VIAJAR.

Madelustre, Mundo do Vidro – Magia da Luz em Garibaldi – RS – Brasil

O tour pela Madelustre em Garibaldi resume-se a uma fascinante experiência pela história do vidro e de como o ser humano aprendeu a superar suas habilidades ao longo dos tempos.

As luminárias sempre exerceram um forte desejo nas pessoas. Mais do que levar luz a um ambiente os projetos de iluminação geralmente buscam entregar um toque de arte, aconchego e apelo emocional aos espaços.

Este fascínio pelas luzes levou os irmãos Clóvis, Miguel e Rui Furlanetto a criarem uma tímida empresa de lustres de madeira em 1984, a qual batizaram de Madelustre. O tempo passou e o empreendimento tornou-se um parque industrial com mais de 5 mil metros quadrados de área construída que atualmente emprega cerca de 75 pessoas.

Para que os turistas que circulam pela cidade de Garibaldi, e também seus moradores, pudessem entender melhor os processos de fabricação das peças de arte da Madelustre criou-se um roteiro de turismo de experiência chamado de Mundo do Vidro – Magia da Luz.

A visitação à fábrica funciona de terça a sábado das 10:00 ás 16:00 e atende grupos de no máximo 15 pessoas por vez ao preço de R$20,00 por pessoa. Este valor é totalmente revertido em produtos.

Tudo começa com uma divertida explanação sobre as possíveis origens do vidro, seus mais de 5 mil anos de história e fatos interessantes como sua importância em rituais religiosos.

Aqui descobrimos que a teoria mais provável é que a queda de raios nas praias fenícias e egípcias criaram os primeiros exemplares de vidros.

Também aprendemos que o nome do material modificou-se com o tempo, no antigo Império Romano era chamado de “muro transparente”, depois passou a ser conhecido por vidraça. Mais tarde os mestres vidreiros migraram para Veneza , na Itália, e confinaram-se na Ilha de Murano para transformar dióxido de silício, carbonato de sódio e carbonato de cálcio em verdadeiras obras de arte.

É na Madelustre que encontra-se a maior taça de champagne do mundo, registrada no Guinness World Records. São 219 cm de altura, cerca de 33 quilos e capacidade para 186 garrafas de espumantes.

Só de chegar perto desta preciosidade já deu para imaginar o trabalho da equipe que criou diversos moldes em mais de três meses de trabalho árduo.

A visita torna-se mais interativa quando pisamos no chão da fábrica onde podemos acompanhar toda a movimentação dos funcionários bem de perto. Aqui areias, material fundente e carbonatos são submetidos a temperaturas que ultrapassam os 1200° C para transformarem-se em vidro.

Seguindo as técnicas clássicas e artesanais dos sistemas piastra utilizados em Murano os funcionários vão soprando e moldando as peças escaldantes com movimentos rápidos e precisos.

O momento mais esperado da visita guiada é quando os turistas são instruídos a manejar uma peça até que a mesma tome forma. É emocionante participar ativamente da produção artesanal do vidro.

Ao final do passeio todos são convidados a conhecer o showroom Madelustre em um ambiente de muito bom gosto com a temática Velho Oeste Americano.

Aqui são expostas diversas linhas de luminárias e acessórios decorativos incluindo lustres, abajures, pendentes e plafons, não só em estilo country, mas também peças clássicas e contemporâneas.

Geralmente os visitantes adquirem lindos globos decorativos com os R$ 20,00 pagos para fazerem a visitação, mas é bem possível que você acabe se encantando com algum outro objeto disponível e com os ótimos preços ofertados.

Visitar a Madelustre, entender a história do vidro e poder manipular uma peça soprando as “canas” como fazem os famosos artesões de Murano na Itália é uma experiência inesquecível e transformadora.

Depois deste passeio passamos a refletir sobre como, na correria do dia a dia, deixamos de prestar atenção em coisas aparentemente simples mas que demandaram de grande habilidade e muitas horas de trabalho de pessoas dedicadas e apaixonadas por seus ofícios. Este é um tour imperdível em Garibaldi.

Não perca todas nossas matérias sobre a Serra Gaúcha neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripGaribaldi

Madelustre Industrial
Rua Cristóvão Colombo, 190
Santa Terezinha
Garibaldi – RS
+55 54 3462 9500
madelustre.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar