COMER.

Poco Tapas, uma experiência sensorial em Curitiba – PR – Brasil

O Poco Tapas é uma daquelas raras experiências da vida, tão intensas e singulares ao ponto de transformarem todo um conceito (ou preconceito) em algo sensacional, no sentido literal da palavra.

Nos últimos dias temos publicado uma série de experiências gastronômicas em Curitiba, uma cidade com diversidade e qualidade em seus restaurantes. Mas nenhum guia da capital paranaense estaria completo sem o extraordinário Poco Tapas.

Há muito se ouve falar em cozinha molecular mas a verdade é que poucos chefs se arriscam nas novas artes tecnológicas. Salvo as raras investidas de forma autêntica no slow food e na cozinha orgânica, onde se opta por abolir quase que completamente as novas ferramentas, pouca coisa parece ter efetivamente mudado na forma como a maioria dos cozinheiros encara o lugar das novas invenções em suas próprias cozinhas.

Tenho a impressão que a grande maioria ainda está “observando de longe”, esperando que as pessoas mudem seus hábitos para depois mudarem suas formas de cozinhar.

Acredito que exista um preconceito, de ambos os lados, já que comensais tem medo e chefs não querem assustar. Mas digo com total convicção: Conhecer um restaurante como o Poco Tapas é viver uma experiência diferente, multisensorial e inesquecível.

Filosófico demais? Então vamos ver como foi: Agendamos com antecedência e, confesso, ficamos contando as horas para irmos jantar no famoso restaurante de chef Fabio Mattos. Estava chovendo, mas até mesmo embaixo d’água a fachada reluzia as famosas facas.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (60) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (58)

O Poco Tapas é um restaurante que foge de estereótipos, portanto não espere encontrar no ambiente um cenário de ficção cientifica. Aqui a decoração é sóbria, aconchegante e a luz baixa deixa o clima super romântico. Tudo é pensado para que a atenção do cliente seja voltada ao sabor da comida e a companhia na mesa.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (50) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (51) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (47)

A casa do chef Fábio Mattos tem uma premissa bem simples: Degustação de tapas. Esta proposta gera toda a liberdade para que as comidinhas, que já são divertidas por si só, possam se transformar no que a mente brilhante e as mãos habilidosas do cozinheiro desejar.

Uma coisa que fica evidente desde o primeiro contato com o restaurante é o excelente atendimento. Os garçons são hiper simpáticos, engraçados, atenciosos, solícitos e o clima geral do restaurante é extremamente íntimo e aconchegante.

Assim que nos acomodamos o garçom Pikachu trouxe as opções: Menu À La Carte, indicado principalmente para quem já conhece a casa ou então quer um prato específico e o Menu Degustação, uma verdadeira imersão na experiência gastronômica do Poco Tapas onde são servidos 10 tapas salgadas e mais 5 sobremesas, estilo menu confiança, o chef irá decidir os pratos do dia e os clientes serão surpreendidos.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (54)

Eu adoro Menu Degustação, quando existe esta possibilidade no restaurante escolho sem pensar. É onde a gente tem a oportunidade de conhecer a maior quantidade de pratos e ser surpreendido por nossos chefs preferidos. O preço desta modalidade no Poco Tapas está R$ 115,00 por pessoa (valor em 05/2015).

Para começar  nada melhor do que escolher as bebidas, e como estamos falando de um genuíno restaurante molecular, experimentamos um drink pra lá de especial, Caipirinha Molecular: Esferificação de cachaça servida com pó de limão e açúcar verde. – R$ 5,00 (05/2015)

Para entender melhor, a cachaça foi transformada em uma bolha e os outros ingredientes encontram-se em pó, a mistura acontece na boca, a esfera explode e a cachaça é sentida de maneira bem forte na língua, ótima maneira de acordar para a noite que se inicia. O sabor é o mesmo da caipirinha convencional, como se você tivesse dado um golão na bebida em uma balada top!

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (4)

Logo depois chegou o couvert de aparência simples, mas aqui as aparências enganam: Pãozinho de Feijoada acompanhado de Molho Pesto de Rúcula: O inusitado pão é delicioso, com massa macia e o leve sabor da feijoada.

Eu voto para a criação da franquia “Padaria Poco Tapas”, será um sucesso!

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (1)

Depois dos shots de caipirinha, optamos por água e pelos sucos. A casa ainda oferece uma carta de vinhos com seleções especiais vindas do exterior.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (5)

O próprio chef Fabio Mattos apresenta quase todos os itens do menu degustação, traz os pratos à mesa e explica rapidamente o que é cada um deles.

Nossa experiência continuou com Salame Italiano com Espaguete Molecular, feito somente de tomate italiano e manjericão, Gel de Pepino Azedo, Azeitona Líquida que quando coloca na boca estoura, feita 100% de azeitonas, Palmito em Pó Nozes Caramelizadas com Pimenta de Cayenne. É muito divertido experimentar, descobrir e se maravilhar com estas belezinhas de finger food.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (7) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (8)

o próximo prato foi Tomates Italianos Verdes Fritos com Queijo Grelhado, Vinagrete de Vinho Marsala e Azeite de Oliva em Pó. Os aromas, a aparência e o sabor interagem e nos dão a sensação de estar viajando para Itália! O tomate é percebido já de início, depois os ingredientes vão somando-se em perfeita harmonia.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (13)

Patê Molecular servido com Crocante de Batas Temperado com Alcaparras em Pó: O patê feito é somente de Tilápia, mergulhado no ovo para depois ser frito. Delícia! O formato da batata complica um pouco para comer, mas depois, quando chega no patê tudo fica perfeito.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (16)

Não pense que por ser menu degustação você irá comer pouco gastando muito, este é um preconceito que mostramos estar completamente errado em vários de nossos artigos. No Poco Tapas não é diferente, o menu degustação te deixará satisfeito muito antes do fim, olha só como continuou:

Linguiça Molecular Grelhada, servida com Ovo de Codorna frito e Caviar Molecular de Shoyo, tudo isto acompanhado por uma pipeta de molho vietnamita. A linguiça é feita somente com carne de porco.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (17)

 

Na sequência tivemos o Croquete de Jacaré com Marshmallow Molecular de Cenoura e Limão. A carne de jacaré, proveniente de criadores registrados em Mato Grosso, é marinada em temperos verdes por 3 dias e depois frita. Por baixo vai um molho de miso oriental. A visão do prato é quase tão intrigante quanto o sabor. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (20) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (21) Para limpar o paladar o chef Fabio Mattos nos trouxe uma esfera branca, que mais parecia um abajur moderno fumegante, mas na verdade era um Sorbet de Limão com Espuma de Vodka sobre Creme de Bombom Sonho de Valsa. O refrescante sorbet com a “fumacinha” de nitrogênio liquido é uma peça importante do menu degustação, depois de comê-lo o paladar está pronto para poder sentir melhor os sabores dos próximos pratos. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (23)

 

Um vídeo publicado por Eu e o Chef (@eueochef) em

A noite segue com o prato agridoce Sushi de Frutos do Mar assado ao forno e coberto com uma Calda de Ameixas Vermelhas Frescas e Tempurá Crocante de Cerveja. A apresentação é feita com um aromatizador de laranja que cria a ilusão, devido ao olfato, que existe algo cítrico na receita. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (26) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (28)

 

Um vídeo publicado por Eu e o Chef (@eueochef) em

Brusqueta de Costela Bovina, servida com creme de raiz forte e molho de cebolas caramelizadas em forma de gelatina, que é derretida na hora, com o maçarico. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (31)

 

Um vídeo publicado por Eu e o Chef (@eueochef) em

Dando continuidade ao jantar veio um Mousse Molecular, feito somente de sobrecoxa de frango que é solidificada, grelhada e depois defumada. Por baixo um Purê de Gorgonzola e por cima Molho Barbecue de Jack Daniels com Coca Cola. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (34) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (35) Como último prato salgado da noite: Bulgogi Assado na Pedra a 380º. O Bulgogi é um prato tradicional na culinária coreana, um corte de carne bovina dificilmente utilizado no Brasil que utiliza o kiwi como amaciante natural, deixando a carne um pouco mais adocicada. É marinada em temperos orientais por 5 dias. Vem com deliciosos bolinhos de arroz de sushi como acompanhamento. 20 segundos na pedra e já está no ponto! Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (37) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (39)

As sobremesas chegaram e os olhos brilharam: Pudim de Jack Daniels, Trufinha de Chocolate com Café, Queijada Tradicional de Coco com massa de queijo brie e molho de frutas vermelhas, Tiramissu de Frutas Silvestres, com queijo mascarpone fabricado na casa pelo chef, pedacinhos de frutas vermelhas e bolacha champagne no final.

Impossível eleger nosso favorito, pois gostamos de todos, mas confesso que depois de tanta comida, foi difícil dar a atenção que as sobremesas mereciam. Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (41) Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (43)

 

Um vídeo publicado por Eu e o Chef (@eueochef) em

 

A noite não estaria completa sem a estrela da casa, a divertida Pipoca Bafo do Dragão: Pipoca caramelizada, congelada em nitrogênio líquido a -195º. Os vídeos falam por si só:

 

 

 

Um vídeo publicado por Eu e o Chef (@eueochef) em

Ainda tivemos a oportunidade de experimentar o Café Molecular: Feito em um sifão com dióxido de carbono o café é transformado em um creme aerado para comer de colher. Fechado com chave de ouro!

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (48)

O atendimento de excelência segue inclusive depois do jantar. Como estava chovendo, o querido Pikachu nos acompanhou com um mega guarda-chuva até o táxi.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (59)

A gastronomia molecular tem cadeira cativa em Curitiba graças ao Poco Tapas, um dos melhores restaurantes desta categoria no Brasil.

A surpreendente viagem pela gastronomia do chef Fabio Mattos é uma experiência memorável, perfeita para celebrar aqueles grandes momentos que serão lembrados por toda vida.

Recomendo fazer reserva com pelo menos dois dias de antecedência para não correr o risco de ter que esperar, já que com frequência a casa está lotada.

Poco Tapas
Av. Vicente Machado, 2786, Batel
Curitiba – PR
(41) 9682-8758
pocotapas.com.br

Mais uma molecular experiência em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Poco Tapas - Curitiba - PR - pessoaselugares.com (55)

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

10 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar