COMER.VIAJAR.

Atibaia, Festa das Flores, Fórum de Turismo, Grecco Cozinha Rústica e Festival da Cachaça Artesanal

Atibaia é uma cidade incrível, em nossa visita ao município com o segundo melhor clima do mundo segundo a Unesco tivemos experiências inesquecíveis e conquistamos grandes amizades.

<Vídeo 360° no final da matéria>

Este ano fomos convidados pelo ARC&VB – Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau para assistir o 1º Fórum de Turismo Regional que aconteceu em setembro. O evento que foi realizado no Centro de Convenções Victor Brecheret superou nossas expectativas devido aos convidados de alto nível, os assuntos abordados e o compartilhamento de cases de sucesso da região.

No Fórum, também tivemos a oportunidade de conhecer o projeto Turista + uma iniciativa muito interessante destinada a promover Atibaia e Região com a participação dos visitantes em causas sustentáveis e ambientais de grande relevância como a ação que destina parte do valor arrecadado nas room-tax para projetos em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Além disso os hóspedes associados ao Turista +  ficam protegidos em suas estadias com seguro de acidentes pessoais, tem acesso ao site com todas as informações sobre as ações do Instituto IPÊ realizadas com a contribuição deste projeto e recebem um certificado online.

No intervalo do Fórum fomos almoçar no Grecco Cozinha Rústica e ficamos impressionados com o restaurante comandado por Felipe Grecco e Carol, tanto pela beleza do lugar quanto pela primorosa comida que experimentamos.

O ambiente do Grecco é super aconchegante, com muitas plantas e um enorme mural ao estilo “quadro negro” com o menu escrito com giz. Este é um dos principais expoentes da revolução turística e da melhora significativa da qualidade dos ambientes que vem acontecendo em Atibaia.

O buffet de entradas por quilo é requintado e tem como base produtos frescos variando conforme a disponibilidade dos fornecedores, daí o nome Cozinha Rústica, vindo deste cardápio variável, da forma de preparo com técnicas tradicionais europeias e da verdadeira obsessão do chef pela qualidade apresentada em cada criação.

O menu é enxuto e sem complicações, escolher um prato principal fica fácil. Como eles trabalham com produtos frescos sempre são apresentados diferentes receitas, tornando o restaurante um ótimo lugar para visitar com frequência.

Em nosso (inesquecível) almoço experimentamos Penne ao Filetto com Tomate Pelatti e Parmesão, Filé de Anchova Grelhada com Mix de Grãos e Redução de Balsâmico e o deliciosíssimo Churros com Doce de Leite (este vale uma viagem só para experimentar), até o biscoito amanteigado que acompanha o cafezinho é digno de elogios.

Aproveitamos nossa estadia na cidade para visitar a 36ª Festa das Flores e Morangos que acontece praticamente durante todo o mês de setembro no Parque Edmundo Zanoni.

Para celebrar a chegada da primavera a comunidade japonesa cria uma maravilhosa exposição de flores e frutas da estacão com muitas atracões culturais, praça de alimentação e artesanato.

A presença da cultura japonesa que tornou Atibaia referência no cultivo, aprimoramento e exportação de flores e morangos está por toda parte e nos encantou desde o início da visita.

Atibaia é hoje responsável pela produção de praticamente 1/4 de todas as flores comercializadas no Brasil. Entre as mais elogiadas da região estão as orquídeas, rosas e azaleias, além de bonsais e diversas árvores frutíferas.

A exposição de flores e plantas encantam os visitantes com uma variedade impressionante de espécies, a decoração exibe cerca de um milhão de flores.

Vários exemplos de arranjos, cenas de decoração e vasos ornamentais são montados no pavilhão com 1500m2, que abriga também uma exposição com diversos itens de produção rural, outro orgulho da cidade.

As atrações culturais reúnem diversas tradições e costumes com representantes de muitos países que exibem com orgulho no palco seus espetáculos de dança, teatros, músicas e artes em geral. Presenciamos um show maravilhoso que exaltou a rica cultura japonesa, o Kawasuji Seiryu Daiko, que traz habilidosos músicos e seus tambores japoneses chamados de wadaiko.

No final da festa saímos cheios de sacolas com diversas delícias de produção caseira e presentes artesanais. Mas antes disto pudemos aproveitar um pouco da estrutura do parque e seu lago com pedalinhos.

Depois de muita cultura e diversão na Festa das Flores e Morangos foi hora de participar do 2º Festival da Cachaça Artesanal Entre Serras e Águas um evento que estava acontecendo no Fazendinha Bar, um point com música ao vivo lotado de gente animada.

O festival contou com a degustação e venda de cachaças vindas de cidades como Bragança Paulista, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e claro, de Atibaia. Diversos produtores estavam contando a história de suas bebidas, entre vários rótulos conhecemos a cachaça Don Pedrito produzida pelo alambique na Fazenda Paraíso, o mais antigo em funcionamento do Estado de São Paulo.

A comida do Fazendinha Bar também estava ótima, eles tem espaço kids com monitor, buffet por quilo em uma mesa de frios e petiscos, cerveja servida em balde com gelo, e diversos pratos para compartilhar entre os amigos.

Como o dia foi bem cansativo acabamos ficando pouco tempo lá, em uma próxima visita o Fazendinha Bar estará em nossos planos para uma refeição completa.

Atibaia foi uma grata surpresa que tivemos entre tantas viagens, a cidade tem atrações para todo tipo de turista, desde caminhos rurais, gastronomia, roteiros históricos, ótima estrutura de hospedagem e um povo hospitaleiro e acolhedor. Ainda temos muito que explorar nesta linda região.

Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia

Serviço:

Atibaia e Região C&VB
Rua Clóvis Soares, 850 sl 3
+55 11 4402 2159
www.atibaiaeregiao.com.br/

Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Parque Municipal Edmundo Zanoni
Av. Horácio Neto, 1030
festadasfloresdeatibaia.com.br

Grecco Cozinha Rústica
Rua José Lucas, 81
Centro
+55 11 2427 3715
greccocozinharustica.com.br

Fazendinha Bar
Alameda Lucas Nogueira Garcez, 1980
+55 11 4411 7857
facebook.com/fazendinhaatibaia

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

17 Comentários

  1. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Comer. Dormir. Viajar. são muito úteis! Valeu, obrigada.

  2. Apaixonada pelo Grecco e a delicadeza dos pratos e utensílios utilizados. Eu acredito fortemente que assim, os pratos ganham novos sabores. E o que são os produtos artesanais e caseiros? De encher os olhos… Fica fácil entender porque vocês saíram de sacolas cheias! 🙂

    Ana

  3. estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas

Queremos te ouvir

Fechar