O Tango Porteño é sensual, lindo e tem o melhor da música Argentina.
E para quem ainda tem alguma dúvida enquanto planeja sua viagem para Buenos Aires: SIM, um show de tango é obrigatório.
Quem visita Buenos Aires pode presenciar o tango de várias formas, desde as pequenas milongas que acontecem nas ruas às grandes apresentações que ocorrem em teatros ou casas de shows.
Já tive a oportunidade de assistir diferentes espetáculos nesta cidade e esta semana decidi experimentar o famoso Tango Porteño. É praticamente impossível passear no Obelisco, símbolo desta cidade, e não ver a fachada chamativa do teatro.
Chegamos por volta das 20:15 e fomos muito bem recebidos, é fácil se sentir confortável com os funcionários da casa.
O teatro do Tango Porteño é um espaço maravilhoso, um edifício histórico onde antigamente funcionava o cinema-teatro de propriedade da Metro Goldwyn Meyer com capacidade para 1 mil pessoas.
A decoração do espaço ainda preserva traços da arquitetura e do estilo antigo, deixando o clima ainda mais interessante.
Confesso que não esperava que fosse tão espaçoso, confortável, luxuoso e com visibilidade tão otimizada. Com um palco enorme, cortinas vermelhas e três grandes ambientes com mesas na platéia, não importa onde você ficar, assistirá o espetáculo com clareza.
Os ingressos são divididos por setores e a compra pode ser feita pelo site oficial do Tango Porteño, que costuma oferecer descontos de 10% a 20% para quem opta pela aquisição on-line, e também pode ser feita na bilheteria do local, no dia do show.
Há três modalidades, cada uma compreende a um espaço no teatro e pode ser adquirida optando por somente o show ou show + jantar incluído: Plateia, Executivo e VIP. Recomendo muito fazer o pacote completo show + jantar, pois este é excelente e farto, com entrada, prato principal, sobremesa em um menu de iguarias argentinas.
Nesta viagem seguimos para Buenos Aires minha esposa, minha mãe, meu padrasto e eu. Como o show é muito familiar e queríamos ter toda a experiência do local, optamos pelo Jantar + Show VIP. A diferença está nos ingredientes da comida e na qualidade do vinho que é servido.
No menu Platéia, por exemplo, o vinho oferecido é San Felipe, no Executivo já vamos para um Trumpeter e o VIP oferece Rutini e champagne Chandon Extra Brut, além de camarões e salmão no cardápio, o que não tem nos outros. Todas as bebidas, incluindo cerveja, refrigerante e a água são à vontade em todos menus com jantar.
Assim que você se acomoda o garçom já vem perguntar sobre a bebida que você deseja e lhe entrega o cardápio correspondente ao seu ingresso. Aqui você tem os cardápios completos.
Como estávamos entre 4 pessoas, decidimos pegar pratos diferentes para experimentar o que de melhor a casa oferecia:
A função começa com um couvert e um delicioso canapé:
Entradas Escolhidas:
Boedo: Rabinhos de camarões patagonicos marinados acompanhados de mousse de abacate e tomates frescos
San Telmo: Clássicos pastéis crioulos de carne cortada à faca com olivas verdes.
Villa Urquiza: Dupla de presuntos, cru e cozido, acompanhada de cubos de queijo, pudim de batatas à creme de mostarda e ciboulette em bouquet de folhas verdes.
Flores : Sopa creme de cebolas glasé, chalote e alho-poró com torradinhas de pão de campo e chuva de salsa fresca.
Pratos Principais Escolhidos:
Parque Patricios: Contrafilé raça Angus grelhado com batata textura, tomates cherry, pimientos e queijo provolone
Caballito: Tournedo de filé mignon raça Angus grelhado com batata textura, tomates cherry, pimientos e queijo provolone acompanhado de molho malbec.
Almagro: Peito de frango recheado com bacom e rúcula, acompanhado de puré de batata doce ao caramelo, tian de vegetais ao romero e suave molho de lima.
Nueva Pompeya: Matambre de porco com batata textura, tomates cherry, pimientos e queijo provolone.
Sobremesas Escolhidas:
Tango Porteño: Degustação de típicas sobremesas portenhas: Pudim caseiro com doce de leite, trilogía de queijos e doces, sorvete de doce de leite sobre crocante de cacau e laranjas.
Monserrat: Mousse de chocolate semidoce especiado, acompanhado de clássico arroz com leite sobre praliné.
Barrio Norte: Creme de maracujá sobre biscuit de chocolate com leite, acompanhado de cubos de maçãs assadas
Não preciso dizer que sobrou comida nos pratos né? É super bem servido, rápido e todos pratos muito bem apresentados. Agora é hora do show!
O Tango Porteño é ideal para quem quer conhecer a história do tango e a cultura portenha que é paixão nacional. Como sugere o nome da casa: “Porteño” – o gentílico dos argentinos de Buenos Aires – significa “do porto”. A palavra é perfeita também para definir o tango, já que o ritmo é a expressão cultural mais emblemática da cidade e nasceu na região costeira de Buenos Aires.
O show que estava sendo apresentado foi o Glorias Argentinas, um espetáculo com a participação de Juan Carlos Copes com mais de 60 anos dançando tango e considerado “El Bailarin Del Siglo”.
Ás 22.15 as luzes se apagam completamente e um filme com imagens em preto e branco de lendas do tango e imagens dos anos 40/50 inunda a tela. Glorias Argentinas começa com a fantástica Orquestra Típica Di Salvo conduzindo toda trilha musical. 12 músicos. Um piano, cinco violinos, um contrabaixo, um violoncelo e quatro bandônions fazem a platéia arrepiar-se desde o início.
O show faz uma espécie de retrospectiva da história do tango e de Buenos Aires. No início do show o cenário é justamente dessa Buenos Aires mais antiga, o que é refletido também no vestuário.
Tango Porteño recupera a essência desta dança e a cristaliza em um lugar único e irrepetível. Recria magicamente a época mais importante para o tango argentino e transcendente da história, emoldurando-a luxuosamente em um espetáculo emocionante. As quase duas horas de duração passam em um piscar de olhos.
É um espetáculo completo de música, dança e interpretação. Como característica principal, o tom melancólico e dramático, mesclado à sensualidade e ao romantismo. Talvez seja exatamente essa dramaticidade contrastante que encanta a nós, brasileiros, acostumados com a alegria de nossos ritmos.
O vestuário é impecável e há várias mudanças de cenário. Durante o espetáculo, apresentações em grupo, em dupla e solos. No total, são 32 artistas em cena. Difícil dizer qual sequência é a melhor.
É um show que prende a atenção do início ao fim e impressiona pela qualidade técnica dos dançarinos e da orquestra, sem o uso de grandes artifícios especiais, sem aquela cara de espetáculo americano, voltando todas as atenções para o tango em si.
O tango é uma dança extremamente sensual e você sai de lá contagiado querendo se matricular na primeira turma que encontrar na frente!.
Toda a equipe do Tango Porteño está comprometida com a excelência e a perfeição do show, o que garante uma noite inesquecível em Buenos Aires, indicado para todos que procuram uma combinação de sofisticação, elegância e modernidade, tudo genuíno, muito mais Buenos Aires do que Broadway.
Dicas:
- Leve um dinheiro extra para uma gorjeta (em espanhol: propina) para os garçons
- Crianças de até 3 (três) anos entram grátis. De 3 a 10 anos pagam metade do valor da entrada.
– Quer ver uma palhinha do tango portenho para aguçar a vontade? É só dar uma volta durante o dia pela Calle Florida ou pelo Caminito. Ali, casais talentosos de artistas de rua disputam a atenção dos estrangeiros. E tem também o vídeo abaixo, que gravei durante o espetáculo:
Dias e horários:
De segunda a domingo
Traslados gratuitos: Centro / Porto: a partir de 19:00
Jantar às 20h30
Show de tango às 22h