Uma coisa é fato: É impossível não ficar encantado com tudo que existe em Fernando de Noronha, mas não se engane, a pousada Teju-Açu é sim o paraíso dentro do paraíso.
O tema “luxo em Noronha” já causou muita polêmica. De um lado os que acreditam que Noronha é um lugar para se viver de forma mais simples, estilo mochileiro, e que os preços são absurdos ao extremo. Eu estou no time dos que acreditam que existe sim uma forma de harmonizar, aproveitar o ecoturismo verdadeiro e ter luxo agredindo o mínimo possível, pude presenciar isto na Teju.
Quanto aos preços… É importante ressaltar que eles estão mais atrelados a dificuldade de estar a 500 km de Recife e de que não é permitido produzir quase nada na ilha do que a suposta ganância dos empresários de lá. Em relação a dificuldade enfrentada, os valores não são tão absurdos.
Ficamos hospedados em outros lugares na ilha, e a Teju-Açu foi, na nossa opinião, a pousada que ofereceu a melhor relação custo x benefício.
A grandeza deste lugar está em se entender as limitações de Noronha e compreender o quanto de trabalho é necessário para fazer uma pousada deste nível funcionar. Por motivos óbvios, e que eu concordo plenamente, até para pintar uma janela é necessário vários procedimentos e autorizações.
A localização da Teju-Açu Ecopousada é excelente, ela fica literalmente em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica, a 10 minutos de caminhada da Praia da Conceição.
Esta pousada é digna de fazer parte do seleto catálogo do Roteiros de Charme e de figurar na lista dos hotéis com caráter autenticamente brasileiro recomendados pela National Geographic americana.
A recepção é feita com todo o esmero pela equipe. A gentileza dos funcionários, os detalhes e cuidado que eles tem com cada hóspede é realmente o grande diferencial do hotel.
Todo mundo aqui é VIP, são apenas seis bangalôs construídos sobre palafitas, com dois pisos cada, totalizando 12 apartamentos. A gerencia geral fica com o Fabio Oliveira, um manager altamente eficiente e com grande experiência internacional.
As meninas da recepção se incumbem de tudo o que precisamos para passar dias maravilhosos em Noronha: agendam passeios, reservam restaurantes, providenciam transporte e equipamento de mergulho. É incrível ouvir todos que trabalham na pousada nos chamar pelo nome.
Na verdade o atendimento começou muito antes de chegarmos, assim que reservamos pela internet já recebemos um extenso email da área de concierge recheado de dicas e informações de extrema importância, praticamente um resumo de tudo o que a ilha oferece. Outro benefício ótimo são os traslados; O pessoal busca no aeroporto e literalmente te conduz pela mão até a saída de Fernando de Noronha.
Na Teju, depois do rápido check-in fomos conhecer um pouco das áreas comuns e nosso apartamento.
(Tour Virtual, use o mouse ou gire o celular ao redor do corpo para visualizar em 360º)
Existem somente dois tipos de habitações, o Bangalô Teju, no pavimento térreo e o Bangalô Teju-Açu, no pavimento superior.
Ficamos hospedados no Bangalô Teju-Açu. O clima remete a uma casa de luxo na praia, a decoração é rústica e ecologicamente consciente, com móveis em madeiras de reflorestamento e luminárias feitas com cascas de cebola.
A diferença entre eles é que o Bangalô Teju-Açu além de obviamente ter uma melhor vista por estar em um pavimento mais alto, possui cama king size (o Teju tem uma cama de casal queen), é um pouco mais silencioso e tem o pé direito mais alto, acompanhando o telhado. A vista de todos apartamentos é direcionada para área interna da pousada.
Um prato de boas vindas com frutas fresquinhas estava pronto junto a nosso drink de água saborizada na charmosa mesinha de canto.
A cama é hiper-confortável, com uma quantidade enorme de travesseiros e um mosquiteiro que faz toda a diferença, afinal de contas estamos no meio da mata.
Muitas flores decoram o ambiente, os roupões ficam em um móvel aos pés da cama.
As instalações são excelentes, principalmente se considerarmos as restrições locais relativas às normas ambientais. Há ar condicionado, frigobar, TV 32’’ de tela plana, Sky HDTV com grade completa de canais, telefone, microsystem com rádio, cd e i-box.
O cofre digital fica no guarda roupas, que é bem espaçoso. As paredes tem poucos ornamentos, tudo de muito bom gosto, obras de artistas pernambucanos.
Para quem deseja um tempo de mais intimidade ou então quer apenas descansar das aventuras pela ilha não terá problemas em passar várias horas no quarto já que a máquina de Nespresso e diversas capsulas estão sempre prontas e o minibar conta com muitas guloseimas de marcas famosas.
Toda vez que entrávamos no quarto uma musica ambiente estava tocando e um cheirinho delicioso pairava no ar, fruto dos aromatizadores estrategicamente posicionados.
O banheiro é simples e pequeno mas tem o que mais importa, água quente e abundante nos chuveiros. A pia fica no lado de fora, ao lado da cama. As amenities são de ótima qualidade, da L’Occitane.
Um detalhe muito importante é que no box tem um varal móvel, super útil para secar as roupas de praia.
A varanda dos bangalôs também merece destaque, todos com puffs e uma rede bem preguiçosa, ideal para aquele fim de tarde especial.
Na porta de todos os quartos existe um par de guarda-chuva, sempre prontos para auxiliar em caso de uma tempestade repentina.
O café da manhã deve ser pedido na noite anterior e é servido no restaurante ou no quarto no horário escolhido pelo hóspede. O menu oferecido é composto de 4 opções.
Claro que optamos sempre por comer no restaurante, além de uma bela vista do Morro do Pico o serviço é impecável.
Teremos um post especial nos próximos dias contando nossa experiência de jantar no Restaurante Teju-Açu.
Além de deliciosos os pratos são lindos, trio de tapiocas, queijo coalho, bolo de rolo, escondidinho de carne de sol com inhame, jarra de suco, cesta de pães, tudo delicioso!
Bolo de banana, waffle com mel, ovos mexidos com tomate, waffle com Nutella, cookies, e ainda pode-se pedir vários pratos extras que serão preparados na hora.
Na Teju-Açu o termo ecopousada não é apenas usado por se tratar de uma área em meio a mata ou então marketing vazio. Tudo aqui foi ecologicamente pensado, de forma genuína.
Os bangalôs foram construídos com madeira de eucalipto de reflorestamento certificado e com a estrutura toda suspensa para reduzir ao máximo a intervenção no solo do local.
A água é um tema vital para Fernando de Noronha, a Teju-Açu conta com sistemas coletores de água da chuva para utilização na área externa da pousada e também reutiliza a água da piscina através de filtragem. Grande parte do aquecimento é feito com placas de energia solar.
No restaurante a utilização de produtos orgânicos prioriza os cultivados na própria horta, tudo é pensado para otimizar o clima e o solo da ilha. Muitas frutas também são cultivadas, é fácil de encontrar mamão, coco, manga e bananas crescendo em volta dos bangalôs.
A piscina com paisagismo em completa harmonia com a natureza, aquecida e com jatos de hidromassagem na área central é um convite quase irrecusável para um relaxamento.
Aqui o cuidado com a natureza é percebido em todo o deck de madeira ecológica, produzida com painéis de plástico reciclado.
A decoração em todo o entorno das áreas de uso comum é composta de objetos simples, coloridos com flores. Para onde quer que a gente olhe tem alguma coisa bonita para apreciar.
A pousada tem sinal wifi, mas em qualquer lugar de Noronha o sinal é complicado, oscila muito, quando não cai totalmente. Nos dias em que ficamos na ilha nos libertamos totalmente do celular e da internet, afinal estamos em um dos lugares mais bonitos do mundo e em uma pousada que faz o milagre de trazer muito luxo para o meio do oceano, a lei aqui é se desligar do mundo por alguns dias.
A Teju-Açu Ecopousada é charmosa, aconchegante, bem localizada e com o atendimento personalizado de uma equipe super atenciosa e eficiente. É o paraíso dentro do paraíso natural de Fernando de Noronha, a garantia de dias maravilhosos.
Teju-Açu Ecopousada
Estrada da Alamoa, s/n
Boldró Conceição
Fernando de Noronha – PE – Brasil
(81) 3619-1277
pousadateju.com.br
gostei das informações..obrigada,serão uteis
Levina, vais amar a Teju, tenho certeza!