COMER.

Estribo Hotel Estância, Gastronomia Gaúcha em Santo Antônio da Patrulha – Brasil

Neste post vamos falar sobre um dos elementos de maior destaque da hospedagem no Estribo Hotel Estância: A Gastronomia!

Depois de contarmos em detalhes sobre toda a estrutura das suítes do Estribo Hotel Estância aqui: comerdormirviajar.blog.br/estribo-hotel-estancia-dormir-santo-antonio-da-patrulha-rs chegou a hora de mostrarmos as áreas dedicadas à alimentação .

Todas as diárias do resort contemplam pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e os cardápios são definidos pela nutricionista Vanessa Binotto e o chef Mauricio Nunes.

São vários os espaços destinados para um bom bate papo e o consumo de bebidas e alimentos, começando pelos famosos chimarródromos.

Duas estações são dedicadas especialmente à preparação e consumo do chimarrão, com cuias, bombas, erva mate e água quente sempre à disposição dos hóspedes, uma no Espaço Tradição, próximo à recepção, e outra em um quiosque entre os apartamentos, na Praça Anita Garibaldi.

Ainda no Espaço Tradição encontra-se o Pulperia Tragos & Versos, um bar variado, repleto de bebidas, aperitivos, petiscos e lanches rápidos em um menu à la carte que fica disponível 24 horas, realizando também o serviço de quarto do resort.

Aqui o contato com as tradições gaúchas podem ser apreciadas através da música, da poesia e também das cachaças artesanais de alta qualidade, muitas produzidas em Santo Antônio da Patrulha.

Na área externa, próximo à piscina, fica o Bolicho. As estrelas do cardápio por aqui são os petiscos, aperitivos, sorvetes, crepes e lanches rápidos, tudo para propiciar uma experiência diferenciada para os hóspedes que utilizam este espaço para se divertir.

O principal restaurante do resort é o Estância Gastronomia onde são servidos o café da manhã, almoço e jantar. O espaço é amplo e devido ao pé direito alto, mesmo com bastante gente utilizando ao mesmo tempo, não torna-se um lugar barulhento.

Vamos começar mostrando o café da manhã, servido diariamente entre 8:00 e 10:00. 

O serviço do restaurante varia conforme o número de hóspedes. Quando o hotel está com vários quartos ocupados (geralmente de quinta a domingo, e todos os dias na alta temporada) um grande buffet é apresentado, quando há poucos hóspedes (pode acontecer na baixa temporada, entre segundas e quartas-feiras) o café da manhã é servido diretamente na mesa.

Ao todo são quatro estações repletas de comidas típicas da fazenda com opções para todos os gostos, desde quem prefere algo mais fit e equilibrado até para quem gosta de levar ás férias ao pé da letra e quer se esbaldar nos sabores únicos desta região.

A variedade de frutas frescas impressiona, são mais de 15 tipos diferentes, todas muito bem selecionadas e prontas para o consumo. Esta parte do buffet muda constantemente de acordo com a época do ano, sempre privilegiando as frutas da estação.

A seleção de pães, bolos, doces, salgados e frios também dão espetáculo, difícil mesmo é decidir o que você vai levar à mesa.

A cozinha foi preprada para atender as mais diversas intolerâncias e dietas que os hóspedes possam necessitar, basta que os mesmos indiquem suas preferências ou limitações no momento da reserva.

Algumas delícias são preparadas na hora como os mistos quentes e tapiocas que podem ter os ingredientes que o hóspede escolher. Quando você visitar o Estribo Hotel Estância experimente ambos, pode confiar em nós: Você vai amar!

Como já citamos antes, nos dias de menor movimento no resort o café da manhã é servido diretamente na mesa, abaixo mostramos como é este experiência:

O Estância Gastronomia conta com uma ampla varanda onde é possível ter uma integração maior com a natureza em qualquer horário. No café da manhã, em dias frios, observamos a serração subindo e nos almoços aproveitamos o solzinho para nos esquentarmos apreciando a bela vista dos campos.

O buffet de almoço é servido das 12:30 às 14:30 e os pratos ganham um sabor especial com os legumes, verduras e temperos produzidos de forma orgânica na horta própria. 

Na cozinha altamente especializada impera a gastronomia gaúcha, com suas muitas influencias estrangeiras. Daqui saem receitas típicas como carreteiros e polentas, mas também são encontrados deliciosos pratos europeus e sul americanos.

A especialidade do chef Maurício Nunes são as carnes, e da grelha que é comandada pelo habilidoso Alexandre experimentamos cortes 100% angus, macios, suculentos e incrivelmente saborosos. 

Quando o hotel está com menor lotação a cozinha consegue dedicar-se a um menu à la carte com receitas super especiais e exclusivas, onde o chef solta a imaginação e cria pratos surpreendentes, seja pelos ingredientes de ótima qualidade, pelas composições inusitadas ou pelo sabor inconfundível.

Das entradas que tivemos o prazer de experimentar destacamos as Brusquetas da Estância e o Mix de Folhas da Horta com Frutas.

Os pratos principais impressionam: Carré de Cordeiro, com risoto e chips de Batata Doce; Massa Negra com Camarões acompanhada de purê de mandioquinha e salmão grelhado e a inesquecível peça de carne que apelidamos informalmente como Picanha do Alexandre do Estância, desta forma temos sempre a resposta na ponta da língua quando nos perguntam qual é a melhor picanha do RS.

As sobremesas seguem o mesmo padrão de qualidade das refeições anteriores. Nos dias de buffet várias delícias típicas do Rio Grande do Sul são apresentadas em uma mesa feita à partir de um maquinário antigo.

Tem Sagu com Creme, Chico Balanceado, Pudim de leite e Ambrosia, mas também tem Tortas super diferentes, Pavês saborosos e até mesmo Crème Brûlée.

Quando o almoço é à la carte prepare-se para provar iguarias como Rosa de Maçã com creme de baunilha.

Os jantares no Estribo Hotel Estância são muito especiais, principalmente aos sábados, quando logo depois do almoço a equipe da cozinha reúne-se com o proprietário do resort, Pedrinho Orso, para juntos prepararem costelões na brasa do fogo de chão, uma tradição secular dos gaúchos.

Aqui os hóspedes vão se juntando no decorrer da tarde para contar e escutar causos embalados por boa música e por várias cuias de chimarrão além de assistirem um lindo o pôr-do-sol. É um ritual inesquecível para todos que participam.

Durante o inverno os visitantes podem experimentar os famosos pinhões cozidos na panela de ferro. Trata-se das sementes da Araucária, uma espécie de pinheiro abundante nas regiões serranas do sul do Brasil.

O horário regular do jantar é das 19:30 às 22:00, entretanto, o pessoal do Estribo Hotel Estância bolou um sistema bem legal chamado de Jantar da Gurizada, onde os pais podem solicitar na Pulperia Tragos & Versos o jantar das crianças antecipadamente. São 2 opções de pratos servidos entre as 18:00 e 19:00, assim os filhos comem mais cedo e ficam livres para se divertir enquanto os pais aproveitam o jantar com mais calma.

Assim como nas refeições anteriores os buffets são fartos e com ótimos ingredientes.

Durante os almoços e jantares há sempre uma sopa ou um caldo preparado para aquecer os hóspedes.

As opções de pratos quentes mudam constantemente, mas geralmente trazem dois tipos de arroz e um risoto, além de itens como feijoada, feijão tropeiro, purê de mandioquinha, polenta frita, carne de porco na panela, massa, torresmo…

Nos sábados, o costelão que todo mundo acompanhou a prepração torna-se o prato mais aguardado, e não é para menos, já que a carne suculenta solta-se do osso com facilidade.

São sabores e texturas únicas, mas muito mais do que uma refeição esta Costela no Fogo de Chão carrega consigo os costumes gaúchos, a memória dos tropeiros e dos revolucionários farroupilhas, é cultura que chega às mesas.

E lógico que um momento destes pede música regional da mais alta qualidade. Os shows do sábado à noite são variados e tem uma coisa em comum: A seleção de artistas é impecável.

No momento de nossa estadia contemplamos a apresentação de Roberto Borges, um músico natural de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai.

Além de ter participado dos mais destacados festivais de música nativista do Brasil foi vencedor da 4º Aldeia da Música do Mercosul e da 9ª edição do Festival Um Canto Para o Martin Fierro.

Nesta noite Roberto Borges nos brindou com um grande repertório latino-americano, chamado por ele de Canções do Sul do Mundo.

Nos jantares durante a semana em que não se tem nem o costelão, nem o show musical de sábado, o protagonista da festa é o chef Mauricio Nunes e suas criações como o Grissini com Molho de Tomate Seco, a salada de Folhas da Estação com copa, queijo colonial e figo e o Risoto de Gorgonzola e Nozes, servido com legumes orgânicos salteados no azeite de oliva.

Nosso assador favorito sempre se faz presente, basta olhar para o sorriso estampado no rosto de Alexandre para saber que tudo ali é preparado com muito carinho.

O destaque maior vai para os dias em que o famoso Braseiro Estribo chega às mesas carregado com deliciosas carnes feitas na grelha, prepare-se para experimentar delícias como Prime Rib, Assado de Tiras e Queijo Provolone.

A carta de bebidas contempla diversas cervejas artesanais, vinhos e espumantes gaúchos, os preços e os rótulos são muito bons, é ótimo poder experimentar tamanha variedade de produtos do Rio Grande do Sul.

Recomendamos o vinho Estribo Reserva Merlot, um harmonioso produto da Vinícola Casa Onzi, localizada em Caxias do Sul, com ótimo custo benefício, apenas R$ 48,00 a garrafa de 750 ml ou R$ 12,00 a taça. – Valores em 07/2018 –

Se você deseja provar um refrigerante tipicamente gaúcho basta pedir o guaraná Fruki de garrafa. A fábrica desta bebida existe deste 1924 e é um dos orgulhos para o povo do Rio Grande do Sul. Em 2014 ganhou o mundo quando o jogador de futebol David Beckham foi fotografado com uma latinha do guaraná.

Não podemos deixar de mencionar as sobremesas que finalizam estes jantares espetaculares, nos empratados experimentamos o Crepe de doce de leite e calda de laranja e o Naked Cake de chocolate.

Nos dias de buffet nos entregamos às tortas e compotas caseiras.

Para quem consegue “esticar” a estadia, o jantar de domingo pode ser muito especial já que a cozinha do Estribo Hotel Estância adora agradar os hóspedes e sabe nos conquistar da melhor maneira: Pelo estômago.

Já que nos domingos à noite o hotel tem sempre uma ocupação menor, surpresas como a Sequência de Fondue são oferecidas. E podemos falar com conhecimento de causa, a fondue daqui é muito melhor do que de vários restaurantes famosos em Gramado .

A sequência inicia-se com o fondue de queijo acompanhado de cogumelos, tomate confit, queijo e cenoura.

O próximo passo é assar as próprias carnes em uma pedra quente e degustá-las com 10 tipos diferentes de molhos.

Para finalizar chega à mesa o réchaud com um delicioso chocolate borbulhante acompanhado de frutas frescas como morango, banana, melão, kiwi e uvas.

O Estribo Hotel Estância está no topo de nossa lista de melhor relação custo x qualidade x benefício no Rio Grande do Sul e muito desta avaliação deve-se à incrível variedade gastronômica oferecida em um ambiente charmoso e aconchegante com atendentes super simpáticos e solícitos. Recomendamos para todo tipo de público.

Depois de ler este post é só fazer os cálculos para verificar que as refeições praticamente pagam o valor integral da estadia é só conferir: Valores para reserva

Leia também nossa matéria sobre a estrutura do hotel: comerdormirviajar.blog.br/estribo-hotel-estancia-dormir-santo-antonio-da-patrulha-rs

Conheça as atividades disponíveis no hotel, contamos tudo aqui: comerdormirviajar.blog.br/estribo-hotel-estancia-viajar-santo-antonio-da-patrulha-rs

Você pode assistir a todos os vídeos que filmamos durante nossa estadia através do Instagram Stories: instagram.com/stories/highlights/17921103529146935

Não perca nada de nossa viagem pelo Rio Grande do Sul, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rio-grande-do-sul

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripEstribo

Estribo Hotel Estância
Estrada João Vergílio da Silva, 4029
Canto dos Guilhermes
Santo Antônio da Patrulha – RS – Brasil
+55 51 3103 9976 / 51 99597 9976
estribohotelestancia.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar