DORMIR.

Pousada Borghetto Sant’Anna em Bento Gonçalves, RS – Brasil

A Pousada Borghetto Sant’Anna é uma rara combinação entre exclusividade, integração com a natureza e assimilação da cultura local, um lugar único em meio aos vinhedos de Bento Gonçalves.

A Pousada Borghetto Sant’Anna fica localizada a menos de dez minutos do centro de Bento Gonçalves na Serra do Rio Grande do Sul. Bem no coração do Vale dos Vinhedos, cercada de majestosas vinícolas e de uma paisagem que já lhe rendeu até prêmios.

A construção foi concebida originalmente como “casa de veraneio” da família Sant´Anna, uma pequena e aconchegante vila de pedra construída com 3 prédios e uma ampla vista para os vinhedos. Em 2005 a família decidiu transformar o local em uma hospedagem.

O nome veio naturalmente já que em italiano borghetto é a exata definição destes pequenos vilarejos familiares, criou-se assim a “borghetto della famiglia Sant’Anna”, a pousada mais charmosa de Bento Gonçalves.

As casas de pedra são uma referência às tradições da cultura dos imigrantes italianos. No total são apenas 7 acomodações, três casas e quatro suítes, cada uma com um nome próprio e uma história única.

Nos acomodamos na mais próxima ao portão de entrada, chamada de Casa das Ervilhas, assim nomeada porque foi construída onde antigamente existia uma plantação de ervilheiras.

Nem precisamos nos dirigir à recepção, fomos recebidos na porta da casa pela querida Gisele que nos passou as informações básicas e nos deu a chave juntamente com o controle remoto do portão eletrônico. Um sinal de cordialidade, confiança e muita privacidade aos hóspedes.

Assim que entramos nos demos conta de que tínhamos muito mais do que um “quarto para dormir”. A casa de 70 m² possui o equilíbrio perfeito entre rusticidade e conforto. Por fora, Toscana italiana, por dentro, um ambiente rural tipico gaúcho, uma casa completa, projetada com o intuito de ser utilizada por toda família.

O ambiente com pé direito alto e paredes terracota traz no primeiro piso a sala de jantar, a cozinha e uma sala de estar. Tudo decorado com móveis adquiridos em antiquários para remontar a história da colonização italiana na região.

A cozinha completíssima nos fez sentir em casa, com todos os utensílios básicos além de geladeira, cafeteira, fogão e produtos de limpeza.

O mundo do vinho e do trabalho nos vinhedos está presente em todos os detalhes da decoração, indo desde as estruturas que utilizam parreiras como matéria-prima até os toques sutis como o chapéu de palha pendurado na escada, junto a lareira.

O ambiente da sala de estar é acolhedor e aconchegante, com TV por assinatura (que entre casais dificilmente será ligada), aparelho de som com ótima definição, além de vários livros e revistas que falam sobre a região.

A estrutura do loft vertical tem a suíte e o banheiro no mezanino, separado dos demais ambientes.

Aqui o conforto impera, a roupa de cama é de ótima qualidade com algodão 250 fios e os travesseiros tem duas densidades, o ambiente se completa com ar condicionado split, roupeiro de bom tamanho e um belo parreiral como vizinho.

O banheiro tem uma ducha quentinha com ótima vazão d’água, secador de cabelos de boa qualidade, shampoo 2 em 1 e amenities básicos.

A sala de café da manhã é o único espaço coletivo da Pousada Borghetto Sant’Anna. Aqui a decoração é um pouco mais moderna e a atração principal é a deslumbrante vista para a paisagem.

Os pratos servidos tem aquele toque que apenas as boas pousadas de charme ou hospedagens em fazendas conseguem atingir: Pães novinhos, geleias caseiras e frutas frescas selecionadas.

Tudo é preparado com muito carinho e a cozinheira de plantão está sempre pronta para cozinhar alguns ovos mexidos ou então prestar o suporte necessário que o hóspede necessitar.

As atividades no Vale dos Vinhedos são muitas, nesta região você pode visitar inúmeras vinícolas por dia, degustar vinhos e espumantes às 10 horas da manhã, tomar um amargo chimarrão gaúcho para ajudar na digestão e sair carregando sacolas e mais sacolas com cogumelos, chocolates e queijos de produtores locais.

Mas como estávamos hospedados na Borghetto Sant’Anna nosso maior desejo era voltar logo para “casa” e curtir a exclusividade e o contato com a natureza que só este lugar proporciona.

Cada uma das casas tem seu terraço privativo, no caso da Casa das Ervilhas, 30 m² de área dedicada somente à nós, perfeita para um bom vinho no final de tarde, mesmo com o tempo nublado e a proximidade de chuva!

Dica: Quando não há hóspedes você pode pedir para conhecer os demais quartos.

Tivemos a oportunidade de visitar a Casa Paterna, o loft horizontal que é a unidade principal da Pousada e abrigava o casal de proprietários e também a Suíte Rocca onde a pedra original da montanha foi mantida, transformando-se na parede de fundos.

É maravilho aproveitar o tempo admirando os vales que perdem-se no horizonte enfeitados por vinhedos de diversos tons esverdeados formando um mosaico natural. Melhor ainda em boa companhia e com boa comida e bebida.

Passar um período na Pousada Borghetto Sant’Anna é vivenciar o Vale dos Vinhedos com os olhos do povo local. Esta não é uma hospedagem, é a casa construída com muito amor por uma família que hoje esforça-se para oferecer uma experiência sensorial aos seus amigos, que é como eles chamam os hóspedes e é realmente como nos sentimos.

Não perca nada desta viagem pela Serra Gaúcha, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripfenachamp2017

Pousada Borghetto Sant’Anna
Via Trento, 868
Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 3453 2355 / 54 99212 9794
borghettosantanna.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

  2. Cada vez que volto ao blog Comer. Dormir. Viajar. encontro um lugar legal, continuem nos mostrando tudo que há de bom neste mundão de Deus

Queremos te ouvir

Fechar