DORMIR.

Estribo Hotel Estância, Cultura Gaúcha em Santo Antônio da Patrulha RS

O Estribo Hotel Estância se propõe a apresentar o que a cultura gaúcha tem de melhor em uma hospedagem com o conceito bem definido de “rústico confortável”. Em sua essência é um hotel fazenda, mas na prática é muito mais que isto.

A cidade de Santo Antônio da Patrulha, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul e grande produtora de cana de açúcar é conhecida como a “capital da cachaça, do sonho e da rapadura”.

Apesar deste nome ser muito conhecido pela massa de turistas gaúchos, o turismo propriamente dito nunca foi uma prioridade por aqui. O que acontece é que a cidade fica às margens da Freeway (BR-290), na rota utilizada por milhares de habitantes da Região Metropolitana que viajam no verão em busca do sol, da areia e do mar do Litoral Norte. Tramandaí, uma das praias mais conhecidas do estado, fica a apenas 50 km daqui.

Alheio a todas as adversidades, e ignorando completamente a falta da “cultura turística” desta região, o empresário Pedrinho Orso e sua esposa Margarete investiram em uma propriedade de aproximadamente 400 hectares no interior de Santo Antônio da Patrulha e construíram um dos hotéis mais interessantes de toda a região sul do Brasil.

O projeto levou exatamente uma década para ficar pronto, durante este tempo de construção os filhos integraram o time e envolveram-se completamente no Estribo Hotel Estância. Bruno e Vanessa Orso especializaram-se em hotelaria e começaram a administrar os seguimentos essenciais para a realização deste sonho.

Bom, a história é longa e inspiradora mas para ouvi-la completa é melhor hospedar-se por lá e conversar diretamente com os proprietários, que estão sempre circulando pela propriedade.

O Estribo Hotel Estância está distante cerca de 93 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) em Porto Alegre. Se você pretende visitar outras localidades do RS como Gramado ou então o Vale dos Vinhedos recomendamos que alugue um carro diretamente no aeroporto. Se o motivo da viagem for apenas passar alguns dias no resort (e vale muito a pena) você pode utilizar o serviço terceirizado de transfer do Aeroporto Salgado Filho até o Estância e vice-versa, basta solicitar no momento da reserva, os valores dependem do número de hóspedes.

O caminho partindo da capital é todo asfaltado até chegar na Estrada Passo da Viúva, área rural de Santo Antônio da Patrulha. Deste ponto até o Estribo são cerca de 4,5 km, menos de 10 minutos de carro por uma estrada de chão batido, que em nossa visita estava em excelentes condições e com grandes placas de sinalização.

Basta ficar de frente aos imensos portões de ferro e identificar-se no interfone para que um novo mundo se abra. Já nos primeiros momentos ficamos completamente encantados com a beleza e o contato direto com a natureza que este lugar proporciona.

A recepção é ampla e ao mesmo tempo muito aconchegante. O estilo rústico ditado pelas pedras, vidros, madeiras e tijolos torna-se requintado quando alia-se com as cores quentes e decoração típica.

O capricho nos detalhes é impressionante, a simbologia gaúcha está em toda parte, não importa para onde se olhe.

A equipe é atenciosa e está sempre disponível para orientar e auxiliar os hóspedes seja quais forem as suas necessidades. A maioria absoluta dos funcionários mora nas redondezas do resort. Praticamente todos, inclusive a família de proprietários, vestem indumentárias típicas do Rio Grande do Sul.

Ao todo estão disponíveis 51 quartos e suítes que tem capacidade para até 178 hóspedes ao mesmo tempo.

A preocupação com o meio ambiente é uma constante, tanto que foram utilizados materiais de demolição para fabricação de todos os móveis e acomodações do Estribo Hotel Estância. Todas as peças por aqui tem muita história e já fizeram parte de moradias, escolas e até mesmo de uma fábrica de sapatos da região.

Ao lado da recepção, em um espaço que lembra uma pequena vila italiana, fica a biblioteca com um acervo de mais de 400 exemplares e também uma Dvdteca com centenas de títulos, tudo à disposição dos hóspedes.

O Estribo Hotel Estância possui 4 tipos de acomodações:

24 Apartamentos Nativos e 12 Apartamentos Crioulos, cada um com aproximadamente 46 m² e capacidade para acomodar de três a quatro pessoas.

Suítes Campeiras, com 110 m² e capacidade para acomodar até duas pessoas.

E 12 Suítes Origens, nossa escolha. Cada uma com aproximadamente 80m² e total conforto para acomodar até quatro pessoas.

Dica: Nos apartamentos das categorias Nativos e Crioulos são permitidos cães de pequeno porte, até 15kg. O pessoal do Estância oferece durante a hospedagem um kit com cama, sacolinha para dejetos e tigelas para água e comida.

Nossa ampla suíte, de nome Iarós, homenagem a uma das nações indígenas que deram origem ao estado do Rio Grande do Sul, foi concebida de forma que o quarto principal ficasse separado do “quarto das crianças” por uma grande porta de madeira.

No primeiro espaço ficam o frigobar, adega e as camas de solteiro. Tanto as Suítes Campeiras como as Suítes Origens são decoradas com obras originais do artista plástico Vasco Machado que retratam cenas da cultura do estado.

