VIAJAR.

Paraíso Eco Lodge, Aventura e diversão em Ribeirão Grande – SP

Na propriedade com mais de 17 milhões de m² de Mata Atlântica preservada da pousada Paraíso Eco Lodge o que não falta são opções de aventura, contemplação e aprendizado.

O refúgio ecológico que ocupa uma área aproximada equivalente a 11 Parques do Ibirapuera está localizado em Ribeirão Grande, uma pequena cidade sem muitos atrativos urbanísticos mas que guarda um dos maiores tesouros do turismo ecológico no Brasil.

A Paraíso Eco Lodge situa-se entre o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), a Estação Ecológica Xituê, o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Estadual Intervales, todos reservas ecológicas de Mata Atlântica protegidas pelo Estado de São Paulo.

Além da pousada incrível e seus quartos com decoração super original que falamos neste post: Paraíso Eco Lodge – Hotel de Floresta e da cozinha completíssima que citamos aqui: Paraíso Eco Lodge – Gastronomia Típica Rural a Paraíso tem uma equipe de guias composta por moradores da região treinados para levar os hóspedes por pelo menos 13 trilhas ecológicas, 6 quedas d’água, 3 cavernas e 2 picos.

A Paraíso tem um estruturado time de guias para operar os atrativos naturais internos da propriedade e equipe treinada para levar grupos de visitantes a todos os parques vizinhos, para, desta forma, interagir com belas cavernas, cachoeiras e com a incrível região dos cânions.

Estes passeios externos duram geralmente um dia inteiro por isso é essencial o agendamento prévio, aproveite para combinar os itinerários no momento da reserva das diárias.

Se você reservar no Booking pelo link abaixo encontrará grandes ofertas e ainda nos ajudará a manter o blog: booking.com/hotel/br/paraiso-eco-lodge

Um dos tours externos que mais gostamos foi a Cachoeira da Florestal Vale do Corisco, que fica no município de Itararé na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná. A RPPN Vale do Corisco foi criada em 1999 e trata-se de uma das maiores reservas em SP, com 500,50 hectares de mata protegida.

A principal entrada para a cachoeira é um pequeno portão que é acessado apenas por guias credenciados, após atravessá-lo percorremos uma trilha plana e bem cuidada com aproximadamente 500 metros de extensão até chegar ao mirante que dá acesso a linda vista.

O lugar é ideal para contemplar a formação dos diversos cânions e da famosa cachoeira que é um dos maiores pontos turísticos de Itararé.

Aproveitamos para juntar ao roteiro da cascata um tour pelo Parque Ecológico da Barreira, que fica às margens da SP 258 – Rodovia Francisco Alves Negrão, no Km 362.

Este local foi palco de batalhas da Revolução de 32 e ainda existem trincheiras usadas por soldados para proteger a divisa do estado. A infraestrutura é boa e está bem sinalizada com várias placas de informação e orientação. Uma base fixa do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal oferece a segurança e ajuda os visitantes. O horário de funcionamento é das 8:00 ás 18:00, diariamente.

Ao todo são 70 mil m² de vegetação de cerrado que vão do cânion até a rodovia. Uma biodiversidade singular que nos encantou durante todo o passeio por entre as fendas e poços esculpidos pelas águas do Rio Itararé.

O parque fica exatamente na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, de um lado da ponte é Itararé e do outro já é Sengés/PR. Ao descer as escadarias que levam até as margens do rio encontramos a bonita Cachoeira do Chuveirinho, também conhecida como Cachoeira do Chuvisco.

No outro lado da Cachoeira do Chuveirinho, após descer algumas escadas, chegamos ao principal atrativo do Parque da Barreira a Gruta de Nossa Senhora, um espaço cercado de mistérios e lendas que ganhou este nome porque dizem que a luz que entra nas fendas do teto formam a imagem de uma santa.

Devido a devoção dos moradores a este espaço uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes está exposta, protegendo a caverna. As cores das rochas são impressionantes. Um detalhe que nos chamou muito a atenção foi o fato de que dentro da gruta o Rio Itararé fica super calmo, porém, em qualquer outro trecho ele tem grande volume de água e fortes correntezas.

As andorinhas, símbolo do município, fizeram das cavernas do parque seu habitat e passam as noites nos paredões, saindo todos os dias pela manhã em busca de alimentos e nos brindando com o espetáculo da revoada no final do dia.

Dependendo da época é possível observar milhares de andorinhas deixando os ninhos nas fendas dos paredões na metade da manhã e retornando para seus ninhos entre os paredões rochosos no crepúsculo. É literalmente de tirar o fôlego.

Aliás, o final da tarde no Parque Ecológico da Barreira é incrível não só pelas andorinhas, mas por toda a composição natural que esta região nos proporciona.

De volta ao complexo interno da Paraíso Eco Lodge optamos por conhecer melhor a Serra de Paranapiacaba e sua formação de rochas ígneas, que segundo os pesquisadores tem exemplares com idade entre 450 milhões a 3 bilhões de anos.

Entre os passeios disponíveis nos interessamos muito pela Gruta do Dragão, que é feito por uma trilha de Mata Atlântica preservada com muita vegetação e lindas flores como bromélias e orquídeas.

Nosso guia foi Jackson Delphino, um apaixonado pela Paraíso e conhecedor de cada detalhe da propriedade. Foi incrível poder receber um pouquinho do conhecimento deste desbravador e entender mais sobre a geologia e geografia da região.

No caminho atravessamos vários riachos, descemos e subimos as elevações por entre árvores de mais de 40 metros. O passeio dura cerca de 2:30 e é de dificuldade fácil, pode ser facilmente feito por toda a família. A gruta foi batizada assim devido ao seu pórtico de entrada lembrar a cabeça de um dragão.

O interior da caverna é lindo e cheio de formações curiosas, ouvimos diversos termos como gnaisse, xistos, filitos, migmatitos e quartzitos, confesso que não conseguimos identificar nem diferenciar muitas destas coisas ainda, mas foi incrível saber da existência e poder estar no meio de tanta beleza.

Outro passeio indispensável para quem visita a Paraíso Eco Lodge é subir ao Pico do Sol e poder contemplar toda a imensidão da serra e do entorno da propriedade.

O cuidado do pessoal é extremo, antes de iniciar a caminhada tem uma seção de alongamento para prevenção de lesões e bastões de bambu são disponibilizados pela equipe de guias para auxiliar na caminhada que leva cerca de 30 minutos em ziguezague por meio da floresta de pinheiros.

A grandiosidade da mata ainda preservada e o por do sol espetacular são o ponto alto deste passeio. No topo do Pico do Sol é preparada uma mesa de madeira com toalha de renda, suco e petiscos leves para repor a energia e descansarmos da subida. O tour completo dura cerca de 1:30.

Os passeios pelas trilhas, cachoeiras e cavernas da Paraíso Eco Lodge podem ser feitos por qualquer pessoa, não importa a idade ou a condição física. Tudo pode ser aproveitado por famílias com crianças e amantes do turismo de aventura que desejam conhecer os mistérios e belezas da natureza. Adoramos a experiência e desejamos voltar para fazermos os outros passeios que não tivemos tempo nesta viagem.

Você gostará de ler também:

Paraíso Eco Lodge, o Exótico Hotel de Floresta em Ribeirão Grande

Paraíso Eco Lodge – Gastronomia Típica Rural em Ribeirão Grande

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos nesta viagem basta buscar pela tag #CDVTripParaiso

Paraíso Eco Lodge
Estrada Municipal 250 – Zona Rural
Ribeirão Grande – SP – Brasil
+55 15 3542 4525 / 11 98613 1313
brasilparaiso.com

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. Eu acho que o turismo ecológico é o futuro, porque senão nos tornamos mais sustentáveis deixaremos de ter um belo planeta com estes lugares incríveis para visitarmos. E terem guias locais, não só ajuda a economia da região, como ajuda a proteger a natureza. Estou aqui a babar por essa Gruta de Nossa Senhora, que nunca tinha ouvido falar. Lindo!

  2. Uau, Fabio!!!!! Que lugar divino!!!!!!! Realmente um paraiso! Me apaixonei por esse lugar! Aliàs, teus roteiros me dão vontade e inveja!
    Parabéns pelo post e pelas fotos! Ficou lindo!

  3. Uau, Fabio!!!!! Que lugar divino!!!!!!! Realmente um paraiso! Me apaixonei por esse lugar! Aliàs, teus roteiros é de dar inveja!
    Parabéns pelo post e pelas fotos! Ficou lindo!

  4. Nossa… que lugar incrível e que fotos maravilhosas!!! Adorei o post e as dicas. Já quero conhecer esse paraíso. Parabéns!

  5. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

  6. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI! Com certeza voltarei mais vezes

Queremos te ouvir

Fechar