VIAJAR.

Purmamarca – Um Dia Nas Cores da Quebrada de Humahuaca – Jujuy – Argentina

Purmamarca tem tradução como “Pueblo de la Tierra Virgen” em língua Aimará e esta terra contém as marcas de milhões de anos de uma forma poética e colorida estampada em suas montanhas. Junte-se a nós nesta aventura e conheça também Salinas Grandes e Uquía.

Continuando nosso tour pelas belezas da província montanhosa de Jujuy no norte da Argentina tivemos um dia inteiramente dedicado a conhecer as cores e os pitorescos vilarejos da região.

Começamos nossa jornada por Uquía, um povoado com pouco mais de 500 habitantes e visual arrebatador no meio do deserto.

uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-6 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-11

Chegamos por volta das 9:00 e pudemos observar os vendedores começando a organizar a feira de artesanato local. Este é um ótimo lugar para comprar produtos lindos com preços super em conta.

uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-8 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-2 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-12 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-3

Uquía é muito conhecida pela Igreja de São Francisco de Paula, um Monumento Histórico Nacional Argentino, que apesar de ser bastante simples e rudimentar vale muito uma visita para conhecer as pinturas que retratam os Anjos Arcabuzeiros, um tesouro único de raros exemplares da famosa Escola de Cuzco.

Não é permitido fotografar o interior da igreja, tivemos que pedir autorização com antecedência para publicarmos uma fotografia e gravar um trecho em 360° (vídeo no final da matéria)

uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-4 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-5 uquia-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-13

Depois de admirar esta coleção incrível de pinturas continuamos pela Ruta Nacional 9 até a cidade de Purmamarca. A estrada é um show à parte, durante o trajeto é impossível não parar para tirar centenas de fotografias.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-50 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-1 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-4

Mais 70 milhões de anos de história criaram um dos mais conhecidos cartões postais da Argentina, o Cerro de los Siete Colores, que é avistado de longe, antes mesmo de entrarmos no perímetro urbano de Purmamarca.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-55 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-8

As fotos mais tradicionais são feitas já no centro da cidade ou sobre o Cerro El Porito, que fica bem em frente do cerro principal e custa AR$ 5,00 por pessoa para subir. (menos de R$ 1,50 em 09/2016)

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-12purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-35 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-32 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-34

A cidade é encantadora, apesar de não levar mais do que uma hora para percorrer o “centrinho” todo a pé, nós poderíamos ficar alguns dias ali para explorar as peculiaridades da feira de artesanato permanente, da arquitetura e da gastronomia típica.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-9 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-16 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-17

Pelas ruelas apertadas de tantos turistas (visitamos a cidade em um domingo, véspera de feriado nacional) conhecemos Tere Sarmiento e sua “cocina criolla andiana”, aproveitamos para experimentar as preparações a base de batatas e especiarias da região, tudo delicioso e com um sabor único.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-20 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-22 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-27 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-31

Aqui é tudo tão encantador que passeando pelas ruelas a gente até esquece um pouco da colorida tela de fundo e começa a se encantar com as pessoas e os tons ocre das construções.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-60 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-59 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-58

Nosso almoço aconteceu no restaurante Tierra de Colores, um lugar charmoso que fica a menos de 200 metros da Plaza 9 de Julio.

restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-14

O espaço pitoresco tem decoração típica da região e conta com música tradicional ao vivo, fomos muito bem atendidos, aliás, bom atendimento é uma característica de Jujuy.

restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-17 restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-15 restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-16

O couvert foi apresentado com pães frescos e feijões brancos em óleo de oliva e especiarias. Para entrada pedimos Empanadas de Carne, estavam deliciosas, o prato com duas unidades custou AR$ 12,00. (cerca de R$ 3,00 em 09/2016)

restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-2 restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-9

Os pratos principais forqam uma Milanesa de Quesillo, AR$ 75,00 (cerca de R$ 17,00 em 09/2016) e um Picante de Pollo, que apesar de conter a palavra picante no nome não é apimentado. O que impressionou foi o tamanho do prato, muito bem servido, não é alta gastronomia, mas tem um custo benefício excelente para quem deseja recompor as energias para poder caminhar bastante pela região. AR$ 95,00 (cerca de R$ 21,00 em 09/2016)

restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-7 restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-5 restaurante-tierra-de-colores-purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-11

Purmamarca é muito mais do que o Cerro das 7 Cores e gastronomia farta, outro roteiro indispensável na cidade é o Paseo de los Colorados, um trecho de 4 quilômetros, que percorre as montanhas das proximidades.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-39 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-38

O céu azul purmamarquenho é o contorno ideal de uma paisagem natural única e de beleza particular marcada por um vermelho vivo que cobre toda a região. Sem dúvidas um dos lugares mais incríveis que já visitamos.

purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-47 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-43 purmamarca-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-67

No início da tarde deixamos Purmamarca e seguimos para Salinas Grandes, distante 126 km pela Cuesta de Lipán. Para fazer este trajeto prepare-se para subir, mas subir muito mesmo, o ponto mais alto da estrada fica a 4.170 metros acima do nível do mar.

salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-1 salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-8 salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-2

Como em todas as estradas do norte da Argentina as vistas são lindas, mas a particularidade desta rota, devido a altitude, é que o visual fica simplesmente estonteante a cada nova curva.

salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-5 salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-4 salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-3

Salinas grandes é o terceiro maior salar do mundo, depois do Salar de Uyuni, na Bolívia e do Salar de Arizaro, em Salta, a dica aqui é utilizar muito filtro solar, óculos de sol, um casaco para se proteger do vento e brincar bastante com as possibilidades de fotografias divertidas que se pode fazer por ali.

salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-21 salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-19

A área de 6.000 km² do salar possui uma grande importância industrial para a Argentina com a extração de minas de sódio, potássio e lítio. O solo é recortado, retirando-se o sal fazendo brotar a água salgada que acabará se solidificando com o passar dos dias.

salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-17salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-16

E depois de subir a gente tem que descer e fazer tudo de novo para voltar, a vantagem é que se pode ter toda a linda vista novamente, agora sob uma nova perspectiva.

salinas-grandes-la-poma-jujuy-argentina-comerdormirviajar-com-7

Passamos um dia incrível na região, mas aconselhamos muito a quem está organizando um novo roteiro pelo norte da Argentina que passe pelo menos uma noite em Purmamarca, tendo assim no mínimo 2 dias inteiros para aproveitar a região, que fica mais linda ainda ao nascer e ao pôr do sol.

Não perca todas nossas matérias sobre o Norte da Argentina neste link: comerdormirviajar.com/tag/jujuy

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripJujuy

Mais informações:

www.turismo.jujuy.gov.ar
www.argentina.travel

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.