Chegou o último dia da aventura. Acordamos as 2:45 da manhã.
Temos 2 motivos para acordar cedo, o primeiro é que os carregadores precisam desmontar o acampamento o mais cedo possível para pegar o trem em Aguas Calientes e voltar para Cusco, o segundo motivo é estarmos no grupo mais próximo ao portão de controle de entrada para Machu Picchu, que abre as 5h, desta forma fazemos o caminho na frente e chegamos mais cedo para aproveitarmos melhor Machu Picchu.
Fazer esse trecho correndo é super difícil e cansa muito, mas chegar em Inti Punku, a Porta do Sol recompensa tudo.
Na Porta do Sol em meio a neblina da manhã já dá para ter a primeira visão de Machu Picchu. É esplêndido, estonteante, excepcional, exótico, extraordinário, não existe adjetivo que faça jus ao que se pode sentir neste momento.
A vontade de descer logo para a Cidade Perdida dos Incas e o desejo de permanecer por horas em Inti Punku admirando aquela paisagem se confundem. A maioria vence e decidimos descer até Machu Picchu.
Entrar finalmente na Cidade Sagrada é a realização de um sonho. Agora é o momento para agradecer Pacchamama (a Mãe da Terra) por nos permitir conhecer, explorar, e fazer parte das montanhas mágicas do Peru. “Quando você saúda a montanha, a montanha saúda você.”
Assim que chegamos, Jhonnatan, nosso guia, indica o guarda-volumes próximo a entrada de Machu Picchu para deixarmos nossas bagagens e aproveitarmos o dia sem o peso que carregamos por toda Trilha Inca. Custa 3 soles cada mochila.
Deixamos nossas mochilas pesadas, que carregamos por 4 dias, e ao mesmo tempo incorporamos uma bagagem gigantesca, cheia de lições que levaremos na alma pelo resto da vida.
Por cerca de uma hora e meia temos uma visita guiada passando pelos principais pontos e explicando a história de cada um, é a hora de conhecer e aprender, ao vivo, os mistérios que existem na Casa do Inca, Portal das 3 Janelas, Sala Acústica…
O tour guiado acaba na entrada para o Wayna Picchu, que é a montanha grande que aparece de fundo em todas fotos. Agora o tempo é livre, até o final da tarde, quando fechar o parque.
Depois de um dia memorável é hora de partir para Aguas Calientes. A Alexandra da Peru Grand Travel já havia deixado tudo pronto, inclusive nossas passagens de ônibus de Machu Picchu/Aguas Calientes. Os ônibus nunca param, chegam a saem a cada minuto. Carimbamos nosso passaporte e por alguns segundos não acreditei que tinha conquistado estes 4 carimbos. É emocionante.
Que saudades de dormir em uma cama de verdade e tomar um bom banho. Foram dias memoráveis.
Você gostará também de ler:
Machu Picchu: Trilha Inca – 1º dia
Machu Picchu: Trilha Inca – 2º dia
Machu Picchu: Trilha Inca – 3º dia
Vídeo com o caminho completo:
Realmente é lindo…
Realmente é lindo…
Adorei as dicas! E as paisagens são lindas!!!!
Estou organizando minha viagem, as avaliações estão ótimas 😀
Vale muito a pena Valentino!
estou indo a todos locais que são indicados no Pessoas e Lugares, muito obrigado e continuem com as dicas
Obrigado Fábio, as tuas dicas estão me ajudando muito
Lindo …lindo…gostaria de conhecer…colocarei no meu roteiro de viagens…