DORMIR.

Pousada Don Giovanni, Espumantes Feitos Com Amor em Pinto Bandeira, RS – Brasil

A Don Giovanni, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, reúne num único lugar: vinícola de excelência, pousada familiar, turismo rural e restaurante típico. Tudo isto em um cenário de tirar o fôlego.

O complexo enogastronômico da Pousada Don Giovanni fica no município de Pinto Bandeira, cerca de 12 km do centro de Bento Gonçalves e 6 km da rota turística Caminhos de Pedra.

Esta região cinematográfica, cercada de paredões, montanhas e vales tem o terroir reconhecido internacionalmente pela produção de grandes espumantes e vinhos delicados.

O estilo da propriedade é rústico e colonial, assim que passamos pelo pórtico parece que somos teleportados para outros tempos.

A recepção se dá na área de varejo e degustações da vinícola, um espaço cheio de obras de arte e diversos objetos para amantes dos vinhos e espumantes. É fácil ficar impressionado com o lugar, super bem decorado e com tantas peças diferentes.

Estas terras já pertenceram a família Dreher e foram utilizadas como vinhedo experimental, centro de pesquisas e laboratório dos Conhaques Dreher. Em 1982 o ex-diretor industrial Ayrton Giovannini e sua esposa, Dona Bita, adquiriram os 50 hectares para uso como casa de veraneio e para iniciar sua produção de vinhos.

Hoje a vinícola Don Giovanni é representada pela quarta geração da família, a capacidade de produção chega aos 120.000 litros e o armazenamento atinge até 400.000 litros.

Uma construção antiga de 1930, com o clássico estilo arquitetônico da colonização italiana é utilizada desde 2003 como a acolhedora pousada. São apenas 7 suítes no casarão e 1 chalé para até 4 pessoas, que fica em meio aos vinhedos.

A sala de estar reúne os hóspedes em frente à lareira, aqui encontramos rusticidade, peças antigas da colonização italiana, conforto e arte.

Este espaço também serve para confraternizações de grupos e eventos pequenos como os mini wedding que acontecem com frequência na Don Giovanni.

As suítes ficam no andar superior e não possuem frigobar, porém, antes das escadas há uma geladeira com espumantes e vinhos onde podemos nos servir e registrar as compras para a comanda do quarto. Baldes de gelo também estão à disposição dos hóspedes.

Os preços neste espaço são menores do que no varejo, um incentivo a mais para conhecermos em detalhes cada rótulo.

Devido a um projeto cultural realizado pela proprietária em 2014, cada acomodação tem sua própria personalidade, contando com pinturas dos artistas gaúchos: Miriam Postal, Victor Hugo Porto, Alexandre Porto, Ivalino José Postal, Adelina Maioli e do uruguaio Armando González.

Tudo por aqui é muito simples, esta é a proposta do lugar. São móveis clássicos, ar condicionado dos modelos antigos e nenhum quarto tem televisão. Nem por isto acredite que falta conforto, bem pelo contrário, o enxoval é de boa qualidade e ninguém passa frio nos rígidos invernos.

O banheiro possui aquecedor próprio, ducha de fácil regulagem e grande vazão d’água, além de secador de cabelos. O amenitie kit é bom, porém, básico, sugerimos levar seu shampoo e sabonete de preferência para ter uma melhor experiência.

O café da manhã é sempre um momento especial na pousada Don Giovanni. O restaurante fica em uma área envidraçada com vista para o jardim.

Diariamente são servidos bolos caseiros e tantas outras delícias coloniais, sempre com espumantes para acompanhar.

A área de lazer conta com gramado dedicado à esportes, uma piscina grande, além de quiosque com churrasqueira e forno à lenha para assar pizzas.

Tudo na Pousada Don Giovanni é pensado para manter uma integração entre os hóspedes, os colaboradores e a natureza. É muito divertido conhecer a horta orgânica, descobrir cada uma das espécies de flores e até mesmo jogar uma partida de xadrez no tabuleiro gigante.

A vinícola é aberta à visitação e degustação para todo tipo de visitante, mesmo os que não são hóspedes da pousada. O agendamento é necessário, principalmente para grupos.

Grandes galpões abrigam a área de produção, o varejo e a sala especial de degustação. Seu passeio pode iniciar com as degustações ou finalizar por ela, depende do fluxo de visitantes no dia.

A marca produz, entre outras, as bebidas da grife francecesa Christian Audigier, dos restaurantes do Olivier Anquier e do Wok Side Bar do chef Rafael Jacobi.

A primeira parte da visita se dá percorrendo os caminhos traçados pelos tanques de inox onde ocorre todo o processo de fermentação das uvas. A produção é feita pelo método tradicional, também conhecido como champenoise, e pelo método asti.

Depois seguimos para a cave dos vinhos e espumantes que mantém a temperatura constante em 16°C e guarda as bebidas mais raras, as garrafas das próximas safras e aquelas que estão envelhecendo. Este espaço tem capacidade de armazenamento para 82.000 garrafas e a câmara de segunda fermentação suporta até 33.000 garrafas.

Alguns espumantes produzidos pelo método tradicional possuem diferentes tempos de maturação, que vão de 12 meses até 70 meses. Para completar a linha, a Don Giovanni possui um Brandy envelhecido em barris de carvalho por no mínimo 12 anos.

Dona Beatriz é uma incentivadora de artistas da região, por isto encontramos tantas peças diferenciadas com forte ligação entre o vinho, esculturas e pinturas, principalmente na área onde fica o varejo.

Adoramos o passeio e recomendamos a todos que querem conhecer o processo de fabricação de vinhos e principalmente dos espumantes da Don Giovanni, que estão entre os melhores do Brasil.

Sendo hóspede ou não, aproveite sua visita para conhecer a propriedade, comer frutas diretamente no pé, passear na plantação de girassóis, assistir às ovelhas pastarem e encantar-se com toda a beleza que existe por aqui.

A caminhada em meio aos parreirais é diferenciada, linda em qualquer época do ano, os trajetos são marcados por roseiras e figueiras que encabeçam as fileiras de vinhas.

As uvas para vinificação vem de 17 hectares, na sua maioria produzindo Pinot Noir e Chardonnay, mas a propriedade também possui vinhedos de Cabernet Franc, Merlot e Ancelotta.

A vinícola mantém o foco na sustentabilidade e no manejo biodinâmico dos vinhedos, tudo em harmonia com o ecossistema. A proposta é extinguir o uso de defensivos agrícolas substituindo-os por fertilizantes naturais elaborados por compostagem e diversas ações como poda baseada no calendário lunar e a plantação de trevos brancos e aveia entre os parreirais para regular os nutrientes do solo.

Ao final da tarde você pode seguir até o mirante para assistir a um dos pores do sol mais encantadores da região, com uma vista poética para os vinhedos e araucárias.

Melhor ainda se for acompanhado do Espumante Dona Bita, produzido pelo método tradicional com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir com maturação de 70 meses e apenas 8 gramas de açúcar por litro. Sem dúvidas, a bebida mais especial da Don Giovanni.

A Pousada Don Giovanni é o local perfeito para um fim de semana em casal e para uma animada reunião de amigos ou família. Um ambiente íntimo e simples, como se estivéssemos “posando na casa da vovó”.

Tudo isto somado a herança de técnicas enológicas com processos modernos de vinificação, regado a vinhos e espumantes de alta qualidade que são referência no mercado mundial.

Não perca a próxima matéria, onde contamos tudo sobre o restaurante e o jantar harmonizado da Don Giovanni:

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos durante esta viagem basta buscar pela tag #CDVTripVinhedos2018

Pousada e Vinícola Don Giovanni
Linha Amadeu, KM 12
Pinto Bandeira – Rio Grande do Sul – Brasil
+55 54 99691 7392
dongiovanni.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

Queremos te ouvir

Fechar