COMER.

Mergulhão – Gastronomia Brasileira em Fernando de Noronha – PE – Brasil

O restaurante Mergulhão em Fernando de Noronha não é um lugar para ir, é um lugar para ficar. Não é um restaurante na ilha, é um ponto turístico para se passar várias horas.

Nossa estratégia em Fernando de Noronha estava bem clara, no primeiro dia fomos do aeroporto para a Teju-Açu Ecopousada, deixamos a mala e saímos rapidamente para o Mergulhão. Tudo planejado para não corrermos o risco de perder o pôr do sol mais bonito da ilha, se neste dia o clima não cooperasse teríamos outra chance durante a estadia. Foi um sucesso.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (8)

Não poderíamos ter melhor surpresa. Debruçado no morrinho em frente a Praia do Porto, com vista privilegiada para o Morro do Pico em um ambiente com um clima super descontraído encontramos um dos restaurantes mais legais do mundo.

O espaço é amplo, assim como as opções para desfrutar da linda vista e dos elaborados drinks. Espreguiçadeiras são posicionadas estrategicamente para que não se perca nenhum movimento dos barcos que vão e vem do porto.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (6) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (4)Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (1)Foi aqui também que encontramos pela primeira vez o lagarto mabuia correndo de um lado para o outro.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (7)

As lindas tendas no gramado com seus puffs confortáveis e a Capela de São Pedro ao fundo são super concorridas e ficam lotadas rapidamente.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (12) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (3)Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (48)

Reservamos um espaço no prédio principal, o lugar que julgamos ser o ideal para apreciar o espetáculo do pôr do sol.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (10)

Tudo aqui encanta, desde o forro coberto de tecido chitão formando um colorido mosaico até a vista arrebatadora de Fernando de Noronha.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (2) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (47) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (45) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (30)

Fiz este tour em 360º para ilustrar melhor o que é estar neste paraíso.

(Tour Virtual, use o mouse ou gire o celular ao redor do corpo para visualizar)

Quando o sol começa a se pôr uma emoção indescritível toma conta de todos no Mergulhão, é mágico.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (35) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (36)

Para contemplar este momento único começamos com um Drink Assanhado: Vodka, morango, amora e manjericão.

A extensa carta de bebidas vai desde as tradicionais doses de destilados, passando pelos drinks com nomes engraçados como o “danado” e o “sangria desatada”, fechando com uma ótima seleção de vinhos e espumantes.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (41) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (44)

Com o cair da noite o restaurante torna-se mais romântico e aconchegante, os lustres artesanais de escama de peixe e a iluminação com velas nas mesas faz toda a diferença.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (56) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (50) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (57)

O cardápio é composto de exatos 30 itens entre petiscos, entradas e pratos principais, ainda conta com 5 sobremesas. É uma seleção que merece ser desvendada aos poucos, por isto já tínhamos optado pelo Menu Degustação na hora da reserva, este cardápio deve ser escolhido com alguns dias de antecedência.

Nossa sequência iniciou-se com o Tartar de Atum: O atum tem sabor marcante, devido a uma “cama de manga”; O queijo coalho com o doce do mel é simplesmente perfeito e o ceviche com molho de maracujá é deliciosamente ácido.
Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (54)

Continuamos com o Peixe Crocante: Filé de peixe recheado com camarão, palmito e queijo coalho em crosta de cereais, acompanhado de purê de abóbora e alho poró.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (59)Depois chegou o Peixe Arretado: Filé de peixe grelhado ao molho picante de pitanga com crispy de couve e cuscuz nordestino.

Neste momento do menu degustação eu já concordei plenamente com o texto que abre o cardápio do Mergulhão:
“Um encontro de gostos e aromas. Receitas que não se mexe, mas perdoem nossos pecados, temos molhos, temperos e toques secretos. Inventivos pratos.”

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (63)

A trilha sonora é de muito bom gosto, com músicas de todas as épocas, do rock ao hip hop, em perfeita harmonia com os atendentes despojados.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (61)

Para embalar o restante dos pratos nada melhor do que uma Caipirinha de Maracujá. Estava ótima!

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (64)

Logo chegou o nosso Mignon Tropeiro: Medalhão de mignon grelhado ao molho de rapadura acompanhado de feijão tropeiro.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (65) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (66)

E para a sobremesa um mix de dois clássicos da casa: Banana Mil Folhas e Romeu e Julieta com sorvete de tapioca.

A banana é flambada em calda de cajá com mil folhas de tapioca, recheada com doce de leite. O Romeu e Julieta segue a mesma linha de releitura dos doces tradicionais nordestinos, goiabada grelhada com crosta de castanhas, queijo gratinado e o sorvete. Não sei dizer qual dos dois foi melhor!

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (70)Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (69)

Para finalizar a noite com chave de ouro experimentamos o cafezinho coado na hora, em um romântico coador vintage, um mimo.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (73) Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (75)

O Mergulhão é o lugar ideal para uma tarde com ótimas bebidas, para um pôr-do-sol romântico e exclusivo e para uma experiência gastronômica inesquecível, tudo isto enquanto se aprecia uma das melhores vistas de Fernando de Noronha.

Mergulhão Gastronomia Brasileira
Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40
Fernando de Noronha
mergulhaonoronha.com.br

Mais uma inesquecível experiência em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Mergulhão - Fernando de Noronha - comerdormirviajar.com (71)

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

7 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar