O Enbiga 2017 aconteceu entre os dias 19 e 28 de agosto com o tema Montanhas, Termas e Vales. O roteiro integrou as províncias de Rio Negro, Neuquén e La Araucanía e valorizou principalmente o trabalho do pequeno produtor rural destas áreas.
Com a comissão organizadora do Enbiga 2017 – Encontro Bioceânico Gastronômico – cruzamos por cenários de beleza ímpar que nos proporcionaram um inesquecível encontro entre comidas primorosas, os melhores vinhos e experiências turísticas emocionantes. Contamos com detalhes muitas destas experiências em diversas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/enbiga
A “cidade base” desta expedição gastronômica foi Neuquén, a capital da província homônima e um dos mais importantes centros urbanos da Patagônia argentina.
Esta é uma cidade de intenso desenvolvimento comercial, cultural, político e social, isto se deve a localização estratégica no circuito produtivo e turístico da região (com natureza e aventura), a boa infraestrutura hoteleira e ótima proposta gastronômica.
Adoramos a forma como a cidade moderna se integra com a natureza. A origem do nome vem da língua da tribo indígena Mapuche (habitantes da região antes da chegada dos espanhóis) e significa “audaciosa, empreendedora”.
A arte é cada vez mais presente na cidade que inaugurou recentemente a sede patagônica do Museu Nacional de Belas Artes. Mas mesmo com tanta cultura e sofisticação o povo continua sendo simples e acolhedor, tanto que ainda se conservam costumes antigos como dormir a siesta.
Apesar de o Parque Industrial Neuquén ser populado por diversas metalúrgicas, madeireiras, fábricas de cerâmicas e de embalagem, além de diversas empresas ligadas à exploração petroleira, estar entre os rios Limay e Neuquén permite que as atividades agrícolas estejam cada vez mais desenvolvidas e lucrativas. Hoje o cultivo intensivo é de frutas, especialmente maçãs e peras, e agora as uvas começam a ganhar muito destaque neste cenário.
Foi nesta cidade que conhecemos o restaurante La Toscana, um empreendimento familiar encabeçado pelo chef Mauricio Couly.
O complexo do La Toscana consiste em uma padaria, um empório e o restaurante. Tudo o que se vende por aqui tem origem na Patagônia e a produção é praticamente toda da família Couly (com exceção das bebidas).
Os itens da loja renovam-se constantemente de acordo com as estações do ano, que nesta região da Patagônia são muito bem definidas. Foi muito interessante observar o respeito aos produtos sazonais.
O cardápio do restaurante contempla receitas com cabra, cordeiro e truta, além de frutas finas como morangos e mirtilos.
A matriarca da família Couly, María Marta Bentimiglia, faz os famosos doces de leite, sempre com uma fusão entre leite de ovelha, cabra e vaca.
A padaria é considerada a melhor de Neuquén. Todos os pães passam pelo forno de barro que está aceso a 13 anos 24 horas por dia, o fogo nunca apagou.
No evento promovido para o Enbiga tivemos uma explicação sobre a produção dos maravilhosos queijos artesanais do La Toscana, um dos maiores orgulhos do chef e mestre queijeiro Mauricio Couly.
Foram degustados Petit Suisse com leite de cabra, Cendré del Valle, Cheddar Philly, Cuatro Esquinas, Memekan, Musters e Patagonzola, inspirado pelo gorgonzola italiano, com o protagonismo do terroir da Patagônia.
Todos os queijos são produzidos com leite das 12 vacas Jersey, 50 ovelhas frísias e 50 cabras Anglo Nubiana e Saanen que eles possuem na fazenda própria. Os animais tem nome, recebem muito carinho e a alimentação é rigorosamente controlada. Como disse Mauricio “Um animal feliz dá leite bom”.
Os vinhos que harmonizaram com a experiência foram o La Poderosa da Bodega Del Fin Del Mundo, que traz no rótulo a figura da Norton 500 que o jovem Ernesto Che Guevara viajou pela região da Patagônia na década de 50. O maravilhoso Pinot Noir frutado, elegante e fresco, também da Bodega Del Fin Del Mundo e por fim o espumante Deseado, doce, com aromas de flores e notas de mel, produzido nos vinhedos da Bodega Familia Schroeder.
Outra grande experiência gastronômica ocorreu na Casa Tinta, um dos restaurantes mais premiados da capital Neuquén que tem como proprietário o chef Emmanuel Leiva, dono de uma admirável técnica.
O ambiente do Casa Tinta é simples e exclusivo. Eles não possuem cardápio, as refeições são servidas no estilo “menu confiança” e as receitas mudam sempre de acordo com os melhores produtos encontrados na feira do dia.
Fomos cativados pelas texturas e pelos ingredientes utilizados na cozinha do chef Emmanuel, experimentamos receitas como Truta crua com Arroz Selvagem, Queijo Brie com Maçãs e Nozes carameladas, Truta com Presunto e Queijo de Cabra e Cordeiro 7 horas.
Franchesca foi nossa última parada no Enbiga 2017. A mansão construída nos anos 1970 na cidade de General Roca, província de Río Negro, foi convertida nos anos 2000 em espaço para shows, festas e apresentações .
Aqui tivemos entregas de certificados e agradecimentos a todos os mais de 20 chefs envolvidos em todo evento, uma confraternização incrível que uniu a gastronomia da Argentina, Chile, Costa Rica e Espanha.
A noite estava super agradável e a comida impecável. Os costa-riquenhos Darrell Tomas e Carlos Rodríguez preparam, respectivamente, Ceviche com Quinoa e Camarão com Coco e abacaxi em creme de Louro.
Miguel González da Espanha, fez uma ponte entre a Galícia e a Patagônia com o Composto de Merluza ao forno com Berberechos (molúsculos Cardiidae, também conhecidos como berbigões). A sobremesa foi preparada pelas argentinas Gabriela Martínez e María Seleme: Bolo de chocolate com Frutas Tropicais.
Participar do Enbiga 2017 como únicos representantes do Brasil nos encheu de orgulho e nos trouxe incontáveis momentos de alegria e aprendizado.
A interação e o intercâmbio de conhecimentos entre diversas áreas como gastronomia, movimentos culturais e imprensa são fundamentais para o desenvolvimento turístico de uma região, e o Enbiga uniu estes pilares de forma magistral.
Não perca nada desta aventura, atualizamos constantemente novas matérias neste link: comerdormirviajar.com/tag/enbiga
Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripEnbiga2017
La Toscana Restaurante
Juan Julián Lastra 176
Neuquén
Neuquén – Argentina
+54 299 447 3322
latoscanarestaurante.com
Casa Tinta
Gral. Fotheringham 166
Neuquén
Neuquén – Argentina
+54 9 299 517 6304
facebook.com/Casa-Tinta-Restaurante-117271588383573
Francesca
Gral. Conrado Villegas 150
General Roca
Río Negro – Argentina
+54 9 298 420 0727
facebook.com/Francesca.celebraciones