VIAJAR.

Trilha do Rio Caí – Trekking no Parque da Ferradura – Canela – RS

Domingo de sol, mochila nas costas e pé na estrada para uma trilha em Canela, na serra do Rio Grande do Sul. No Pessoas e Lugares vocês ouvirão muito ainda sobre a serra gaúcha, já que este é o destino favorito da minha esposa e eu.

A região de Canela e Gramado é uma das mais bonitas do Brasil, além de ser o maior polo turístico do RS, tem atrações para você passar mais de 40 dias conhecendo, entre destinos e pontos turísticos dos mais variados estilos.

Hoje vamos falar do Parque da Ferradura na cidade de Canela. O Parque é fantástico, mas vou ficar focado em apenas uma parte, a Trilha do Rio Cai, que é a maior (e mais desafiadora) trilha do parque.

Mas antes de começar a caminhada, nada melhor do que se abastecer de energia em um dos melhores restaurantes de Gramado.

Como a colonização desta região se deu por Italianos e Alemães, temos restaurantes especializados em galetos, massas e comida típica italiana, tudo em um único lugar, as galeterias.

Escolhemos para almoçar a galeteria: “Casa Di Paolo”.

[good-reviews review=6595]

Restaurante Galeteria Di Paolo Gramado RS https://comerdormirviajar.blog.br/

Bom, depois do almoço reforçado, é só seguir por 20 km até o Parque da ferradura.

[quote align=”center”]Confesso que este não é o carro certo para este tipo de aventura, mas serviu bem o propósito.[/quote]

Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/

No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Aqui é muito fácil de encontrar animais como macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores.

Os quatis são muito comuns no parque e possuem um contato muito próximo com todos. Você pode observá-los de perto na área principal do Vale da Ferradura, mesmo sem fazer as trilhas. Pegamos este aí no flagra, roubando uma das lixeiras do parque…

Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/

Bom, é chegada a hora de seguir para “Trilha do Rio Caí”, uma trilha considerada de nível médio/avançado, não recomendada em dias de chuva por se tornar altamente escorregadia  e nem descidas depois das 16:00 por ser em mata fechada e com baixa iluminação natural.

O trekking tem cerca de 900m de extensão e alcança 420m de desnível desde o mirante até o fundo do cânion do Rio Caí, o que torna a descida de grande impacto e a volta em uma quase-escalada.

[quote align=”center”]O tempo de conclusão da trilha é cerca de 55 min para chegar até a Cachoeira do Arroio Caçador e 60 min para voltar[/quote]

Em dias com trilha molhada, depois de chuvas na região, a descida é mais difícil que a subida, pois os tombos são iminentes, claro que a volta, na estrada escorregadia não é nada fácil.

Existe a possibilidade de pegar um desvio na volta, circulando o morro e chegando na entrada do parque. O desvio é bem sinalizado, menos ingrime mas mais extenso, o que deixa a volta até 50% mais longa do que a ida.

Abasteça-se de água e leve também algo para comer quando chegar ao fim da trilha, ajudará bastante!

Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/ Canela RS Parque da ferradura https://comerdormirviajar.blog.br/

 

Se você quer recompensar seu espírito aventureiro, vale muito levar roupa de banho para se deliciar na maravilhosa Cachoeira do Arroio Caçador, mas saiba que, mesmo em dias quentes a água é super gelada.

Aqui você poderá ver a galeria completa de Canela-RS

Para adquirir uma viagem fantástica para Canela com um desconto especial do Pessoas e Lugares, clique aqui

Aproveite para deixar suas dúvidas e comentários abaixo, [st_icon name=’arrow-circle-down’ size=’20’ color=” type=’normal’ background=” border_color=” align=’ss-none’]

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

5 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar