VIAJAR.

Conheça o Delta do Parnaíba e a Revoada dos Guarás no Piauí – Brasil

O Delta do Parnaíba, no Piauí, está bem no centro da Rota das Emoções e é um dos pontos turísticos mais incríveis do Brasil, com muitas atividades, surpresas e aventuras para todo tipo de público.

É incrível poder ver com os próprios olhos um paraíso formado por mais de 70 ilhas, com dunas gigantes, mangues e animais silvestres.

Se você quer explorar a região do Delta do Parnaíba com tranquilidade o ideal é hospedar-se em uma desta 4 cidades: Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia ou então Cajueiro da Praia, que foi nossa base nesta etapa da Rota das Emoções. (Leia todos os posts aqui: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes)

Esta parte do Brasil é linda em qualquer época do ano, mas recomendamos viajar entre os meses de maio e agosto devido as temperaturas geralmente estarem um pouco mais amenas e a incidência de chuva também ser menor.

Se você deseja conhecer somente as atrações do Piauí, ou então começar a Rota das Emoções pelo Delta do Parnaíba as opções são pegar um voo até o Aeroporto Internacional de Parnaíba (PHB) ou então até o Aeroporto Senador Petrônio Portella (THE), em Teresina, neste caso ainda terá um percurso de 330 km pelas rodovias do estado.

Como estávamos hospedados no BobZ Boutique Resort, em Barra Grande, partimos em direção ao Delta do Parnaíba com a Rota Combo, que oferece aos turistas um meio de viagem mais econômico e autônomo para realizar esse roteiro.

O primeiro destino foi a cidade de Luís Correia, que concentra algumas das melhores e mais concorridas praias do Piauí.

Ficamos completamente deslumbrados já na primeira parada, a Praia do Macapá, com águas calmas e um mar azul super convidativo.

Saindo dali não deixe de conhecer a famosa Árvore Penteada, localizada na PI-116 próxima à Praia do Arrombado. Trata-se de um tamarineiro que foi moldado pelos ventos fortes da região, com seu caule envergando-se de Leste para Oeste, e tornou-se uma parada obrigatória para fotos.

Um pouco mais adiante chegamos na badaladérrima Praia do Coqueiro, distante cerca de 10 km do centro de Luís Correia. Aqui encontramos uma das melhores infra estruturas do litoral piauiense, com vários bares e ótimos restaurantes à beira mar.

O Estado do Piauí é conhecido internacionalmente por ter uma produção de artesanato único e diferenciado e muito disto deve-se às rendeiras de Ilha Grande que já tiveram seus trabalhos consagrados em várias passarelas importantes, como a São Paulo Fashion Week.

Portanto, um passeio nesta região só está completo se você conseguir dedicar um pouquinho de seu tempo observando estas mulheres simples que produzem uma arte nobre. Aproveite para tomar um revigorante Suco Verde caseiro.

A saída para o Delta geralmente acontece no Porto das Barcas, em Parnaíba, ou do Porto dos Tatus, distante 11 quilômetros do centro da cidade.

O tour dura cerca de 6 horas e conta com diversos trajetos diferentes, consulte os pacotes disponíveis na empresa que você escolher para fazer o passeio.

A paisagem durante todo o caminho é contemplativa e impressionante. Passamos por diversos mangues, ilhas, dunas e o melhor de tudo é ouvir as histórias sobre a região, contadas pelos guias nativos em cada uma das paradas.

Se você tiver sorte poderá encontrar lagartos e macacos nas árvores, além de uma seleção exclusiva de pássaros coloridos.

Este é um dos maiores deltas do mundo, e o único das Américas que deságua em mar aberto. O arquipélago conta com aproximadamente 75 ilhas, incontáveis lagoas de água doce, uma densa floresta tropical e as impressionantes dunas que criam cenários inspiradores.

Entre todas as atrações disponíveis, a que consideramos imperdível é a Revoada dos Guarás.

Todo final de tarde o Guará, uma das aves mais belas da fauna brasileira, faz um verdadeiro espetáculo voltando para sua ilha dormitório, que fica entre Parnaíba e a cidade de Tutótia, No Maranhão.

Os pássaros são da cor vermelho escarlate devido ao seu principal alimento, os pequenos caranguejos dos mangues da região.

Conforme o sol vai baixando mais e mais aves vão chegando, colorindo completamente as árvores da ilhota.

Ter a oportunidade de conhecer o Delta do Parnaíba é muito especial para qualquer tipo de viajante. Este é um dos maiores tesouros que temos no Brasil. Recomendamos muito que você coloque este destino em sua lista de desejos, tenho certeza que irá apaixonar-se completamente.

Não perca nada de nossa viagem na Rota das Emoções, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rota-das-emocoes

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripRotaEmoções

—–
Esta viagem foi uma press trip proporcionada pelos Sebrae dos 3 estados: @sebraepi, @sebraece e @sebraemaranhao com planejamento da Prisma Consultoria.

Participaram: 3 em 3 TV – @3em3tv | Aprendiz de Viajante – @aprendizdeviajante_ | Com os Pés no Mundo – @comospesnomundo |   Destinos Imperdíveis  – @destinosimperdiveis |  Ideias na Mala – @ideiasnamala |  Pé na Estrada – @penaestrada |  Quero Viajar Mais – @queroviajarmais |  Raizes do Mundo – @raizesdomundo |  Roteiros Incríveis – @roteirosincriveis |  Territórios@blogterritorios | Turismo Etc – @turismoetc |  Um Viajante – @blogumviajante | Viagens Possíveis – @aventureiros
—–

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar