O restaurante Mergulhão em Fernando de Noronha não é um lugar para ir, é um lugar para ficar. Não é um restaurante na ilha, é um ponto turístico para se passar várias horas.
Nossa estratégia em Fernando de Noronha estava bem clara, no primeiro dia fomos do aeroporto para a Teju-Açu Ecopousada, deixamos a mala e saímos rapidamente para o Mergulhão. Tudo planejado para não corrermos o risco de perder o pôr do sol mais bonito da ilha, se neste dia o clima não cooperasse teríamos outra chance durante a estadia. Foi um sucesso.
Não poderíamos ter melhor surpresa. Debruçado no morrinho em frente a Praia do Porto, com vista privilegiada para o Morro do Pico em um ambiente com um clima super descontraído encontramos um dos restaurantes mais legais do mundo.
O espaço é amplo, assim como as opções para desfrutar da linda vista e dos elaborados drinks. Espreguiçadeiras são posicionadas estrategicamente para que não se perca nenhum movimento dos barcos que vão e vem do porto.
Foi aqui também que encontramos pela primeira vez o lagarto mabuia correndo de um lado para o outro.
As lindas tendas no gramado com seus puffs confortáveis e a Capela de São Pedro ao fundo são super concorridas e ficam lotadas rapidamente.
Reservamos um espaço no prédio principal, o lugar que julgamos ser o ideal para apreciar o espetáculo do pôr do sol.
Tudo aqui encanta, desde o forro coberto de tecido chitão formando um colorido mosaico até a vista arrebatadora de Fernando de Noronha.
Fiz este tour em 360º para ilustrar melhor o que é estar neste paraíso.
(Tour Virtual, use o mouse ou gire o celular ao redor do corpo para visualizar)
Quando o sol começa a se pôr uma emoção indescritível toma conta de todos no Mergulhão, é mágico.
Para contemplar este momento único começamos com um Drink Assanhado: Vodka, morango, amora e manjericão.
A extensa carta de bebidas vai desde as tradicionais doses de destilados, passando pelos drinks com nomes engraçados como o “danado” e o “sangria desatada”, fechando com uma ótima seleção de vinhos e espumantes.
Com o cair da noite o restaurante torna-se mais romântico e aconchegante, os lustres artesanais de escama de peixe e a iluminação com velas nas mesas faz toda a diferença.
O cardápio é composto de exatos 30 itens entre petiscos, entradas e pratos principais, ainda conta com 5 sobremesas. É uma seleção que merece ser desvendada aos poucos, por isto já tínhamos optado pelo Menu Degustação na hora da reserva, este cardápio deve ser escolhido com alguns dias de antecedência.
Nossa sequência iniciou-se com o Tartar de Atum: O atum tem sabor marcante, devido a uma “cama de manga”; O queijo coalho com o doce do mel é simplesmente perfeito e o ceviche com molho de maracujá é deliciosamente ácido.
Continuamos com o Peixe Crocante: Filé de peixe recheado com camarão, palmito e queijo coalho em crosta de cereais, acompanhado de purê de abóbora e alho poró.
Depois chegou o Peixe Arretado: Filé de peixe grelhado ao molho picante de pitanga com crispy de couve e cuscuz nordestino.
Neste momento do menu degustação eu já concordei plenamente com o texto que abre o cardápio do Mergulhão:
“Um encontro de gostos e aromas. Receitas que não se mexe, mas perdoem nossos pecados, temos molhos, temperos e toques secretos. Inventivos pratos.”
A trilha sonora é de muito bom gosto, com músicas de todas as épocas, do rock ao hip hop, em perfeita harmonia com os atendentes despojados.
Para embalar o restante dos pratos nada melhor do que uma Caipirinha de Maracujá. Estava ótima!
Logo chegou o nosso Mignon Tropeiro: Medalhão de mignon grelhado ao molho de rapadura acompanhado de feijão tropeiro.
E para a sobremesa um mix de dois clássicos da casa: Banana Mil Folhas e Romeu e Julieta com sorvete de tapioca.
A banana é flambada em calda de cajá com mil folhas de tapioca, recheada com doce de leite. O Romeu e Julieta segue a mesma linha de releitura dos doces tradicionais nordestinos, goiabada grelhada com crosta de castanhas, queijo gratinado e o sorvete. Não sei dizer qual dos dois foi melhor!
Para finalizar a noite com chave de ouro experimentamos o cafezinho coado na hora, em um romântico coador vintage, um mimo.
O Mergulhão é o lugar ideal para uma tarde com ótimas bebidas, para um pôr-do-sol romântico e exclusivo e para uma experiência gastronômica inesquecível, tudo isto enquanto se aprecia uma das melhores vistas de Fernando de Noronha.
Mergulhão Gastronomia Brasileira
Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40
Fernando de Noronha
mergulhaonoronha.com.br
Mais uma inesquecível experiência em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.
Linda viagem, lindo post, lindas fotos! Parabéns pelo blog.
Muito obrigado Rosalia 😀
Otimas informações irei conferir.
Vale muito a pena Jesus, você vai amar o Mergulhão!
estou indo a todos locais que são indicados no Pessoas e Lugares, muito obrigado e continuem com as dicas
Que ótima notícia Dea, continue nos acompanhando, críticas também são bem vindas!