DORMIR.

Parador Casa da Montanha Ecovillage, Barracas Térmicas em Cambará do Sul RS

O Parador Casa da Montanha Ecovillage em Cambará do Sul, conseguiu unir com maestria uma pousada de charme, ecoturismo, turismo de aventura e muitos dos costumes gaúchos em um dos cenários mais impressionantes do Rio Grande do Sul.

O Parador Casa da Montanha Ecovillage tem uma localização privilegiada nos Campos de Cima da Serra, exatamente no meio do caminho entre a cidade de Cambará do Sul e o Parque Nacional Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, cartão postal da região.

Os dois principais aeroportos que dão acesso à pousada são o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) que fica em Porto Alegre – RS e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN) de Florianópolis – SC. Em ambos os casos a melhor maneira de chegar até o Parador é alugando um veículo nestes aeroportos, assim você também tem liberdade para conhecer melhor os arredores da cidade. Caso você prefira, poderá contratar os tranfers da Coiote Adventure.

O caminho mais rápido e mais fácil é à partir de Porto Alegre. O percurso de 180 km que separam a pousada do aeroporto são muito bem sinalizados e estão em ótimas condições. São 3 horas pelo asfalto e mais 20 minutos por uma estrada de chão.

Se você desembarcar em Florianópolis terá cerca de 320 Km para percorrer. São 270 Km pela excelente rodovia BR-101 depois tem que alterar o percurso para a SC-290 até Praia Grande e encarar a Rota dos Canyons em um trajeto de 30 km que pode levar mais de 1 hora e 30 minutos para ser completado devido ao caminho ser de chão batido, com muitas pedras e curvas acentuadas.

Uma ótima pedida é aproveitar esta viagem e visitar as cidades de Gramado e Canela, o caminho leva cerca de duas horas e as estradas são muito boas.

O Parador Casa da Montanha nasceu como um restaurante onde os hóspedes do Hotel Casa da Montanha, localizado em Gramado e pertencente ao mesmo grupo, paravam para um almoço quando estavam no passeio aos cânions.

A beleza do lugar em meio aos vales cobertos por araucárias acabou servindo de incentivo para que em 2003 fosse inaugurado ali um charmoso glamping, termo utilizado para campings glamourosos, uma experiência única no Brasil.

O espaço para estacionamento é amplo, gratuito e não possui vagas cobertas. A recepção funciona 24 horas e conta com concierge, para organizar todos os tipos de passeios que podem ser efetuados na região, seja pelas cachoeiras, nos cânions, ou até mesmo um tour de helicóptero ou voo de balão.

A propriedade integra a Associação de Hotéis Roteiros de CharmeNeste link você pode conferir todos Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos sob esta chancela que já visitamos -. Outro selo de qualidade é o SUL Hotels, que faz curadoria de hotéis de charme e destinos de excelência pela América Latina e Caribe.

Nos primeiros minutos na recepção já percebemos como o empreendimento preza pela cordialidade e pelo atendimento de excelência. O educado staff faz questão de servir uma taça de espumante enquanto apresenta a estrutura da pousada, ao mesmo tempo todos colocam-se à disposição para suprirem qualquer necessidade dos hóspedes.

O complexo foi construído cuidadosamente para reproduzir um clima de acampamento parecido com o existente nos lodges africanos. Todas as confortáveis barracas térmicas, dispostas entre palafitas ao redor de uma passarela de madeira, tem vista para o cenário bucólico de natureza ímpar.

Três categorias de acomodações são disponibilizadas e elas diferem bastante entre si. A mais básica, chamada de Barraca Luxo, é a que mais assemelha-se a um acampamento. Elas são pequenas, tem 12 m² e não tem chuveiro na parte interna, apenas privada e pia, a casa de banho é compartilhada e fica próxima ao restaurante.

