Reserve no mínimo 2 horas para fugir dos clichês turísticos de Buenos Aires e ter uma experiência gastronômica autêntica no El Federal Restaurante.
Alí, meio que escondido, próximo a belíssima Plaza Liberador General San Martín encontra-se o El Federal. Uma fachada modesta, um ambiente rústico e acolhedor e uma comida de “lamber o prato”.
O ambiente é a cara de Buenos Aires, com um design próprio, extrovertido e que te faz querer explorar um pouco mais cada detalhe do lugar.
Acho que é muito difícil alguém chegar no El Federal e não se sentir feliz. Existe uma energia muito positiva aqui. Talvez seja pela harmônica combinação de peças em couro, flores, galhos de árvores ou então pelo formato retangular da sala que favorece uma ampla visibilidade de todo ambiente. Não sei dizer ao certo de onde emana esta tranquilidade, mas este foi o restaurante que eu passei mais tempo até agora, no total foram mais de 3 horas aproveitando cada minuto.
Nas paredes quadros negros (estes que tem nas escolas) com os menus, avisos e até desenhos engraçados misturam-se com figuras diversas.
O El Federal é um restaurante autoral, especializado na cozinha porteña, que tem a alma da chef Paula Comparatore em cada detalhe.
Grande parte do segredo deste sabor tipicamente argentino está em um forno que fica próximo à cozinha. Com temperatura regulada e alguns segredos, como uma forma cheia de cepas de pinho que fica aquecendo no fundo do forno e liberando o aroma que impregna nos pães, esta beleza feita de barro é a responsável por boa parte dos pratos elogiados do El Federal.
O local é ideal para desfrutar em casal, em família ou com amigos. Entre os diferenciais estão a atenção especial para crianças, disponibilizando material – pega-varetas, folhas e lápis de cera – para distração dos pequenos e também a possibilidade de levar seu bichinho de estimação para te acompanhar em um almoço ou jantar. O El Federal é Pet Friendly.
O cardápio de restaurante é bem variado, viajando entre os pratos característicos das diversas regiões da Argentina.
A casa conta também com um cardápio especial de 7 passos – menu degustação, que é o ideal para experimentar um pouquinho de cada especialidade do El Federal. Foi este o nosso pedido.
Confesso que não esperava tanta comida… É um menu degustação, mas é super bem servido. Vá comendo com calma para aguentar a maratona gastronômica que irá se apresentar.
Nossa garçonete foi a simpática Verônica, que contou a história de cada prato enquanto servia. Realmente é uma viagem pela comida da Argentina.
De entrada um delicioso couvert com os pãezinhos diversos assados no forno.
O Menu Degustação custa $ 460,00 por pessoa, cerca de R$ 107,00 pelo câmbio de 10/01/2015 ($ 1,00 = R$ 4,30) e acompanha bebidas (água, café e refrigerantes) e também uma taça de Torrontes Tuckma com os 3 primeiros passos e uma taça de Luna Malbec com os passos seguintes. Existe a opção de pagar $ 400,00 mas sem as bebidas inclusas, desta forma você pode optar por algum vinho da adega.
Passo 1 – Noroeste / Repulgue do Noroeste- Empanada de queijo cozido com molho picante de pimenta e cebola. Delícia!
Passo 2 – Nordeste / Crocante de Rio – Bolinho empanado de dourado (peixe) com molho de melado, coentro e alfaces frescas
Passo 3 – Pampas / Pampa Salvaje – Carpaccio de avestruz com rolos de queijo parmesão e brotos de brócolis.
Passo 4 – Buenos Aires Colonial / Gramajo A Mi Manera – Batatas roti com molho de tomate, camarão grelhado, bacon crocante e ovo 65º. Tudo neste prato é delicioso, mas fiz questão de fotografar o ovo aberto, estava no cozimento perfeito de 65º, sem gema mole.
Agora vem a estrela da casa, o famoso “Cordero patagónico al horno de barro con merquen y malbec”. Então prepare-se, não se encha com os pratos acima para deixar um espaço para esta obra de arte. O Cordeiro vem se desmanchado depois das várias horas de cozimento a fogo baixo no forno de barro.
Passo 5 – Norte da Patagônia / Clásico Federal – Cordeiro braseado no forno de barro com vinho Malbec e molho merquen com mini cenouras, cogumelos grelhados e salada de espinafre.
Passo 6 – Sul da Patagônia / Patagonia Mia – Merluza negra com mexilhões em manteiga, sal marinho, purê de batatas cremoso e molho vinagrete de laranja.
Passo 7 – Degustação de mini sobremesas típicas: Uma melhor que a outra, haja estômago para tudo isto!
Com certeza este é um dos restaurantes Argentinos que vale muito a pena conhecer e deve fazer parte do roteiro de quem quer explorar mais da cozinha típica de nuestros hermanos que tem uma gastronomia tão diversa quanto o Brasil.
Abaixo um mapa com a localização desta pérola de Buenos Aires, o El Federal também tem uma página oficial no Facebook.
Looking forward to reading more. Great article post.Really looking forward to read more. Really Cool.
galera, beijão pra vcs
Gostaria de parabenizá-lo achei ótimo a iniciativa deste site! Para o turista é excelente.
MARAVILHOSO!!!!!!!
Otimas informações irei conferir.
Que bom Luciliano, qualquer dúvida é só perguntar!
Parabéns Fábio, seu site está sensacional
Já está na minha lista de viagens!
É uma experiência maravilhosa Laurindo!