VIAJAR.

Cine Gourmet – Cinema, Gastronomia e Hospedagem em Gramado – RS – Brasil

Cine Gourmet é uma das experiências mais legais da Serra Gaúcha. O famoso Hotel Casa da Montanha em Gramado conseguiu mesclar a paixão pelo cinema, uma ótima viagem e a alta gastronomia em um fim de semana inesquecível.

O evento acontece desde 2006, e conta com 8 apresentações por ano, uma vez por mês, geralmente entre março e outubro.

Funciona assim, na noite de sexta-feira os hóspedes e convidados são recebidos no hotel com uma degustação de vinhos e espumantes, no sábado pela tarde acontece o Chá da Tarde, no Café da Varanda e à noite vem o ápice do projeto que tem início às 19h com um coquetel preparado por um chef de grande expressão no cenário gastronômico brasileiro.

Cinegourmet - Divulgação - 2015-01 - pessoaselugares.com (11)

Em 2015 o Cine Gourmet comemora 9 anos de existência, e nós fomos acompanhar a primeira edição do ano, em março. Desta vez optamos somente pelo jantar, o que eu não recomendo, já que o Casa da Montanha é um dos melhores hotéis do Brasil e a experiência completa, com a hospedagem, é muito mais intensa. Mas devido a agenda corrida fomos para o evento somente no sábado e é esta noite maravilhosa que quero contar para vocês.

As áreas comuns do hotel são magníficas, tirei fotos apenas dos espaços que tivemos acesso, mas prometo para vocês que em breve farei uma matéria mostrando tudo o que o Casa da Montanha tem para oferecer.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (1) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (3) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (5)Assim que chegamos o garçom já nos trouxe uma taça do espumante italiano Fantinel, o Ribolla Gialla Brut e o show de canapés estava à todo vapor, uma deliciosa combinação de aperitivos, ora em referência ao filme escolhido, ora com ingredientes da comida amazônica, um mais delicioso que outro.

Todos no hotel são muito gentis e amáveis, a excelência no atendimento é uma marca registrada do Grupo Casa da Montanha.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (12) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (8) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (15) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (16)

O pessoal vai chegando e a integração acontece de forma natural, o Cine Gourmet é um evento que foi muito além do que os organizadores pretendiam, já virou uma tradição, um ponto de encontro de velhos amigos e um ótimo lugar para conhecer gente nova. Em pouco tempo a sala estava lotada.

Todo ano o evento conta com um tema diferente, em 2015 é Comer e Beber. Partindo desta premissa, todos os filmes ao longo do ano terão a comida como enredo principal.

Nesta primeira edição que aconteceu entre os dias 20 e 22 de março o filme foi a comédia Chef (2014), de Jon Favreau e o chef convidado foi o premiadíssimo Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro de Manaus – AM, que estava na sala desde as 19:00 recepcionando os convidados e preparando um sanduíche na chapa, junto da chef Fernanda Fioreze, responsável pela cozinha do La Caceria.

Logo depois iríamos descobrir que este sanduíche foi super importante para a trama do filme. Esta é a magia do Cine Gourmet, tudo gira em volta da obra cinematográfica.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (11) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (10) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (14)

Às 20 horas, fomos convidados a seguir até a sala de eventos para exibição do longa-metragem.

Antes do filme o divertidíssimo crítico e criador do portal Papo de Cinema, Robledo Milani fez as honras da casa falando sobre o projeto (que ele organiza desde a primeira edição) e nos contando algumas curiosidades da obra que assistiríamos à seguir.

A sala de cinema do Hotel Casa da Montanha é muito bem equipada, som e imagem de alta qualidade.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (18) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (19)

Após o filme Robledo Milani convidou Felipe Schaedler para nos explicar sobre como seria o jantar e de quais cenas havia surgido a inspiração para cada prato. O bate-papo com o chef foi super descontraído ele falou um pouco sobre sua carreira e a experiência gastronômica na Amazônia.

Aproveitei e fiz um vídeo para nosso canal @eueochef

Em cada edição do evento o pessoal do hotel busca agradar mais e mais seus convidados, desta vez a inovação ficou com as fotos de lembrança impressas na hora.

Funcionou assim, quem estava no evento e postasse uma foto no Instagram com a hashtag #cinegourmet poderia passar na recepção que a foto estaria impressa. Não teve limite de fotos por pessoa, nós voltamos para casa com um monte delas! As imagens da noite podem ser vistas neste link.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (21)

Para dar continuidade à experiência nos dirigimos ao Restaurante La Caceria para o jantar temático. Os lugares são previamente marcados, portanto, se você estiver em um grupo de amigos ou em família em quartos separados sugiro informar à recepção com antecedência para que o grupo fique na mesma mesa.

O La Caceria já teve uma matéria no Pessoas e Lugares em 2014, e até hoje é um dos restaurantes mais acessados aqui do site.

Como esta noite foi temática os garçons não estavam com seu tradicional uniforme de caçador, como é de costume no funcionamento normal do restaurante.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (22)

A decoração das mesas estava linda, cactos e especiarias dividiam o espaço com as diversas taças e os sousplat dourados.

Todos receberam um cupom para preencher e concorrer a vários prêmios durante a noite. Não ganhamos nenhum dos prêmios, mas damos muitas risadas com os sorteios e as comemorações dos ganhadores.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (27)

Olha só o cardápio fantástico servido pelo chef Felipe Schaedler, todos os pratos foram inspirando no filme Chef.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (31) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (30)Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (33) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (35) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (39)

As bebidas servidas na noite são muito bem selecionadas e estão incluídas no pacote do evento.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (25) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (24)

Entre os serviços fomos surpreendidos por um casal de dançarinos que fizeram um belo show ao som da trilha sonora do filme. Os organizadores pensaram em tudo para uma total imersão dos convidados.

Cinegourmet - Divulgação - 2015-01 - pessoaselugares.com (10) Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (41)

O La Caceria faz parte do selecionado grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e o Cine Gourmet eleva esta parceria a outro nível, a cada edição todos recebemos um lindíssimo e exclusivo prato de porcelana pintado a mão, peça rara de colecionador!

Muitos de nossos leitores são colecionadores dos Pratos da Boa Lembrança e sempre pedem matérias sobre estes restaurantes. Está aí pessoal, no Cine Gourmet vocês terão um prato raro para suas coleções. Olha só que lindo o prato desta edição:

Cinegourmet - Divulgação - 2015-01 - pessoaselugares.com (9)

Eu acho incrível a ideia e a forma de como este evento evolui, é a materialização do que estava sendo construído em nossa imaginação. A comida, a bebida, as roupas, a música, os aromas. Enfim, todo o clima da ficção vira realidade, como se você estivesse naquele ambiente por algumas horas. Uma noite no Cine Gourmet fica eternizada em nossas memórias, ninguém sai igual de um evento destes, saímos sempre melhores.

Eu indico este roteiro para quem não conhece Gramado, mas indico principalmente para quem já conhece a cidade e por conta disto não tem mais a pressão de fazer muitos passeios turísticos pela a região. Visitar o Hotel Casa da Montanha, especialmente durante o Cine Gourmet, é uma experiência à parte.

Hotel Casa da Montanha
Restaurante La Caceria

Avenida Borges de Merdeiros, 316
Centro – Gramado – RS
Tel: (54) 3295-7575
cinegourmet.com.br

Mais uma inesquecível experiência para nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Cinegourmet - 2015-01 - pessoaselugares.com (42)

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Nossa, como estes blog me encanta… Tenho 2 filhas, mas assim que elas crescerem vou cair neste mundão afora

  2. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Pessoas e Lugares são muito úteis! Valeu, obrigada.

Queremos te ouvir

Fechar