Claro que as acomodações não tem nada a ver com um acampamento tradicional, afinal de contas estamos em uma das pousadas mais charmosas do Brasil. A Barraca Luxo tem uma confortável cama king size, é quentinha no inverno devido à calefação e os lençóis térmicos. Nos dias mais quentes um ventilador de teto dá conta do calor. Além disto possui TV de tela plana e aparelho de DVD.

O alojamento mais sofisticado é chamado de Suíte Superior, que não são exatamente barracas como nas outras opções. Aqui temos uma mistura de lonas térmicas e chalé de alvenaria coberto com telhado de palha santa-fé.

Estas suítes são idealizadas para 2 pessoas e equipadas com cama king size, ar condicionado, frigobar, lençol térmico, cafeteira Nespresso, TV com aparelho de DVD e deck com jacuzzi e lareira.

Nos hospedamos na categoria intermediária, chamada de Barraca Suíte, que ficam localizadas na margem do Rio Camarinhas. Em nossa análise esta é a melhor opção em relação custo x benefício x experiência.

Aqui temos uma imersão no glamping, acampados em palafitas feitas com lonas térmicas e ao mesmo tempo com o conforto e luxo de um bom hotel, além da melhor vista se comparada às outras acomodações do Parador Casa da Montanha.

A barraca de 20 m² possui quarto e sala integrados e acomoda até 2 adultos e 2 crianças (estes em um sofá cama). Os móveis de madeira escura são rústicos e bem conservados. O ventilador de teto é acompanhado por um potente ar condicionado split e calefação em todas as áreas.

Duas características nos chamaram a atenção e nos marcaram muito, a primeira é que em praticamente todos os ambientes do Parador Casa da Montanha um aroma de canela paira no ar, é indescritível a sensação de paz e tranquilidade que este aroma causa cada vez que entramos na barraca.

A segunda é o som ambiente que fica tocando entre as 7:00 e meia noite em uma caixinha de som próxima à cama. Esta caixa de som tem volume ajustável onde se pode deixar o quarto completamente silencioso ou então fazer com que a música, que é um misto de new age, louge e jazz, tome conta do espaço.

Tudo aqui tem um charme especial, seja pela estampa de rosas que domina o ambiente, os tapetes felpudos, ou seja pelo enxoval costurado á mão, cheio de recortes de tecidos e detalhes em patchwork.

A escrivaninha é iluminada por muita luz natural, é aqui que ficam a TV de tela plana e o DVD player. Não há canais disponíveis na TV, a proposta do ecovillage é imersão total nos atrativos naturais da propriedade.

O espaço que mais chama atenção nesta categoria de barraca é a varanda com banheira de hidromassagem para duas pessoas e vista que contempla o Rio Camarinhas, a paisagem cinematográfica do campo aberto e a floresta de araucárias.

Todas as manhãs começam com uma linda orquestra da natureza regida pelas Gralhas Azuis (pássaros que alimentam-se das sementes da araucária), pelos bois e vacas que andam livremente no campo, pelo som do rio correndo e pelos acordes únicos que o vento produz nas árvores.

Os hóspedes são recebidos com uma carta de boas vindas escrita à mão e um mimo que muda de acordo com a estação, mas geralmente é uma tábua que contempla pães caseiros feitos no restaurante Alma RS, queijos coloniais e geleias produzidas em Cambará do Sul.

Nesta categoria de barraca temos o banheiro integrado, com roupões personalizados, pantufas, secador de cabelos e um kit completo de amenities L’Occitane en Provence.

Outro diferencial é a Cabine de Banho que agrega diversos recursos extras à ducha, como sauna úmida,  hidromassagem vertical e sistema de som.

Completam o quarto uma cafeteira Nespresso com seleção de capsulas, minibar abastecido com produtos de boas marcas e frigobar com águas, cervejas, sucos e refrigerantes.

O verdadeiro diferencial do Parador Casa da Montanha Ecovillage é o serviço. Todas as noites, durante o jantar, a equipe faz a abertura de cama e deixa garrafas de águas cortesia, chocolates e um comunicado com a previsão de tempo para o dia seguinte.

A Casa de Banho, idealizada para quem está hospedado nas Barracas Luxo, fica próximo ao restaurante Alma RS e conta com banheiros individuais equipados com calefação, espelho, toalhas e secador de cabelos. É neste espaço também que encontra-se a Sauna Seca.

A pousada também disponibiliza Duas esteiras e uma Jacuzzi aquecida para uso compartilhado. Um detalhe bem interessante é que a água utilizada vem da nascente do Rio Camarinhas distante 6 Km do Parador Casa da Montanha, são estes muitos cuidados com o meio ambiente que garantem o termo “ecovillage”.

A área social da pousada mantém a linha de decoração rústica das barracas e cabanas. Na sala de estar encontra-se a enorme lareira de pedra, com sofás ao redor e uma cadeira de balanço que faz a alegria das crianças. É aqui também que fica a DVDteca, são centenas de títulos que podem ser selecionados para assistir no quarto.

Esta sala é muito bem iluminada pelos grandes janelões que impedem a passagem do frio e ao mesmo tempo favorecem a vista panorâmica para os campos e o Rio Camarinhas.

À partir daqui temos acesso ao deslumbrante deck, local ideal para aquecer-se ao sol e fazer um brinde com os vinhos gaúchos do Alma RS.

A diversão fica por conta da enorme mesa de bilhar e da Sala de Cinema no mezanino, com mesas para jogos de cartas e tabuleiros, uma pequena biblioteca, além de uma TV com SKY HDTV.

Todas os dias entre 15:30 e 17:30 é oferecido um chá da tarde cortesia. Não perca a oportunidade de experimentar os deliciosos waffles belgas feitos na hora, o chá de maçã com canela e as geleias de Cambará do Sul. Nos invernos eles cozinham pinhões, a semente da araucária, uma delícia típica da região sul do Brasil.

Outros mimos ficam disponíveis durante o dia todo, espalhados pelas dependências da pousada, como água saborizada, café, chá, chimarrão e frutas frescas.

Os pacotes românticos, oferecidos como extras na hospedagem, são maravilhosos e valem super à pena. Nós contratamos o Cenário Azaleia, onde a equipe da pausada faz uma decoração super especial na barraca, cobrindo tudo com pétalas de rosas e lindos fuxicos em forma de coração.

Uma deliciosa tábua com seleção de queijos finos, frutas e geleias gourmet acompanham a espumante Reserva Casa da Montanha.

São várias as possibilidades de pacotes românticos, você pode conferir os valores e detalhes de cada um neste link: paradorcasadamontanha.com.br/cenarios-romanticos

E nada melhor para finalizar os dias neste paraíso do que a banheira quentinha e os cenários únicos produzidos pelo pôr do sol e seu espetáculo diário nos Campos de Cima de Serra.

O Parador Casa da Montanha Ecovillage é o lugar ideal para quem busca romance e contato com a natureza na região dos cânions do Rio Grande do Sul, mas não deixam de lado o conforto e o serviço superior que são encontrados somente nos melhores hotéis do mundo.

A experiência vivida aqui é única e especial, nós nunca esqueceremos das noites em que dormimos em charmosas barracas térmicas à margem de um rio. Recomendamos para todos que desejam momentos de relaxamento, paz e ótima gastronomia.

Nos próximos posts vamos falar sobre o café da manhã e o incrível restaurante Alma RS, além de todas as atividades disponíveis, continue nos acompanhando.

Se você reservar no Booking através do link à seguir encontrará grandes ofertas e ainda nos ajudará a manter o blog atualizado: booking.com/hotel/br/parador-casa-da-montanha

Não perca nada de nossa viagem pelo Rio Grande do Sul, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.blog.br/tag/rio-grande-do-sul

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripParador

Parador Casa da Montanha Ecovillage
Estrada do Faxinal, RS 429
Morro Agudo
Cambará do Sul – RS – Brasil
+55 54 3295-7575
paradorcasadamontanha.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar