VIAJAR.

Goiânia Ontem e Hoje com a Araraúna Receptivo – Goiás – Brasil

Goiânia é uma cidade encantadora! Este post mostra um city tour onde desbravamos o passado e o presente da capital de Goiás.

Chegar em uma nova cidade e contratar um city tour é a coisa mais sensata a se fazer para ter um panorama de tudo o que o lugar pode nos proporcionar. Em nosso primeiro dia em Goiânia tivemos a companhia do atencioso Assis da Araraúna Receptivo, e confesso que ficamos muito impressionados com tudo o que descobrimos na cidade que possui o título de “Capital Brasileira com Melhor Qualidade de Vida” segundo o Instituto Brasil Américas.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (37)

O City Tour com roteiro exclusivo da Araraúna Receptivo, batizado de “Roteiro Goiânia Ontem e Hoje”, tem duração média de 3 horas e o objetivo de visitar os principais pontos turísticos da cidade.

O guia Assis chegou em nosso hotel um pouco antes do horário marcado, 8:30, o que nos deixou confiantes com o passeio, afinal, pontualidade em uma agência de receptivo é muito importante.

O tour começou pela área antiga a cidade, na Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira, onde iniciou-se a construção de Goiânia, que foi uma capital projetada em 1933 pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (21)

É nesta praça que encontra-se um dos símbolos de Goiânia, o Monumento às Três Raças, que foi esculpido em bronze e granito pela artista Neusa Morais. Esta é uma homenagem à miscigenação que deu origem ao povo da região, estão representadas as etnias branca, negra e indígena.

CDV_4750-Insta

Ainda na Praça Cívica, conhecemos o Palácio das Esmeraldas, o prédio verde que é a residência oficial do governador de Goiás. Um imponente busto do Dr. Pedro Ludovico Teixeira, um dos líderes da Revolução de 1930 e o responsável direto pela mudança da capital de Goiás (agora chamado de Goiás Velho) para Goiânia é o destaque em frente ao casarão.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (1)

Assis também nos levou para conhecer por dentro alguns prédios da região, todos com a famosa arquitetura em art-déco, estilo que marcou as construções de Goiânia. A primeira parada foi no Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (5)

Tivemos a oportunidade de aprender bastante com o acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas deste museu super eclético.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (9) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (8) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (7)

Em uma das alas é possível encontrar exposta a coleção de arte sacra e objetos relacionados a história da Revolução Industrial. Em outro espaço fica uma exposição de minerais e rochas.

A seção de folclore mostra toda a riqueza da cultura do povo goiano com materiais representativos de diversas regiões do estado. Roupas e máscaras retratam as tradicionais cavalhadas de Pirenópolis e Santa Cruz.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (10) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (12) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (11) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (13)

A coleção de fotografias é linda e imperdível. Estes registros remontam a história da cidade com detalhes desde a época da sua construção.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (4) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (3) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (2)

Ainda na região passamos pelo Coreto da Praça Cívica e Torre do Relógio, dois pontos muito importantes na história desta região.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (32) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (19)

Seguimos o tour passando por alguns dos diversos parques e entendemos porque a cidade é considerada a capital com o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes.

  • Conforme o levantamento da AMMA –  Agência Municipal do Meio Ambiente, Goiânia tem 94 metros quadrados de áreas verdes para cada cidadão, ficando em segundo lugar no mundo, logo atrás da cidade de Edmonton, no Canadá, com um quantitativo de 100 metros quadrados de área verde por habitante. Ao todo são 32 parques e bosques. (fonte goiania.go.gov.br)

O Bosque dos Buritis talvez seja o mais famoso, e é também o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Composto por árvores, plantas rasteiras, pelo Monumento à Paz Mundial e por três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti além de vários canais subterrâneos.

Bosque dos Buritis - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (6) Bosque dos Buritis - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (9)

É aqui também que está o maior jato d’água da América do Sul, a Assembleia legislativa e o Museu de Artes de Goiânia.

Bosque dos Buritis - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (5) Bosque dos Buritis - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (3) Bosque dos Buritis - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (2)

Saindo do Parque dos Buritis pelo portão próximo ao jato d’água encontramos uma escultura em formato de esfera, o Monumento aos Desaparecidos Políticos Goianos no Período da Ditadura Militar, cada gomo da esfera representa uma vítima goiana do regime militar.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (3)

Na rótula logo em frente, junto a um belo jardim encontra-se o busto de Pedro Ludovico Estivalet Teixeira, neto do fundador da cidade. A frase no monumento diz: “…Jovem inteligente, culto e portador de grandes valores morais…”. Pedro Foi vice-prefeito de Goiânia e suicidou-se.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (4)

Acredito ser impossível transitar por aqui sem passar várias vezes pelo Viaduto Latif Sebba, na divisa dos setores Marista, Oeste e Sul, aliás, suas três pontas estão direcionadas para estas áreas.

