COMER.

Baalbek, tradição Árabe em Porto Alegre – RS – Brasil

O Baalbek foi o pioneiro na categoria em Porto Alegre. Muito mais do que um restaurante árabe, introduziu a culinária libanesa no circuito gastronômico gaúcho. Hoje, praticamente 35 anos depois da inauguração, continua sendo a referência.

O Baalbek está em um endereço muito bem localizado, encontrar uma vaga para estacionar na rua é quase como acertar na loteria, mas tem um estacionamento (pago) nas proximidades, é fácil e prático.

A fachada com o logotipo do restaurante em uma cúpula árabe e as colunas douradas já antecipam que a tradição está presente neste prédio.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (42) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (41)

O espaço interno é amplo, com capacidade para muitas pessoas. Como chegamos cedo aproveitei para fotografar tudo sem interromper os jantares.

A decoração é leve e me agradou muito, cheguei a pensar que o lugar seria uma espécie de museu, daqueles que para onde se olha vemos badulaques de todo quanto é tipo, mas não, este estilo sóbrio faz com que o ambiente respire, e o foco se volta totalmente para a comida e para os simpáticos atendentes.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (35)

Claro que decoração clean não é sinônimo de vazio, muitos detalhes no ambiente nos remetem ao Líbano, terra natal do fundador Gabriel Ghanem.

As estantes nas paredes com alguns narguilés e outros artefatos, as inscrições em árabe na madeira que percorre toda extensão do restaurante e os vários quadros nos fazem ter a impressão de que estamos jantando em uma autêntica casa libanesa.

Não tem forçação de barra, não é um restaurante pra turista, é uma experiência autêntica.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (34) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (22) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (23) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (24)

Outro orgulho estampado na parede é a placa de Excelência Riograndense, uma honraria recebida em 2014 pela qualidade e tradição do Baalbek em Porto Alegre.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (37) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (36)

Mas o que impressiona mesmo aqui é a comida. Apesar de ter um cardápio com várias opções (Você pode acessar o menu com preços aqui) o Rodízio Especial Baalbek – R$ 47.90 (04/2015) – é o centro das atenções para quem quer um verdadeiro banquete árabe.

Assim que escolhemos esta opção os nossos garçons da noite, Gil e Teixeira, começaram um trabalho rápido e eficiente. Em uma sequência que parecia orquestrada, nossa mesa se encheu de maravilhosos pratos. Foi lindo de ver tanta diversidade escondendo a toalha da mesa.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (17) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (16)

Bom, este monte de pratos podem parecer estranhos para a maioria dos brasileiros, então vou tentar falar um pouco de como esta sequência é formada.

Tudo começa com o pão árabe, preparado lá mesmo, e curiosamente servido dentro da embalagem. Este pão é delicioso, é praticamente impossível sair do restaurante sem levar um pacote pra casa. Eles vendem na versão tradicional e integral – R$ 9,00 o pacote com uma dúzia (04/2015)

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (4)

O atendimento familiar é outro ponto forte do Baalbek, parece que os garçons nos conheciam a muito tempo, fizeram parecer que estávamos jantando com uma família árabe, como convidados em sua casa.

Gil me ofereceu as cervejas libanesas da marca 961, exclusividade da casa, para acompanhar nosso jantar.

Como não conheço muito de cerveja e sou apaixonado por vinho, o sommelier, com a sagacidade dos bons profissionais, me convenceu a experimentar cada uma das 5 variedades fazendo uma inteligente analogia entre os estilos da cervejas e os tipos de uvas. Argumentos como “a Pale Ale está mais para um Cabernet” me convenceram e ajudaram muito a beber de forma diferente nesta noite, claro que a qualidade das cervejas ajudou. Se algum dia alguém do Baalbek ler este texto, digam que agradeço ao Gil pela aula!

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (2) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (10)

Bom, continuando nossa odisseia gastronômica, afinal o rodízio árabe conta com 26 especialidades, temos que dar destaque ao Chanclixi, uma salada com queijo de cabra que leva uma mistura de ervas típicas chamadas zaatar, tomate, cebola, salsinha e azeite de oliva, tudo feito na hora, preparado na mesa mesmo. O sabor é refrescante como um toque hortelã. Não tem como não se sentir especial com um mimo destes.

No prato ao lado tem Berinjelas Baby recheadas com nozes e alho, Azeitonas verdes recheadas e Pimenta Dedo-de-moça.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (5)

A festa continua e as travessinhas de inox não param de chegar. A comida e a forma de servir instigam o cliente a experimentar todos os pratos. Abaixo tem Coalhada Seca, Kibe Cru, Pasta de Grão de Bico e Pasta de Berinjela.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (9)

A mesa ficou lotada. A esfirra chega quentinha, com bordas crocantes e centro muito macio. Os falafel são deliciosos (bolinhos fritos preparados com grão de bico moído e vegetais, temperados com especiarias árabes).

Cada prato é uma explosão de sabores. A mistura de comidas quentes, frias, picantes e refrescantes criam uma sensação incrível de descoberta.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (13) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (19) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (21)

Neste espaço supertranquilo, rápido atendimento e cervejas deliciosas o tempo muda de ritmo, parece que passa depressa demais, talvez motivado pela vontade que tínhamos de permanecer ali por mais algumas horas.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (6)

Entre tantas delícias, nosso prato favorito foi a Berinjela Gratinada (o prato à direita na foto): fatias de berinjelas fritas, intercaladas com carne moída, refogada com especiarias árabes, cobertas com queijo parmesão e servidas com Taratur, este molho de alho que está em cima do prato. Simplesmente delicioso!

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (12)

Nós já estávamos muito satisfeitos, eis que de repente nossa mesa se transforma em um festival de doces árabes.

Este jeito especial de servir a sobremesa é muito legal, tudo vem até a mesa e você decide o que quer comer. As sobremesas não estão incluídas no rodízio, cada uma tem um preço diferente.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (27) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (26)

Balas de goma, sabores variados.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (28)

Ninhos, de tâmaras, de damasco e nozes com pistache. No mesmo prato, folhados com nozes.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (29)

Experimentamos vários doces. Descobri que a confeitaria árabe não é nosso estilo de doce favorito, mas gostamos muito da experiência, acho que vale muito a pena experimentar e tirar suas próprias conclusões.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (32) Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (33)

E quando achamos que tinha acabado Gil nos trouxe um delicioso chá digestivo, perfeito com algumas gotinhas de água de flor de laranjeira.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (40)

Passar uma noite no Baalbek foi como me teletransportar a um lugar onde nunca estive, uma viajem maravilhosa. Na terra do rodízio de churrasco, este restaurante nos dá a oportunidade de descobrir que árabe também entende (e muito!) de fartura e sabor!

Quem procura cozinha árabe em Porto Alegre, come no Baalbek. Vida longa a família Ghanem! Insha’Allah!!

Baalbek – Restaurante Árabe
Rua Dr. Timóteo, 272 – Floresta
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3222-6272
arabebaalbek.com.br

Mais uma inesquecível viagem gastronômica para nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Baalbek - Porto Alegre - RS - pessoaselugares.com (1)

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

4 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar