VIAJAR.

Villa Pehuenia, Visual Estonteante e Aventuras com Impodi Turismo – Argentina

Villa Pehuenia é uma das cidades mais jovens e mais promissoras de Neuquén. Perfeita para casais e para famílias, com atrações para todas as idades durante o ano todo.

Chegar até a Villa Pehuenia às margens do Lago Aluminé e observar os bosques de araucárias que cercam a cidade coberta de neve é uma emoção inigualável.

Este templo natural do povo Mapuche é acessível via terrestre à partir dos aeroportos da capital Neuquén (330 Km), ou das vizinhas San Martin de Los Andes (188 Km) e Zapala (170 Km).

Para quem está planejando uma road trip vale citar que Buenos Aires está a pouco mais de 1600 Km deste paraíso, em compensação a fronteira com o Chile fica somente a 15Km de distância.

A estrada por si só já valeria esta viagem. Saímos cedinho de Neuquén e conseguimos apreciar uma gama incrível de cenários. Cruzamos desde paisagens da estepe, secas e rasteiras, até as radicais curvas da Pré Cordilheira dos Andes com neve para todo lado.

Antes de chegar ao vilarejo passamos pelo lindo Río Aluminé. Estas águas são perfeitas para a prática de rafting, caiaque e bote. Durante a primavera muitos campeonatos nacionais e etapas de mundiais são realizados aqui.

São quase 6 horas de estrada para percorrer os cerca de 330 KM que separam a capital de Neuquén e a Villa Pehuenia, mas em nenhum instante existe monotonia, bem pelo contrário, por diversas vezes nossa imaginação é estimulada com cenas inusitadas que nos fazem devanear sobre a vida e costumes do povo desta região.

Villa Pehuenia é jovem, foi fundada no ano de 1989. A intenção do estado provincial de Neuquén foi popular, planejar e controlar estas terras.

Em pouco tempo a beleza do lugar chamou a atenção de quem procurava natureza e tranquilidade para passar as férias e a estrutura hoteleira e gastronômica se desenvolveu rapidamente.

A aldeia parece ser um lugar secreto entre colinas e lagos. Durante o inverno as praias de areia branca escondem-se embaixo da neve e a floresta da Patagônia vira a estrela principal.

Estando por aqui não perca a oportunidade de contemplar o Mirador del Ciprés, Piedra Negra, El Mirador del Morro e La Garganta del Puma, são os melhores lugares para se ter uma panorâmica inesquecível de Villa Pehuenia.

Você vai chegar no topo, sentir a brisa no rosto e possivelmente a emoção tomará conta de seu corpo. O azul penetrante do lago Aluminé aos seus pés, montanhas e vulcões ao redor e casas, cabanas e pousadas escondidas nas florestas de pinheiros e araucárias. Do outro lado o verde Lago Moquehue e, ao redor de tudo, a imponente Cordilheira dos Andes.

Estes cartões postais da natureza são gravados na retina e armazenados para sempre na memória, a paisagem se move e excita, são formas delineadas entre penínsulas e baías.

O povo indígena Mapuche sempre foi muito zeloso com a natureza e protegeu estas terras o quanto puderam dos conquistadores espanhóis. Hoje podemos ver que valeu a pena todo o esforço, a Villa Pehuenia se tornou um segredo aberto com riquezas na terra, na água e no ar. Destino ideal para aqueles que gostam de aproveitar suas férias durante as 4 estações do ano.

De qualquer canto da vila pitoresca, seja do alto dos mirantes, das ruas, de uma de suas muitas praias… De qualquer lugar as vistas são perfeitas.

E não é apenas a paisagem que encanta é o seu estilo “aldeia de montanha”, suas casas de madeira e pedra, ruas de paralelepípedos e seus amplos espaços abertos. Embora tenha crescido consideravelmente nos últimos anos os habitantes em 2017 não passam de 3.000, o que faz com que a cidade mantenha uma escala humana que não sobrecarrega o trânsito, não gera muito barulho e nem permite a construção de grandes edifícios que possam ofuscar o mais importante: A natureza.

Este ambiente natural e paradisíaco consegue combinar a tranquilidade iminente com serviços de alta qualidade, hospitalidade e gastronomia requintada.

A principal atividade econômica ainda é a pecuária de ovinos e bovinos, seguido pela exploração controlada da madeireira. O turismo é a terceira atividade mais importante da cidade e está tomando força rapidamente.

A Villa Pehuenia também ostenta o título de contar com o centro de esqui menos conhecido da Argentina, o Cerro Batea Mahuida. Como você já sabe, parques de neve com boa estrutura e poucos turistas é um prato cheio para diversão.

O Cerro Batea Mahuida tem uma riqueza cultural e natural imensurável. É de propriedade da comunidade Puel, o que o torna o único na Argentina administrado por uma comunidade Mapuche. Ter o domínio de um centro de esqui é um reconhecimento mais do que justo para os donos originários destas terras.

Não chegamos a visitar Batea Mahuida porque uma nevasca havia bloqueado as estradas, ao invés disso passamos na Estilo Libre Outdoors bem no centrinho de Villa Pehuenia, alugamos nossas roupas para frio extremo e seguimos com a Impodi Adventure Patagônia para o distrito de Moquehue.

Durante o inverno nesta região é possível praticar esqui alpino, nórdico, snowboard, passeios de motos de neve e caminhada com raquetes. Nas estações mais amenas os principais atrativos são pesca, trekking, passeios a cavalo, passeios lacustres (roteiros de lagos), rafting, mountain bike e corridas de aventura.

Facundo Faccio conduziu com perfeição seu Land Rover 4×4 pelas subidas íngremes e pelos momentos tensos causados pela grande quantidade de neve no caminho.

Chegamos no topo de Moquehue após rodarmos por cerca de 40 minutos e fomos surpreendidos por uma estrutura que parecia ter saído de um filme de esquimós: Um domo geodésico, um moderno iglu construído com metal e tela de PVC de alta resistência.

Facundo, que nasceu em Zapala e tem a Impodi com sua esposa Ena, aproveita o momento de calor e proteção no domo para passar as informações de como será nossa “Caminata con Raquetas”. São servidos licor de pinhão (a semente da araucária), licor de chocolate e Whisky para amenizar o frio.

A técnica para caminhar com raquetes de neve é muito simples, este passeio pode ser feito por qualquer pessoa com mais de 5 anos. Todo material necessário é fornecido pela agência e o acompanhamento do guia é permanente.

Associamos o sucesso deste tipo de caminhada à toda magia que circula por esta floresta.

As araucárias milenares são plantas sagradas para os Mapuches, e na língua original chama-se Pehuén. O porte gigantesco das árvores protegia as tribos dos fortes ventos da região.

Durante os séculos o pinhão foi o responsável por alimentar todo o povo, sem essa semente dificilmente os indígenas sobreviveriam a esta região. Daí surgiu o nome da cidade: Villa Pehuenia.

Aproveitamos a nevasca e a energia que ainda sobrava depois da caminhada para conhecermos a montanha de uma forma mais radical, com snowmobiles. O passeio é super divertido e cheio de adrenalina, arriscamos até dirigir as motos de neve.

O tour durou cerca de 3 horas no total. Na volta tivemos que encarar as estradas com mais de 1 metro de neve acumulada, só conseguimos descer a montanha graças a grande habilidade de Facundo ao volante.

Conhecer Villa Pehuenia foi um sonho realizado. Esta cidade concentra a beleza da natureza e a simplicidade de pessoas que fazem de tudo para que possamos ter uma estadia inesquecível. Inclua em seu roteiro o quanto antes e aproveite a magia deste povoado enquanto ele ainda é pequeno.

Visitamos Neuquén durante o evento Enbiga 2017. Não perca nada desta aventura, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/enbiga

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripEnbiga2017

Impodi Adventure Patagônia
Calle Gobernador Castello 1539
Ruta 11, Moquehue
Villa Pehuenia
Neuquén – Argentina
+54 299 634 0245
impodi.tur.ar

Estilo Libre Outdoors
Galería El Cántaro – Local 1
Villa Pehuenia
Neuquén – Argentina
+54 294 249 8085
villapehueniaestilolibre.com

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Cada vez que volto ao blog Comer. Dormir. Viajar. encontro um lugar legal, continuem nos mostrando tudo que há de bom neste mundão de Deus

  2. Este sonho realizado de vocês virou meu sonho de destino! As paisagens são espetaculares! Tem razão, elas se movem e grudam em nossa mente, e nada tem de monotonia.
    Já estive em Neuquén 2x e em San Martin 1, onde fiz snow. Imagine só se eu soubesse da existência desse lugar tão encantador!!
    Agora que fui apresentada, quero muito ver tudo isso bem de perto! bj

  3. Olá! Que artigo tão apetrechado de fotos e paisagens deliciosas! Tanta montanha, neve e lagos. Não sabia que essa região era tão bonita. Comer naquelas tendas e andar na moto de neve também deve ser muito bom! Abraços

  4. Aiii gente, sou louca para ver neve! O máximo que já vi foi uns floquinhos finos que nem formaram crosta de gelo no chão em Dublin. haha!
    Muito show esse passeio de vocês pela Villa Pehueia, que lugar lindo! Fiquei muitoooo feliz de saber que a região tem tanto esporte de aventura! Sou louca por todos eles! Exceto passeios de cavalo que sou contra, mas de resto iria querer aproveitar todos! haha!
    Também achei muito top esse domo! Sou louca para entrar em um desses! haha!
    Apesar da viagem longa, realmente a estrada deve estimular a imaginação, de linda que é, né? Fiquei com muita vontade de fazer o trajeto que vocês fizeram, lindo demais! Alias, arrasaram nas fotos!
    Amei a trip de vocês! Muito bom! =)

  5. Nossa, que post mais inspirador!!! Um lugar incrível! Muito lindo mesmo! As fotos estão maravilhosas, nos fazem viajar juntos, como se estivéssemos lá! Confesso que não conhecia este lugar, mas já amei!

  6. Que lugar mais espetacular! Mesmo vivendo relativamente perto e conhecendo bem as vizinhas, Villa Pehuenia nunca esteve nos meus roteiros e agora tenho muitos motivos pra sonhar com esse lugar lindo! <3

Queremos te ouvir

Fechar