O Monumento dos Três Marcos foi projetado por Marco Antonio Amaral tem cerca de 56 metros de altura. Durante o dia as chapas refletem a claridade com o sol e à noite doze refletores internos e oito externos iluminam os prismas.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (2)Goiânia - GO comerdormirviajar.com (10)

Continuamos para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, um cartão postal modernista composto por quatro edifícios em uma ampla área onde os moradores aproveitam para praticar vários tipos de esportes.

Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (13) Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (12)

O Palácio da Música é um teatro subterrâneo que serve de palco para grandes shows e peças teatrais.

Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (5) Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (11)

O Museu de Arte Contemporânea é uma referência no cenário artístico de Goiás, com exposições temporárias de artistas regionais, brasileiros e estrangeiros.

Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (1) Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (8)

A Biblioteca é o principal edifício do complexo e abriga as bibliotecas cultural, infantil e virtual, que fazem homenagem a Bernardo Élis e José J. Veiga.

Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (7) Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (6)

E o último item da composição arquitetônica é um enorme triângulo vermelho, o Monumento aos Direitos Humanos, uma homenagem aos Direitos Humanos que abriga o auditório Lygia Rassi, e a sala de exposição Célia Câmara.

Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (10) Oscar Niemeier - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (2)

Seguindo pela cidade observamos muitos lugares legais e curiosos, como a Praça Universitária com várias esculturas (entre elas a Gestante de Leia Leal), a sede da Prefeitura de Goiânia e também uma réplica do 14-Bis, famoso aeroplano do aviador Santos Dumont, localizada na Praça do Avião do Setor Aeroporto.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (41) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (40) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (33)

Nosso guia Assis ainda nos levou para conhecer o Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza. Além de estrutura e conservação dignas de aplausos, o que nós mais gostamos dos parques de Goiânia foi que os prédios são sempre construídos ao seu redor, o que deixa estes locais com paisagens estilo Central Park em Nova York .

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (38)

Nosso tour com a Araraúna Receptivo terminou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, um lindo templo com arquitetura e design arrebatadores.

Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (28) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (26) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (29) Araraúna Receptivo - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (30)

Lógico que um city tour nunca é suficiente para se descobrir uma cidade, nos despedimos do guia Assis com muitos agradecimentos pela sua competência e conhecimento compartilhado e partimos cheios de ideias para explorar a região a pé.

Mas primeiro uma pausa para conhecer mais sobre o Pequi, maior símbolo da gastronomia de Goiânia.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (7) Goiânia - GO comerdormirviajar.com (9)

Na mesma região do Teatro Goiânia, o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade, encontramos a Vila Cultural Cora Coralina, um fantástico centro cultural.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (13) Vila Cora Coralina - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (7) Vila Cora Coralina - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (6)

No período da nossa visita (03/2016) estava acontecendo a 2ª Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, uma exposição com 17 artistas de rua prestando homenagem ao grafiteiro Testa, um dos pioneiros da linguagem do grafite em Goiás. Obras simplesmente fantásticas.

Vila Cora Coralina - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (4) Vila Cora Coralina - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (2) Vila Cora Coralina - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (5)

As experiências nesta cidade foram muitas, mas não poderíamos terminar este post sem falar do parque que mais nos impressionou neste passeio, o incrível Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico.

Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (22) Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (19)

Muito bem localizado, ricamente arborizado, com uma ótima pista de corrida, um parquinho com brinquedos em bom estado de conservação e principalmente muitos, mas muitos macacos-prego este lugar é um dos melhores para se passar longas horas junto a natureza.

Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (3) Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (7) Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (9) Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (14) Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (18)

É muito bom ver crianças podendo ter um contato mais próximo com a natureza em um lugar seguro e estruturado em meio a uma grande cidade.

Parque areial - Goiânia - GO comerdormirviajar.com (1)

Goiânia é uma linda cidade, com belos bosques, parques, boa estrutura e excelente qualidade de vida. Poder descobrir tudo isto com um guia experiente e atencioso como o Assis da Araraúna Receptivo deixa tudo mais fácil e faz com que nos apaixonemos ainda mais por esta belíssima região.

Araraúna Receptivo
Rua C-143, nº 876
Ed. Janaína Sala 107
Jardim América
Goiânia – GO
(62) 3932-2277
citytourgoiania.com.br

Mais uma descoberta em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Goiânia - GO comerdormirviajar.com (14)

*Agradecemos ao convite da Araraúna Receptivo para o city tour por Goiânia. Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em nossas impressões sinceras e pessoais.

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis

Queremos te ouvir

Fechar