COMER.

Chicafundó, um mundo diferente em Porto Alegre – RS – Brasil

Na imensidão dos restaurantes existem muitas pessoas especiais, que buscam traduzir sentimentos em comidas e ambientes. O Chicafundó é um mundo diferente, outro universo de sensações gastronômicas somado a um lugar que respira alegria.

Quando fomos pela primeira vez no bistrô tivemos que ficar atentos para encontrar a loja Casa Refúgio Urbano, já que a fachada é maior e mais fácil de identificar. Como não moramos em Porto Alegre, a melhor opção foi dirigir até lá para aproveitar um jantar, que acontece somente às quintas.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (41) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (40)

O ambiente do Chica encanta desde a chegada. Durante o dia a solução é atravessar a loja para chegar no restaurante, à noite, uma entrada lateral é disponibilizada.

Um corredor nos prepara para a experiência da noite, o caminho até a porta principal se torna longo com tantas plantas e temperos na hortinha particular, a gente vai tentando identificar cada plantinha do jardim suspenso e prestando atenção em cada pequeno detalhe. Tudo nos faz lembrar de nossa infância e das casas do interior.

O encantamento continua na própria porta de madeira, com um rolo de massas como puxador e a inscrição inspiradora: “Que o amor esteja conosco ♥”.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (39) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (36) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (35) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (34)Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (33)

Mas é na área interna do Chicafundó que a arte se faz presente para onde quer que se olhe. Cada cantinho é único e rico em detalhes tornando o ambiente charmosíssimo e com uma atmosfera super acolhedora.

O restaurante é pequeno na estrutura, são apenas 7 mesas, mas é imenso como o coração dos idealizadores. A síntese de que “aqui se cozinha com amor” pode ser ampliada: “Aqui tudo é feito com amor”.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (32) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (16) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (20) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (19) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (18) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (17) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (12)

Fomos recepcionados pelo Caqui, que atendeu com perfeição nossa mesa por toda noite. Quando chegamos ao nosso lugar meu nome estava lá, escrito a mão em um coração de papel recortado de forma irregular e preso no mini rolo de macarrão, um mimo que nos fez sentir especial.

E é assim mesmo, cada um aqui é especial e único. Cada cliente é tratado como se estivesse sozinho no restaurante, cada reserva tem uma mesa exclusiva. Esta é uma das maiores vantagens do pequeno espaço.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (5) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (8)

O Chicafundó abre de terça à sábado para o almoço, estilo menu confiança, o cardápio muda a cada semana e é disponibilizado no site e na página oficial do Facebook.

Cada dia é uma experiência diferente, o auge é o sábado, onde o classico orienthai, como descrito por eles mesmos “sempre picante e aromático” tem o menu revelado somente na sexta a tarde.

O jantar tem a dinâmica parecida, o diferencial é que acontece somente nas quintas, sempre com reserva e funcionando entre 20:00 e 23:45. O restaurante tem a política de não rodar mesa, independente do horário reservado a mesa estará prontinha deste às 20:00 só esperando pelo cliente.

O valor fica em R$75,00 (03/2015) por pessoa e inclui couvert , entrada, 2 pratos principais, sobremesa e água com gás ou água na Jarra sem gás, no final você ainda pode pedir um espresso ou chá quente.

Os cardápios podem ser vistos nas paredes e nos espelhos e a água na jarra pode ser aromatizada com limão.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (13) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (9) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (7) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (2) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (6)

Nosso jantar especial começou com um couvert simples e delicioso, Pão com Manteiga.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (4)

A entrada foi uma Salada Morna Mavemonte. Bem delicada, com uma combinação harmônica entre bacon e camarão.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (22) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (23)

Como primeiro prato principal tivemos um Ragu de Cordeiro com Polenta. Parece que a chef Elisa estava adivinhando que a tempos eu desejava comer uma polenta “molinha”, com o ragu de cordeiro ficou divino. Um prato bem forte, estilo a comida da nona.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (25)

O segundo prato principal foi Roastbeef com Legumes. O segredo foi a troca de sabores da carne, que estava no ponto, com os vegetais, assim um acabou assumindo um pouco do gosto do outro.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (27) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (26)

Para sobremesa veio uma Torta de Iogurte, estava tão bonita que quando eu me dei conta já estava comendo, nem tinha tirado uma foto para vocês, rsrsrsrs, mesmo assim, melhor uma foto da sobremesa pela metade do que nenhuma foto né?

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (30) Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (29)

Como vocês puderam ver, a criatividade está estampada em tudo, tanto na decoração quanto nos pratos, e o mais legal é que está sempre mudando, dificilmente (acredito até que seja impossível) algum dia alguém comerá esta mesma sequência que descrevi.

Com o prazer de comer uma boa comida vem sempre a vontade de agradecer quem nos proporcionou estes momentos mágicos, por isto raramente consigo resistir de dar uma passadinha na cozinha, ainda mais que no Chicafundó a cozinha fica bem pertinho de todo mundo.

O pessoal é super gente boa, na foto abaixo, da esquerda para direita os chefs: Leonardo Xerez, Elisa Prenna e Matias Moreno. Três gigantes, não pela estatura, mas pelo amor que transmitem e pelo sorriso radiante que ilumina a casa.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (37)

No Chica temos a possibilidade de desacelerar um pouco esse ritmo frenético do nosso dia-a-dia e podemos fazer uma refeição sem pressa, com a certeza que teremos ingredientes selecionados e frescos em um ambiente onde ficar olhando para os lados faz parte do show.

O resultado da equação: Comida boa, preço justo, amor nos detalhes, ambiente legal e pessoas incríveis só pode ser: Felicidade.

A dica é aquela velha conhecida: Reserve, e com uma boa antecedência, porque está sempre lotado.

Chicafundó 
Rua Coronel Bordini, 232 – Loja dos fundos
Moinhos de Vento – Porto Alegre
Fone: (51) 3028.6091
chicafundo.com.br

Mãos Pelo Mundo de hoje não será em um cardápio, já que o Chica não possui um específico. Decidimos fazer nossa foto em uma das lindas almofadas que ornamentam o restaurante.

Chicafundó - Porto Alegre - pessoaselugares.com (31)

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Sensacional esse lugar. É incrível a sensação que as fotos passam. Parabéns pelo post e pela viagem. Abraços.

Queremos te ouvir

Fechar