A suíte principal é charmosa e romântica. A cama King Size divide espaço com a lareira e a sacada. Aqui o ar condicionado split se encarrega de climatizar o ambiente.

Fomos recepcionados com um par de mandolates e uma cartinha com a frase que tornou-se nosso mantra: “As melhores coisas da vida não são coisas”.

O banheiro é super amplo, dividido em três segmentos. O primeiro, com duas pias, secador de cabelos e amenities Natura e Trussardi. O segundo com a privada e uma ducha com ótima vazão d’água e fácil regulagem. O terceiro com a banheira de hidromassagem para duas pessoas.

As facilidades da suíte incluem TV de tela plana com aparelho de DVD, chaleira elétrica com conjunto de chá Twinings, frigobar abastecido com vinhos, espumantes, agua e coca-cola, e adega com os vinhos próprios do Estribo Hotel Estância.

 

Um dos pacotes extras oferecidos pelo resort é a decoração romântica da suíte. Este serviço é incrível e garante uma noite inesquecível para o casal.

Velas iluminam o quarto, a cama ganha um coração de rosas naturais e pétalas são espalhadas por todo o ambiente.

A decoração romântica também inclui duas taças com frutas da estação e uma caixa de chocolates finos. O hóspede pode adquirir de uma espumante, que é cobrada à parte, em nosso caso optamos pela Casa Perini, que veio acompanhada com um balde de gelo,

Você não vai acreditar no valor deste mimo, vale muito a pena! Dê uma olhada no site oficial e inclua esse pacote em sua estadia: estribohotelestancia.com.br/estrutura/servicos-personalizados/decoracao

Chegar neste quarto depois de um dia cheio de atividades (não perca os próximos posts onde mostramos as atrações do resort) e encontrar uma suíte decorada de forma super romântica, lareira esquentando o ambiente, espumante de ótima qualidade produzida na Serra Gaúcha, frutas frescas e chocolates importados é a nossa definição de: Paraíso!

Depois de uma noite romântica e especial recomendamos que você passe a manhã seguinte “de molho” na enorme banheira de hidromassagem.

Este é o espaço da suíte que mais gostamos, os janelões enchem a área com luz natural energizando o ambiente e fazendo uma conexão única com a natureza do lugar.

Aliás, há uma valorização tremenda das belezas naturais que cercam o Estribo Hotel Estância. Da sacada de nosso quarto presenciamos os cenários inesquecíveis do inverno no Rio Grande do Sul.

Entre os conjuntos de suítes e apartamentos existe uma ampla área de lazer com jardins, fontes e pergolados, chamada de Praça Anita Garibaldi.

E como o chimarrão é muito apreciado “por estas bandas” existe até um “chimarródromo”, um quiosque com tudo o que é necessário para preparar a bebida.

O paisagismo é todo obra da proprietária Margarete Orso, que passou os últimos anos estudando as melhores  plantas e flores para compor um ambiente que pudesse encantar a todos os hóspedes.

Podemos falar com certeza que ela conseguiu, esta é uma das propriedades mais bonitas em que já nos hospedamos.

Árvores frutíferas e uma bela horta também são encontradas ao redor dos prédios principais.

Por todos os lugares encontramos frases inspiradoras e obras de arte.

Pelas manhãs fomos despertados por uma sinfonia de pássaros. As aves adoram o Estribo Hotel Estância, e não é para menos, aqui existe até um “residencial” onde sabiás, beija-flores, andorinhas, canários e joão-de-barro encontram um lar prontinho para montarem seus ninhos.

O Estribo Hotel Estância é uma das melhores experiências em hotelaria que o Rio Grande do Sul proporciona. Apesar da proximidade com Porto Alegre, Caxias do Sul e das praias este é o local perfeito para quem quer fugir da rotina das grandes cidades.

Tudo por aqui encanta, desde os jardins com lindas plantas e aves até os cavalos livres no campo. As experiências vividas neste ambiente são únicas e inesquecíveis, a vontade que temos é de morar aqui!

Se você reservar no Booking através do link à seguir encontrará grandes ofertas e ainda nos ajudará a manter o blog atualizado: www.booking.com/hotel/br/estribo-estancia

Saiba tudo que você irá encontrar na gastronomia do Estribo: comerdormirviajar.blog.br/estribo-hotel-estancia-comer-santo-antonio-da-patrulha-rs

Conheça as atividades disponíveis no hotel, contamos tudo aqui: comerdormirviajar.blog.br/estribo-hotel-estancia-viajar-santo-antonio-da-patrulha-rs

Você pode assistir a todos os vídeos que filmamos durante nossa estadia através do Instagram Stories: instagram.com/stories/highlights/17922898816186577

Não perca nada de nossa viagem pelo Rio Grande do Sul, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rio-grande-do-sul

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripEstribo

Estribo Hotel Estância
Estrada João Vergílio da Silva, 4029
Canto dos Guilhermes
Santo Antônio da Patrulha – RS – Brasil
+55 51 3103 9976 / 51 99597 9976
estribohotelestancia.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar