuras do rio.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (55)

E continuamos deslumbrados com a biodiversidade da floresta tropical desta que foi a vencedora das 7 Maravilhas Naturais do Mundo Moderno.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (61) Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (58)

Chegamos de volta ao Porto da Ceasa com um sorriso estampado no rosto, as belíssimas imagens, sons e aromas eternizadas na memória e já com aquela saudade começando a apertar o peito. Passeio mais do que recomendado, para aventureiros de todas as idades.

Day Tour Pousada Ararinhas - Manaus - comerdormirviajar.com (63)

Abaixo um vídeo com um pouquinho mais deste dia maravilhoso.

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. já fiz muitas viagens, e tive muitos bons momentos graças ao que eu li no Comer Dormir Viajar, muito obrigado, continuem assim

  2. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI! Com certeza voltarei mais vezes

  3. Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)

Queremos te ouvir

Fechar