DORMIR.

Varanda das Bromélias Boutique Hotel Gramado – Guia Completo – RS – Brasil

O Varanda das Bromélias é a síntese do que há de melhor em Gramado, um hotel boutique com todo o charme, romantismo e conforto no coração da cidade mais linda do Brasil.

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais românticas do Brasil, Gramado é constantemente citada por diversos veículos especializados como a cidade mais bonita do país e para brindar uma viagem com todo este charme não existe nada melhor do que se hospedar em um hotel que faça jus ao contexto, por isto escolhemos como “nossa casa” o Varanda das Bromélias.

Já nos hospedamos em muitos lugares incríveis mundo a fora, o que nos proporcionou uma coleção de bons momentos que temos guardado no coração, entretanto, hoje em dia é um pouco mais difícil ficarmos surpreendidos com hotéis, o setor acaba sendo muito parecido em todos os sentidos, principalmente no Brasil que ainda não atingiu a maturidade turística de outros países.

O Varanda das Bromélias fugiu de todos os clichês e fez diferente, foi mais do que uma hospedagem, foi o lugar que nos proporcionou uma experiência incrível, nos fez suspirar de alegria durante a estadia e comprovou que uma viagem para Gramado é um dos melhores investimentos que um casal pode fazer em sua relação.

Voltamos pra casa com uma frase na cabeça: “O Varanda é o meu hotel”. Por isto decidimos fazer este post com o máximo de detalhes possível para te ajudar na tomada de decisão para próxima viagem.

Para começar nosso relato saiba que estamos falando de um hotel que foi construído dentro de um bosque, no alto de uma colina, em meio a jardins amplos em um dos pontos mais altos da cidade e a 10 minutos de caminhada até o centro de Gramado, perto de tudo.

O hotel possui um amplo estacionamento gratuito, dedicado aos turistas regionais ou os que optaram por alugar um carro em Porto Alegre. Metade das vagas é coberta e a outra parte sem cobertura. O portão eletrônico é monitorado 24 horas e os hóspedes recebem um controle remoto para transitarem sem precisar pedir autorização o tempo todo.

A recepção é super confortável, com o pé direito alto, muita luz natural e totalmente climatizada. Este espaço é ideal para conhecer outros hóspedes e para esperar o transporte para os passeios. Praticamente todos os restaurantes de Gramado possuem serviço grátis de leva e trás do hotel, basta pedir no momento do agendamento.

Fomos muito bem recebidos pela equipe do Varanda, o checkin foi rápido e nos explicaram o funcionamento e horários do hotel, em poucos minutos já estávamos no corredor em direção ao quarto.

Ficamos impressionados pelas diversas obras de arte em destaque, a grande maioria de criação da proprietária Telma Renner.

Muitos dormitórios ficam no nível da recepção, porém existem quartos em um nível acima e outros abaixo, para acessá-los basta utilizar o elevador ou as largas escadas.

Existem apenas 17 quartos em 3 categorias distribuídas entre 5 super suítes, 5 lofts e 7 refúgios, cada apartamento conta com decoração única, completamente diferentes entre si. No site existe um comparativo que ajuda bastante na hora de decidir: Varanda das Bromélias – Comparativo entre os apartamentos.

Ficamos no Super Suíte Varanda das Bromélias unidade 31, um quarto amplo com 68 m² de área, lareira, terraço com mesa e cadeiras, vários móveis vintage, ótima iluminação, tafetás com motivos de kilt  e uma super romântica cama com dossel.

Encantar é a vocação deste hotel, todos os dias recebemos algum mimo, como por exemplo chocolates de Gramado na abertura da cama que ocorre sempre por volta das 22:00. A dica é deixar a chave na recepção quando sair para jantar, assim a governança saberá que você não está no quarto.

Eles disponibilizam roupões personalizados para o uso do casal gratuitamente, no quarto também encontramos chinelos Havaianas à venda por R$ 22,00. (Preço em 05/2017)

Adoramos o enorme roupeiro, com espaço de sobra para uma boa organização de todos nossos pertences. Aqui também encontramos um pequeno cofre, ideal para dinheiro e documentos, mas não cabe um notebook por exemplo. Entre o roupeiro e a lareira existe outro espaço onde pode ficar a mala e os artigos mais pesados como a coleção de vinhos que com certeza você irá comprar no Vale dos Vinhedos.

O banheiro tem estilo clássico, ducha com ótima pressão d’água, banheira de hidro para uma pessoa, toalhas em fio egípcio, amenities Natura Ekos castanha, kit de higiene com touca de banho, cotonetes, lenços de papel e esponja para maquiagem. Outros itens são disponibilizados pedindo na recepção.

Já falei que agradar o hóspede é prioridade né? Quando chegamos no quarto depois do check-in fomos recebidos com fondue de morango e brownies de chocolate, deixamos todas as preocupações de lado e fomos curtir a linda vista da varanda.

Ainda sobre o quarto, para quem conseguir se entediar (o que eu acho impossível aqui), uma Smart Tv fica disponível com Claro HD completíssima, possibilidade de conexão com o celular através do ScreenMirroring e todos os sistemas de entretenimento online como Youtube e Netflix, a internet wireless do hotel é muito boa e estes aplicativos funcionam com perfeição.

Um aparelho Blu-Ray / DVD completa o quadro de distrações, com possibilidade de locação de filmes na recepção. Mas definitivamente nada é mais interessante do que apreciar os momentos livres na varanda do quarto, seja durante o dia, seja durante a noite.

O café da manhã fica um nível abaixo da recepção. Para chegar no restaurante atravessamos a Sala da Lareira, um espaço perfeito para leitura que conta ainda com dois computadores com internet para uso dos hóspedes.

Chamar este brunch de café da manhã é, de certa forma, até uma ofensa ao esforço da maravilhosa chef Nira Gomes que mescla com perfeição as receitas clássicas da zona rural gaúcha com as dicas e sugestões dos hóspedes.

E não pensem que estou exagerando chamando esta refeição de brunch, sei que é comum encontrarmos brunch em hotéis apenas nos domingos, mas aqui é todos os dias, tanto que a mesa está pronta às 6:30 e vai sendo reposta até às 12:00.

Delícias caseiras de todos os tipos são servidas, inclusive pães recém-saídos do forno, tudo elaborado com muito charme e um toque de sofisticação. Não saia sem provar a deliciosa Cuca Alemã de Uvas e o Croissant de Goiaba.

Frutas e cereais também não faltam no buffet, tudo muito fresco, para acompanhar sugerimos os sucos naturais.

Caso haja alguma restrição alimentar basta comunicar ao Varanda das Bromélias no momento da reserva que a chef Nira Gomes fará um cardápio especial, seja ele vegetariano, diet, sem lactose ou sem glúten.

Se você já se hospedou aqui anteriormente poderá pedir para o serviço do hotel incluir algum bolo, torta, pão ou quiche que ficou em sua lembrança, eles farão este prato novamente durante a sua estadia. Nós já decidimos que não poderá faltar o delicioso sagu com creme, a apresentação no buffet é em lindas taças gigantes!

Além de todos os itens que já citamos estão incluídos no brunch ovos e omeletes feitos na hora e a seu gosto, pode pedir ovos mexidos, ovo poché, ovos fritos… Também são servidos waffle, crepes e chocolate (frio ou quente).

Está achando o serviço personalizado? Então escuta mais esta: O hotel permite que os hóspedes surpreendam seus pares com um café da manhã servido no apartamento com tudo o que o casal mais gosta, eles incluem seus pratos personalizados e também espumantes, crepes, sucos. Se o seu orçamento permitir até música ao vivo pode ser incluída no pacote.

Não podemos deixar de falar sobre o atendimento, este é o maior diferencial do Varanda das Bromélias, a equipe está sempre pronta para atender rapidamente todas as necessidades dos hóspedes e tornar a estadia inesquecível.

Saindo do restaurante os únicos sons que ouvimos são os ventos nas árvores e os pássaros cantando, é difícil de acreditar que a 500 metros dali a cidade está lotada de turistas e veículos.

O hotel conta com calefação central e ar condicionado em todos os ambientes, inclusive na área coberta da piscina térmica com 72m³, aqui sempre tem água aromatizada e toalhas à disposição dos hóspedes.

Explorando a infra-estrutura de lazer e serviços encontramos o fitness center com equipamentos novos e vista para mata, sala de sinuca e sala de jogos, tudo em bom estado de conservação.

É nesta área também que encontram-se o lounge oriental, o centro relax com sauna seca, duas salas de massagem e a sala de hidromassagem para banhos especiais. O serviço de spa é sob demanda e conta com tratamentos como Banho de Cacau, Banho Egípcio, Vinoterapia e Gomagem Corporal com Maracujá.

Outra cortesia/mimo aos hóspedes é o Chazinho da Tarde servido no apartamento por volta das 17:00 com chás diversos e bolo caseiro. Eles sempre pedem para ligar para recepção e pedir o chá, desta forma o pessoal da cozinha não corre o risco de incomodar os hóspedes durante seu momento de descanso.

Como você pôde ver até aqui a vocação do Varanda das Bromélias Boutique Hotel é voltada para o romance e para o atendimento personalizado, ideal para casais apaixonados, em lua de mel ou eternamente namorados.

Aproveitamos os especialistas em cenários românticos do hotel para termos uma noite diferenciada com o pacote À Luz de Velas e quando voltamos dos passeios ficamos totalmente extasiados com o cenário que nos esperava: Pétalas por todo o quarto, toalha branca sobre a mesinha de centro, lareira acesa, música romântica na Smart TV e muitas velas que exalavam um cheirinho maravilhoso.

Para completar o cenário perfeito haviam frutas frescas, bombons de chocolate, torradinhas, patês e espumante argentino. Um momento para marejar os olhos sempre que relembrar.

O hotel tem um cardápio extenso chamado de Momentos Inesquecíveis com pacotes românticos, especiais de lua de mel, piqueniques, comemorações surpresa e jantares especiais como o Jantar Thai, Jantar Japonês e o Jantar Exótico com especialidades da cozinha árabe.

Para estes momentos românticos dois espaços no Varanda tornam-se completamente privativos e ganham uma decoração exclusiva. Um é o cantinho zen com vista para mata que circula o hotel.

E o outro é a sensualíssima sala vermelha que fica próxima à Sala da lareira e ao restaurante. Durante o dia o que vemos é um espaço muito bonito e com rica iluminação natural.

Mas a noite o ambiente se torna um templo dedicado à paixão, velas perfumadas e pétalas de rosa tomam conta de todo o lugar, música romântica ecoa pelos corredores e toda equipe se mobiliza para atender de forma rápida e discreta.

Nosso Jantar Romântico foi Fondue na Pedra e teve como entrada torradinhas com patês caseiros. O prato principal foi frango e filé mignon grelhados na pedra com molhos especiais da cozinha do Varanda. Para sobremesa: Fondue de chocolate, frutas da estação e wafer de chocolate. Como acompanhamento optamos pelo vinho espanhol Senda de Haro Tempranillo.

Você deve ter notado durante toda a matéria os diversos itens de arte fusing que decoram os ambientes e servem como porta-velas, pratos e pires, todos eles podem ser adquiridos na boutique de vidros Telma Renner Gifts & Krafts. A loja com venda direta do atelier da proprietária do hotel fica no mesmo andar do restaurante, junto à Sala da lareira.

O hotel tem serviço de empréstimo de bicicletas para quem quer fazer um passeio pelos arredores de Gramado. Nós fomos caminhando para o centro todos os dias, cerca de 10 minutos para ir e 10 para voltar, mas só ficamos na região da Rua Coberta pois esta viagem foi mais para descanso. As bicicletas são altamente recomendadas para quem deseja ir um pouco mais longe e não quer se estressar com trânsito e estacionamento.

No check-out ainda recebemos mais um mimo, bolinho e biscoitos para alegrar nossa viagem de volta. Foi muito fácil olhar para os diversos prêmios recebidos e entender perfeitamente o porquê de tantas condecorações, reconhecimentos e títulos.

O Varanda das Bromélias consegue se destacar entre os grandes hotéis de luxo de Gramado devido a completa dedicação aos hóspedes, onde a equipe altamente qualificada usa a criatividade para proporcionar um serviço personalizado, único e inesquecível. Recomendamos a todos que buscam mais do que um lugar para dormir, este é um hotel para quem deseja uma experiência completa na Serra Gaúcha.

Não perca todas nossas matérias sobre a região neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos nesta viagem basta buscar pela tag #CDVTripGramado2017

Varanda das Bromélias Boutique Hotel
Rua Alarisch Schulz 158/198
Bairro Planalto
Gramado – RS – Brasil
+55 54 3286 6653
+55 54 99134 6524
varandadasbromelias.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)

  2. Fiquei apaixonada logo no início do post, com a cama de dossel, mas chegando ao fim já não me recordo do que gostei mais. Certamente do quarto preparado com velas e chocolates. Caramba! Isso sim é serviço diferenciado. Adorei.
    Abraço

  3. Nossa gente, que lugar lindo! Depois desse post esse lugar entrou na lista de onde ficar em Gramado. hahah! Adorei as dicas de vocês! E essas fotos? Lindas! Parabéns!

  4. Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)

  5. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

Queremos te ouvir

Fechar