COMER. DORMIR. VIAJAR.

Pousada Cravo e Canela, Refúgio de Charme Europeu – Canela – RS – Brasil

Localizada em Canela, na Serra Gaúcha (RS), a Pousada Cravo e Canela é uma hospedagem exclusiva e charmosa ao estilo europeu. São apenas 12 suítes divididas em quatro categorias na histórica mansão que pertenceu à Ildo Meneguetti ex governador do Rio Grande do Sul.

A vontade de conhecer os lugares mais interessantes na Serra Gaúcha fez com que nossa recente viagem tivesse como base o município de Canela e para aproveitar melhor a região corremos para o nosso passaporte do Roteiros de Charme onde escolhermos a Pousada Cravo e Canela, com linda arquitetura bávara e integrante da associação desde 2004.

A localização excelente foi outro fator de escolha, a Pousada Cravo e Canela fica em uma área nobre e tranquila, no centro de Canela e a apenas 5 minutos de carro de Gramado , 7 km do Parque do Caracol e 10 minutos de caminhada até a Catedral da Pedra. Como a cidade é muito segura e iluminada fomos à pé em todos os restaurantes que queríamos conhecer.

O som de uma fonte d’água na entrada nos recepcionou e à partir deste momento já estávamos no clima de harmonia com a natureza que o local proporciona. Para quem chega fora do horário comercial basta um toque no simpático botão de campainha para que algum dos amáveis recepcionistas venha lhe ajudar com a bagagem.

Este foi um dos check-ins mais rápidos de nossa vida, as chaves do nosso apartamento já estavam prontas, nos esperando. O segredo é a opção Check-in Express no site da pousada, onde, após a reserva estar confirmada, basta preencher um formulário no padrão FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes) e automaticamente seus dados vão para o sistema da Cravo e Canela, agilizando a liberação do apartamento.

Na recepção pudemos observar vários prêmios e reconhecimentos que elegeram esta como uma das melhores pousadas de charme do Brasil.

Assim que demos uma olhada melhor no lobby a vontade já não era mais de subir a escada que dá acesso aos quartos. A decoração neo-clássica do salão principal, requintado e com objetos originais da década de 50, um pé direito com 8 metros de altura, uma linda lareira e cristaleiras originais da residência do governador nos fizeram viajar no tempo.

No segundo piso do chalé pudemos ter uma visão melhor da imponente sala de estar.

Ao todo são oferecidos apenas 12 suítes na propriedade. A primeira categoria de habitações é chamada de Refúgio Romântico. São quartos originais da mansão, decorados em um estilo rústico, com 18 m² e vista para o jardim principal com enxoval top de linha, lençol térmico, calefação e ar condicionado, TV 22″ com diversos canais a cabo, cd player e amenities padrão Roteiros de Charme.

Ficamos hospedados em uma Suíte Luxo, a diferença desta para a Refúgio Romântico é que o tamanho do quarto passa para 22 m² e a cama de casal é do tamanho Queen.

A TV de 26″ é equipada com o aparelho Sky HDTV Plus (padrão no hotel) onde se pode pausar, voltar na programação ao vivo e gravar seus programas prediletos para assistir quando desejar.

Os controles do lençol térmico e ar condicionado ficam próximos facilitando a climatização do quarto.

Um leve aroma de cravo e canela circula por toda parte da pousada criando uma atmosfera energizante e ao mesmo tempo relaxante. Para quem prefere deixar este aroma mais vivo e pulsante incensos estão disponíveis sob o criado mudo.

O guarda roupas possui um bom espaço interno, com vários cabides e uma grande gaveta na parte inferior.

O banheiro é um charme, com azulejos nas paredes e piso escuro. Tudo funciona muito bem, a água tem aquecimento rápido e a limpeza é feita com esmero.

Nas suítes luxo as amenities passam a ser da Florence Blanc. A qualidade dos produtos é superior e não deixaram nada a desejar. O secador de cabelos é básico, daqueles que tem que segurar o botão para que não desligue, se este é um item indispensável para você recomendamos trazer seu próprio secador de casa para ter uma estadia mais confortável.

Entre as mordomias oferecidas na Pousada Cravo e Canela estão os roupões e chinelos personalizados.

O conforto da cama é digno de prêmio, o colchão de molas ortopédico com edredons e travesseiros de pluma de ganso e roupas de cama macias, 100% algodão, fazem com que a tarefa de levantar e sair para curtir a cidade seja trabalhosa.

Uma cestinha com balas de canela e biscoitos cortesia de boas vindas nos esperavam como mimo.

