COMER. DORMIR. VIAJAR.

Vinícola Casa Fontanari, Vinhos de Autor em Bento Gonçalves, RS – Brasil

A Vinícola Casa Fontanari faz parte do roteiro Caminhos de Pedra e protege, entre lindas paisagens, algumas das bebidas mais interessantes produzidas em Bento Gonçalves.

Vinhos de autoria são uma tendência em todo o mundo. A possibilidade de uma bebida com personalidade marcante e forte influência do terroir pode tornar-se em uma experiência única. E foi este o espírito que encontramos na Vinícola Casa Fontanari, uma equipe dedicada a elaborar pequenos volumes de vinho, experimentando e criando uma nova cultura na região.

A propriedade fica em uma encosta com muito verde, logo depois do acesso feito pela Pedra do Sol no Caminhos de Pedra. É fácil perceber que chegou, basta avistar os grandes barris que decoram todo o jardim.

Embora a construção da vinícola seja moderna as degustações acontecem no porão da casa, onde preservou-se as pedras da estrutura original, datada de 1932.

Fomos muito bem tratados pelo atencioso Fernando, responsável pelo atendimento aos vistantes, e ficamos surpreendidos com a gentileza de Victor Fontanari, o jovem que é um dos sócios da propriedade. Ambos demonstram um singular conhecimento, entusiasmo e amor pelo que fazem.

A temperatura do porão não passa dos 19° C durante os meses quentes e se mantém próximo aos 14° C nos meses de inverno, isto faz muita diferença para o amadurecimento dos vinhos que repousam nas barricas de carvalho americano, francês e húngaro.

A Degustação Tradicional custa R$ 10,00 e conta com Cabernet Sauvignon, Esmeralda, Vinhos de Mesa e sucos.

Recomendamos fortemente a Degustação Premium que custa R$ 30,00 e apresenta o excepcional Casa Fontanari Ancellotta, premiado no concurso mundial de Bruxellas, além do Chardonnay, alguns espumantes e outras raridades como o trebiano toscano. (valores em 12/2017)

O valor das degustações é revertido em desconto caso o cliente compre algum produto. Os vinhos finos são produzidos em pequena escala, com garrafas numeradas e a casa ainda guarda raridades como o Conhaque do Nonno 1996, que permaneceu 20 anos em um barril de carvalho e o Pisco, três vezes destilado, que teve produção de apenas 450 garrafas.

Na parte externa da Casa Fontanari encontra-se o deck. Este é o lugar ideal para degustar uma de suas novas aquisições enquanto se distrai com o ritmo de vida típico destas áreas rurais.

Os 14 hectares de vinhedos da propriedade localizam-se dentro da área demarcada pela Indicação de Procedência do município de Pinto Bandeira. A maneira como são plantados, apoiados por espaldeiras simples em uma ingrime montanha de terras basálticas, acaba custando quase o triplo do tradicional. Mas o esforço compensa na qualidade.

Uma amostra dos vinhedos podem ser apreciados bem próximos ao prédio principal, vale a pena uma caminhada por estas terras para apreciar a plantação.

O amor pela bebida é tão grande que até mesmo os banheiros foram construídos como grandes barricas de vinhos.

Nós consideramos a Casa Fontanari uma das melhores vinícolas familiares pra se visitar no Caminhos de Pedra. Indicamos o passeio para quem busca lindas paisagens e vinhos produzidos com paixão, união e personalidade, inspirados pela cultura e a alma desta região.

Não perca nada desta viagem pela Serra Gaúcha, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/serra-gaucha

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripfenachamp2017

Vinícola Casa Fontanari
Caminhos de Pedra
Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 3455 6257
casafontanari.com.br

Facebook Comentários