VIAJAR.

EnBiGa 2017, Gastronomia às Margens do Aluminé – Villa Pehuenia – Argentina

O Enbiga 2017 nos levou para lugares incríveis, mas nenhum foi mais mágico do que Villa Pehuenia. Vivenciamos muitas experiências gastronômicas, descobrimos lindos artesanatos e conhecemos pessoas inesquecíveis.

Quando chegamos neste lugar mágico chamado Villa Pehuenia descobrimos uma cidadezinha do interior praticamente parada no tempo. Lindos lagos, araucárias por todo lado, poucas casas, cavalos e vacas pastando soltos. Percorremos as ruas como crianças curiosas, com olhos bem abertos para não perdermos nada. Enquanto subíamos e descíamos as ladeiras nossa alma se enchia de alegria, o único som que ouvíamos era a neve abrindo-se sob nossos pés, o resto era silêncio e paz.

E ela, a neve, só não foi a protagonista da etapa “Villa Pehuenia” do Enbiga 2017 graças à habilidade e criatividade dos chefs convidados e dos moradores que deram um show nas margens do Lago Aluminé.

Quer saber mais sobre as características da cidade? Contamos tudo neste post: comerdormirviajar.com/villa-pehuenia-impodi-turismo-argentina

Cumprindo com louvor a premissa do Enbiga (Encontro Bioceânico Gastronômico) de somar paisagens inesquecíveis com uma explosão de sabores e muita cultura local, 15 chefs e diversos produtores locais trabalharam arduamente para criar uma experiência única.

Os cozinheiros representantes dos países Argentina, Chile, Espanha e Costa Rica nos surpreenderam com intervenções e fusões inusitadas como Cordeiro com Pinhão (fruta das araucárias), Bruschetta de Cordeiro com Cogumelos Selvagens e Queijo Tradicional Defumado e Torta de Chocolate com Cerveja Preta e Frutos Vermelhos.

Trutas grelhadas, mini choripanes de Cervo e muito vinho da Patagônia também abrilhantaram o cardápio escolhido para combater as temperaturas que circularam por volta dos 0º C.

Os artesanatos locais também tiveram seu lugar de destaque. Diversos expositores da região encheram nossos olhos (e esvaziaram nossos bolsos) com lindas peças de madeira e lã feitas com o que a região tem de mais diferente e raro.

Pinhão, sem dúvidas, foi o que mais vimos na exposição. Esta semente é utilizada em dezenas de preparações que vão desde farinha até licores, passando por escabeches e alfajores.

Além das intervenções no Lago Aluminé, vários estabelecimentos de Villa Pehuenia foram utilizados para mostras enogastronômicas e culturais.

No restaurante Taberna Patagónica degustamos os vinhos nobres produzidos no Alto Valle de Río Negro e Neuquén harmonizados com uma sopa de cordeiro incrível. O cardápio ainda incluiu trucha a la Plancha, hambúrgueres de porco e cervo, e combos de bruschettas.

Na Posada La Escondida descobrimos um espaço tão charmoso e confortável que o tempo passou voando. O lugar é simplesmente incrível, acredito que seja a hospedagem mais exclusiva da região. Fica realmente escondida, um pouco longe do centro, em meio à natureza e com uma vista deslumbrante para o Lago Aluminé.

Entre os vários chefs responsáveis pelo evento na cozinha do Posada La Escondida participaram Matías Tesoriero, Carlos Rodríguez, Miguel González Quintela e María Seleme.

Aqui experimentamos um falso capuccinho de cogumelos portobello com creme de queijo; Trucha marinada em sal rosa, açúcar, laranja e coentro; Cazuela de camote; Cordeiro com luche (uma alga do Oceano Pacífico) e Cerdo assado a la rosa mosqueta com compota de durazno.

Degustamos diversos vinhos que harmonizaram com as receitas apresentadas, o destaque foi para a Bodega Del Fin del Mundo, Bodega Aniello e Agrestis.

No Paseo de La Costa, o cais turístico de Villa Pehuenia, o Enbiga também promoveu um lindo evento com muitas delícias de produtores locais.

Conservas super interessantes como vidros de Ciervo Patagônico Ahumado da Finca Araucaria dividiram espaço com vinagres e molhos salgados à base de pinhão da Huerquen.

Apesar das deliciosas comidinhas terem feito muito sucesso as estrelas desta festa foram, indubitavelmente, as famosas cervejas artesanais da Patagônia. Degustamos diversas variedades produzidas pelas microcervejarias Drumlin, Cerveza Brava e La Moquehuina, todas de Villa Pehuenia.

Concluímos que além de um pólo turístico em ampla expansão, a cidade esta caminhando para se tornar uma referência em cervejas artesanais.

O último evento realizado pelo Enbiga na região foi um lindo jantar no restaurante La Fabrica de Sabores y Recuerdos.

No encerramento compareceram várias autoridades de Villa Pehuenia além de todos os chefs do Enbiga e vários produtores locais.

O jantar foi dirigido pelo chef Matías Tesoriero, que nasceu em Villa Giardino, viajou e trabalhou em muitos lugares da Argentina até um dia ser contratado para cozinhar na Posada La Escondida, onde se apaixonou por esta pequena cidade e hoje comanda o restaurante Borravino, o mais famoso de Villa Pehuenia. 

A noite seguiu com degustações super variadas de produtores locais como Huerquén, Finca Araucaria, Nous, Chokolaah e Alfajores la Fabrica.

Esta etapa do Enbiga 2017 talvez tenha sido a mais reveladora para nós. Descobrimos uma cidade que nos apaixonou instantaneamente, encontramos com pessoas incríveis que adotaram Villa Pehuenia como seu lugar no mundo, conhecemos dezenas de preparações com o pequeno pinhão e transitamos entre paisagens invernais inesquecíveis.

Visite a Patagônia Argentina. Se você reservar a hospedagem pelo Booking no link abaixo encontrará grandes ofertas e ainda nos ajudará a manter o blog: booking.com/city/ar/villa-pehuenia.html

Não perca nenhum detalhe da nossa aventura com o Enbiga 2017, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/enbiga

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripEnbiga2017

Taberna Patagonica
Los Maitenes | Costanera del Golfo Azul
lote 11 manzana K
Villa Pehuenia
Neuquén – Argentina
+54 11 5622 1419
facebook.com/tabernapatagonica

Posada La Escondida
Lote H Etapa 3, 8345
Villa Pehuenia
Neuquén – Argentina
+54 9 294 269 1166
facebook.com/PosadaLaEscondidaVillaPehuenia

La Fabrica de Sabores y Recuerdos
Sobre Ruta. Frente a Laguna Pollo Laufquen
Villa Pehuenia
Neuquén – Argentina
+54 9 294 247 5212
facebook.com/LaFabricaSaboresYRecuerdos

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

2 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar