COMER. DORMIR. VIAJAR.

Paraíso Eco Lodge, Aventura e diversão em Ribeirão Grande – SP

Na propriedade com mais de 17 milhões de m² de Mata Atlântica preservada da pousada Paraíso Eco Lodge o que não falta são opções de aventura, contemplação e aprendizado.

O refúgio ecológico que ocupa uma área aproximada equivalente a 11 Parques do Ibirapuera está localizado em Ribeirão Grande, uma pequena cidade sem muitos atrativos urbanísticos mas que guarda um dos maiores tesouros do turismo ecológico no Brasil.

A Paraíso Eco Lodge situa-se entre o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), a Estação Ecológica Xituê, o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Estadual Intervales, todos reservas ecológicas de Mata Atlântica protegidas pelo Estado de São Paulo.

Além da pousada incrível e seus quartos com decoração super original que falamos neste post: Paraíso Eco Lodge – Hotel de Floresta e da cozinha completíssima que citamos aqui: Paraíso Eco Lodge – Gastronomia Típica Rural a Paraíso tem uma equipe de guias composta por moradores da região treinados para levar os hóspedes por pelo menos 13 trilhas ecológicas, 6 quedas d’água, 3 cavernas e 2 picos.

A Paraíso tem um estruturado time de guias para operar os atrativos naturais internos da propriedade e equipe treinada para levar grupos de visitantes a todos os parques vizinhos, para, desta forma, interagir com belas cavernas, cachoeiras e com a incrível região dos cânions.

Estes passeios externos duram geralmente um dia inteiro por isso é essencial o agendamento prévio, aproveite para combinar os itinerários no momento da reserva das diárias.

Se você reservar no Booking pelo link abaixo encontrará grandes ofertas e ainda nos ajudará a manter o blog: booking.com/hotel/br/paraiso-eco-lodge

Um dos tours externos que mais gostamos foi a Cachoeira da Florestal Vale do Corisco, que fica no município de Itararé na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná. A RPPN Vale do Corisco foi criada em 1999 e trata-se de uma das maiores reservas em SP, com 500,50 hectares de mata protegida.

A principal entrada para a cachoeira é um pequeno portão que é acessado apenas por guias credenciados, após atravessá-lo percorremos uma trilha plana e bem cuidada com aproximadamente 500 metros de extensão até chegar ao mirante que dá acesso a linda vista.

O lugar é ideal para contemplar a formação dos diversos cânions e da famosa cachoeira que é um dos maiores pontos turísticos de Itararé.

Aproveitamos para juntar ao roteiro da cascata um tour pelo Parque Ecológico da Barreira, que fica às margens da SP 258 – Rodovia Francisco Alves Negrão, no Km 362.

Este local foi palco de batalhas da Revolução de 32 e ainda existem trincheiras usadas por soldados para proteger a divisa do estado. A infraestrutura é boa e está bem sinalizada com várias placas de informação e orientação. Uma base fixa do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal oferece a segurança e ajuda os visitantes. O horário de funcionamento é das 8:00 ás 18:00, diariamente.

Ao todo são 70 mil m² de vegetação de cerrado que vão do cânion até a rodovia. Uma biodiversidade singular que nos encantou durante todo o passeio por entre as fendas e poços esculpidos pelas águas do Rio Itararé.

O parque fica exatamente na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, de um lado da ponte é Itararé e do outro já é Sengés/PR. Ao descer as escadarias que levam até as margens do rio encontramos a bonita Cachoeira do Chuveirinho, também conhecida como Cachoeira do Chuvisco.

No outro lado da Cachoeira do Chuveirinho, após descer algumas escadas, chegamos ao principal atrativo do Parque da Barreira a Gruta de Nossa Senhora, um espaço cercado de mistérios e lendas que ganhou este nome porque dizem que a luz que entra nas fendas do teto formam a imagem de uma santa.

Devido a devoção dos moradores a este espaço uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes está exposta, protegendo a caverna. As cores das rochas são impressionantes. Um detalhe que nos chamou muito a atenção foi o fato de que dentro da gruta o Rio Itararé fica super calmo, porém, em qualquer outro trecho ele tem grande volume de água e fortes correntezas.

As andorinhas, símbolo do município, fizeram das cavernas do parque seu habitat e passam as noites nos paredões, saindo todos os dias pela manhã em busca de alimentos e nos brindando com o espetáculo da revoada no final do dia.

Dependendo da época é possível observar milhares de andorinhas deixando os ninhos nas fendas dos paredões na metade da manhã e retornando para seus ninhos entre os paredões rochosos no crepúsculo. É literalmente de tirar o fôlego.

Aliás, o final da tarde no Parque Ecológico da Barreira é incrível não só pelas andorinhas, mas por toda a composição natural que esta região nos proporciona.

De volta ao complexo interno da Paraíso Eco Lodge optamos por conhecer melhor a Serra de Paranapiacaba e sua formação de rochas ígneas, que segundo os pesquisadores tem exemplares com idade entre 450 milhões a 3 bilhões de anos.

Entre os passeios disponíveis nos interessamos muito pela Gruta do Dragão, que é feito por uma trilha de Mata Atlântica preservada com muita vegetação e lindas flores como bromélias e orquídeas.

Nosso guia foi Jackson Delphino, um apaixonado pela Paraíso e conhecedor de cada detalhe da propriedade. Foi incrível poder receber um pouquinho do conhecimento deste desbravador e entender mais sobre a geologia e geografia da região.

No caminho atravessamos vários riachos, descemos e subimos as elevações por entre árvores de mais de 40 metros. O passeio dura cerca de 2:30 e é de dificuldade fácil, pode ser facilmente feito por toda a família. A gruta foi batizada assim devido ao seu pórtico de entrada lembrar a cabeça de um dragão.

O interior da caverna é lindo e cheio de formações curiosas, ouvimos diversos termos como gnaisse, xistos, filitos, migmatitos e quartzitos, confesso que não conseguimos identificar nem diferenciar muitas destas coisas ainda, mas foi incrível saber da existência e poder estar no meio de tanta beleza.

Outro passeio indispensável para quem visita a Paraíso Eco Lodge é subir ao Pico do Sol e poder contemplar toda a imensidão da serra e do entorno da propriedade.

O cuidado do pessoal é extremo, antes de iniciar a caminhada tem uma seção de alongamento para prevenção de lesões e bastões de bambu são disponibilizados pela equipe de guias para auxiliar na caminhada que leva cerca de 30 minutos em ziguezague por meio da floresta de pinheiros.

A grandiosidade da mata ainda preservada e o por do sol espetacular são o ponto alto deste passeio. No topo do Pico do Sol é preparada uma mesa de madeira com toalha de renda, suco e petiscos leves para repor a energia e descansarmos da subida. O tour completo dura cerca de 1:30.

Os passeios pelas trilhas, cachoeiras e cavernas da Paraíso Eco Lodge podem ser feitos por qualquer pessoa, não importa a idade ou a condição física. Tudo pode ser aproveitado por famílias com crianças e amantes do turismo de aventura que desejam conhecer os mistérios e belezas da natureza. Adoramos a experiência e desejamos voltar para fazermos os outros passeios que não tivemos tempo nesta viagem.

Você gostará de ler também:

Paraíso Eco Lodge, o Exótico Hotel de Floresta em Ribeirão Grande

Paraíso Eco Lodge – Gastronomia Típica Rural em Ribeirão Grande

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos nesta viagem basta buscar pela tag #CDVTripParaiso

Paraíso Eco Lodge
Estrada Municipal 250 – Zona Rural
Ribeirão Grande – SP – Brasil
+55 15 3542 4525 / 11 98613 1313
brasilparaiso.com

Facebook Comentários