Além de internet wireless grátis, o regime de hospedagem tem incluso café da manhã estilo brunch servido até o meio dia, chá da tarde, servido das 17:00 às 18:30 e consumo do frigobar cortesia com reposição diária disponível em todas as suítes, um diferencial que gostamos muito. No frigobar encontramos quatro latas de refrigerantes, uma garrafa de água sem gás, uma garrafa de água com gás e duas garrafas de cerveja.

A vista de nosso quarto estava voltada para a cidade de Canela e pudemos observar tanto o amanhecer como o pôr do sol. As luzes desta região do Brasil são realmente impressionantes.

Todos os quartos são muito bem equipados dentro das limitações que a casa histórica permite. Além das habitações já citadas a Pousada Cravo e Canela dispõe de uma Suíte Premium que acomoda até 3 pessoas e oferece o mesmo das outras instalações com o diferencial de ter 26 m² de área, cama box spring King Size e Twin, a TV passa para 29″ o cd player é substituído por uma dock station e as amenities são Trousseau.

Um Chateau de 44m² que acomoda até 4 pessoas no formato 2 camas de casal ou casal + twin também está disponível, no estilo casa de campo, localizada fora do prédio principal da mansão.

O café-da-manhã é servido em uma sala de jantar com o típico luxo em estilo colonial presente em toda propriedade.

O café da manhã segue o estilo brunch e é servido das 8:00 até o meio-dia. A variedade de pães, tortas, quiches e frios produzidos ao característico estilo serrano encantam aos olhos e paladar dos hóspedes.

São tantas delícias típicas que fica até difícil de escolher. Tem o famoso Apffel Strudell, um folheado de maçã que faz muito sucesso por aqui, geleias de vários sabores, Cuca, um bolo alemão com cobertura de açúcar e frutas, e diversas outras delícias.

Frutas, sucos e chás completam o espaço, tudo para que os hóspedes possam ter o máximo de opções em seu café da manhã.

Uma lojinha de produtos típicos chamada de “Armazém Colonial” completa este ambiente.

Tivemos ainda à disposição um charmoso e não menos delicioso chá da tarde servido todos os dias religiosamente às 17 horas no iluminado bar da casa, que nos outros horários oferece diversos drinks.

As deliciosas iguarias produzidas no hotel para o chá da tarde sempre contam com pratos salgados, doces e pelo menos duas opções veganas.

Mas o orgulho do pessoal da pousada é o chá de maçã natural. As frutas são desidratadas em uma propriedade na região e chegam fresquinhas para produção do chá da tarde.

O Suco de uva e os deliciosos pães de queijo também fazem muito sucesso entre os hóspedes.

Anexo ao bar encontra-se a encantadora sala de jogos com cartas, fichas de poker, tabuleiro de xadrez e dominó. O ambiente é muito bem iluminado e torna-se um espaço disputado nos dias de chuva.

Seguindo nas áreas de lazer e uso comum da Pousada Cravo e Canela chegamos na piscina coberta aquecida com sauna seca, spa e área de leitura.

Outro espaço maravilhoso para curtir uma lareira, bebericar um bom vinho e passar ótimos momentos é o gazebo que encontra-se em um espaço super reservado e discreto nos fundos do terreno da pousada.

São tantos lugares especiais nos 8.000 m² de propriedade que fica impossível expor tudo em uma única postagem, tem a Boutique Cravo & Canela que comercializa peças feitas em tear manual e em cerâmicas, o terraço próximo ao estacionamento, que aliás é gratuito aos hóspedes e muitos bancos e cadeiras em meio a árvores centenárias do romântico jardim rodeado de hortênsias e azaleias.

Foi maravilhoso passar alguns dias em um lugar com tantos detalhes históricos preservados. As diversas esculturas, mobília, tapetes, quadros, revistas são um convite a aprender um pouco mais sobre esta mansão e seus proprietários.

Uma das peças que mais nos chamaram a atenção foi a virgem no corredor de nosso quarto, que segundo a descrição na capela é Nossa Senhora de Lourdes e foi encontrada nas escavações da construção original em 1945, seguindo na residência até hoje.

—- Vídeo em 360º —-

As instalações e o serviço da Pousada Cravo e Canela são memoráveis. O atendimento impecável, com uma equipe sempre pronta para ajudar, e o ambiente de hotel boutique, onde hospedam-se no máximo 24 pessoas, fizeram com que nos sentíssemos em família.

Pousada Cravo e Canela
Rua Tenente Manoel Correa, 144
Canela – Rio Grande do Sul – Brasil
+55 (54) 3282-1120
pousadacravoecanela.com.br

Facebook Comentários