World

Aplicativo Word Lens traduz instantaneamente palavras impressas

Já aconteceu de você estar viajando e de repente ficar frente-a-frente a uma placa ou cartaz sem ter a mínima noção do que está escrito?

Desesperar-se não é uma opção, então você calmamente saca o smartphone do bolso, aponta a câmera para o texto e ele é traduzido para você, instantaneamente. Mágica? Não, essa é a proposta do aplicativo Word Lens, que recentemente foi comprado pela Google.

[message_box color=”green”]O Word Lens é um poderoso tradutor em tempo real e é especialmente útil para quem viaja pelo mundo. Quando você inicia o app a câmera do aparelho é automaticamente ativada. Use as lentes para aproximar ou diminuir a câmera do texto que deve ser traduzido ou aproxime o próprio aparelho e a mágica é instantânea, o texto que parecia impossível de ser compreendido é instantaneamente traduzido na tela do seu smartphone ou tablet.[/message_box]

Capaz de reconhecer diversas línguas estrangeiras apenas com o apontar da câmera, o Word Lens só necessita que o usuário selecione o idioma para qual o texto deve ser traduzido. No momento, estes são os idiomas suportados:

  • Inglês ⇆ Russo
  • Inglês ⇆ Português
  • Inglês ⇆ Alemão
  • Inglês ⇆ Italiano
  • Inglês ⇆ Francês
  • Inglês ⇆ Espanhol

Nenhuma rede ou internet é necessária, isso porque os dicionários são baixados no celular, sem que você precise recorrer a um banco de dados externo, diferente do que acontece com a maioria dos apps de tradução. Além disso, estão disponíveis também ferramentas para alinhar o texto, ativar o flash, pausar a imagem e fazer buscas manuais por traduções.

Veja só alguns exemplos:

word-lens1 pessoaselugares.com word-lens3 pessoaselugares.com word-lens4 pessoaselugares.com word-lens6 pessoaselugares.com word-lens7 pessoaselugares.com

O aplicativo é muito útil e bastante exato nas traduçoes de placas e menus com letra de forma, mas a sua capacidade de identificar o texto não é muito boa quando se depara com fontes estilizadas ou letra cursiva. Mas mesmo assim o app é indispensável para quem quer visitar outro país e não domina completamente o idioma local.

Você poderá baixar o aplicativo para iOS, Android e também Google Glass

Facebook Comentários

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Adorei o seu blog e penso como você. Ainda não fiz as viagens que você fez, mas de pouquinho em pouquinho chego lá. E tenho uma vantagem maravilhosa: minha filha sempre viaja comigo e isso é muito bom!

Queremos te ouvir

Fechar