COMER. DORMIR. VIAJAR.

Tour Olivicola LAUR e Acetaia Millan em Maipú – Mendoza – Argentina

Um tour pela Olivícola LAUR e Acetaia Millan nos leva por uma história de coragem e coração. Uma experiência onde aromas e sabores únicos despertam todos nossos sentidos.

A Olivícola Laur é a mais antiga e mais premiada da Argentina. Foi criada em 1906 por Don Francisco Laur, imigrante francês e pioneiro no cultivo de azeitonas e produção de óleo no departamento de Maipú em Mendoza.

No caminho até a produtora de azeites pudemos entender um pouco mais do porquê que esta área é conhecida como Ruta del olivo, um caminho com olivais, moinhos e diversos fabricantes que se beneficiam do clima temperado e excelente água proveniente do degelo da Cordilheira dos Andes.

É necessário agendar previamente as visitas guiadas pela Olivícola Laur (o contato está no final desta matéria), eles atentem de segunda a sábado das 10:00 às 18:00 e o valor do tour mais degustação dos produtos custa AR$ 100,00 (cerca de R$ 22,00 em 05/2017).

Com a missão de tornar-se líder na indústria mundial a Olivícola Laur vem acumulando grandes prêmios em diversas competições pelo mundo. Somente no ano de 2016 foram 27 prêmios em 5 concursos atingindo o oitavo lugar no AVOO World ranking.

O passeio começa pela visita à plantação de oliveiras centenárias onde aprendemos que as frutas verdes e pretas vem da mesma árvore (as pretas são maduras) e a mesma tem capacidade de produzir cerca de 200 quilos de azeitona por ano, o que justifica o preço alto das garrafas já que são necessários de 8 a 10 quilos de azeitona para produzir um único litro de azeite.

O próximo passo é conhecer a fábrica de azeites, aprender como o afrodisíaco Extra Virgem é produzido e como as características específicas de produção conferem a identidade única do terroir de Mendoza.

O caminho segue entre os equipamentos antigos que não estão mais em uso. A estrutura é super conservada e as máquinas permanecem em ótimo estado. As tecnologias italianas e dinamarquesas dividem espaço com as prensas que vieram da Espanha.

Nosso guia Gabriel Guardia explicou com diversos exemplos todo o método centrifugado contínuo que é utilizado atualmente para produção de mais de 450 mil garrafas de azeite por ano.

A alta qualidade dos produtos da Olivícola Laur é, em parte, atribuída a colheita de “ordenho” realizada integralmente de forma manual, sem utilização de nenhum tipo de equipamentos ou máquinas. Após extraído, o óleo das azeitonas permanece em tonéis de alumínio para a decantação de resíduos por cerca de 2 meses e meio.

também tivemos tempo para apreciar o Museo del Olivo e as peças que remetem ao início do século XX bem como lembranças da família Laur que hoje é proprietária de muitas empresas, entre elas a Bodega Los Toneles e a rede Atomo, com centenas de supermercados espalhados pela Argentina.

A próxima parada foi na fábrica de Aceto Balsámico Original, inaugurada em 2013 e que terá sua primeira produção finalizada somente em 2029.

O espaço foi inspirado nos templos gregos com cada detalhe cuidadosamente executado. Aqui aprendemos os segredos da história e desenvolvimento do método produzido em Modena na Itália desde a Idade Média. Em 2029 a Acetaia Millan se tornará a primeira empresa a engarrafar aceto balsâmico IGP no hemisfério sul.

O processamento do aceto balsâmico original tipo Modena se inicia à partir da seleção de uvas Trebbiano (Ugni Blanc) com as quais é preparado um cozido que causa a fermentação do açúcar e acético, depois o preparado vai para repouso em barris Garbellotto para garantir que o produto encontre as condições ambientais adequadas, este processo leva 15 anos e ocorrem quatro substituições de barris no período.

Depois de tantas informações chegou a hora de seguir até a loja para a degustação dos produtos que é super livre e muito bem servida com pães caseiros, patê de azeitona verde e de azeitona preta, tomate seco (reidratado em azeite Laur), azeitonas em conserva, uvas passas (roxas e brancas) e os melhores azeites de oliva e aceto balsâmico produzidos na Argentina.

Geralmente são servidos 5 rótulos de azeite de oliva, todos extra virgem e com teor de acidez menor que 0,5%, óleos delicados e expressivos, com fundo verde, notas frutadas de intensidade média e sensações herbáceas.

São tantos produtos gostosos, de alta qualidade e com preços bem abaixo do praticado no Brasil que é impossível resistir, saímos com várias sacolas para presentear os mais queridos.

Indicamos um tour pela Olivícola LAUR e Acetaia Millan para todos que desejam ir além das tradicionais rotas do vinho. Esta é uma experiência única para os amantes da boa gastronomia e uma das melhores visitas em Maipú.

Não perca todas nossas matérias sobre a região neste link: comerdormirviajar.com/tag/mendoza

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos nesta viagem basta buscar pela tag #CDVTripMendoza

Olivícola LAUR
Videla Aranda 2820
Distrito Cruz de Piedra
Departamento de Maipú
Provincia de Mendoza, Argentina
+54 261 499 0716
olvlaur.com

Facebook Comentários