VIAJAR.

Como é Voar com a Copa Airlines – Aruba – Brasil

Voamos mais uma vez com a Copa Airlines e a experiência foi tão legal que decidimos fazer nosso primeiro flying report para te mostrar tudo com detalhes.

No momento em que escrevemos esta matéria (12/2016) a Copa Airlines atende a 74 destinos em 31 países, entre eles estão alguns dos destinos mais desejados pelos brasileiros como Miami,  Nova York , Curaçao, Cancún, Cidade do Panamá, Punta Cana,  Orlando , Boston, Las Vegas e Aruba, a Ilha Feliz que foi nosso destino nesta trip fantástica.

A primeira parte da viagem foi Porto Alegre / Panamá / Aruba em um voo que saiu às 2:30 de POA, como foi o único do terminal a decolar na madrugada todo o procedimento foi simples e rápido, a conexão no Panamá e chegada em Aruba também foram ótimos, desta forma decidimos registrar em fotos alguns detalhes do voo de volta e mostrar tudo aqui para você detalhadamente:

Como comprar

A Copa costuma ter ótimos preços para viagens partindo do Brasil, principalmente se você conseguir programar a compra com cerca de 90 dias de antecedência. Tudo pode ser feito diretamente no site em português da companhia: copaair.com/pt/web/br. É importante dizer que a Copa parcela a compra de qualquer passagem em até 10X sem juros no cartão de crédito.

Outra forma de adquirir a passagem (e que funciona muito bem) é através da troca por Smiles, já que a companhia panamenha faz parte da Star Alliance e possui uma parceria com a GOL. É muito comum encontrar promoções de compra ou transferência de pontos para o Smiles com até 100% de bônus, o que pode reduzir o preço da passagem aérea pela metade.

É possível também pontuar e fazer a troca de pontos no próprio programa de fidelidade da Copa Airlines o Connect Miles, que diga-se de passagem tem um ótimo plano de benefícios para seus afiliados.

Check-in:

Todos nossos check-ins com a Copa Airlines foram super tranquilos e sem nenhum problema. Pelas nossas contas já foram 16 trechos voados com a companhia e zero contratempos. A recomendação é aquelas básica de chegar ao aeroporto no mínimo 3 horas antes da partida do voo. Geralmente o atendente vai liberar os bilhetes de embarque de todos os trechos da viagem, neste caso específico foi:

Saída 13:19 de Aruba (AUA) e chegada 14:32 ao Panama (PTY) em um voo com duração de 02:13

Intervalo de 01:08 no Aeropuerto Internacional de Tocumen

Saída 15:21 do Panama (PTY) e chegada 01:32 a Porto Alegre (POA) em um voo com duração de 07:11

Trecho Aruba (AUA) / Panama (PTY)

A aeronave utilizada em nossos quatro voos foi um Boeing 737-800, o principal modelo na frota da companhia. A configuração do avião tem na classe executiva as poltronas como 2-2 e na classe econômica 3-3. Você pode verificar os melhores lugares para se acomodar neste voo através do site seatguru.com.

Nosso embarque ocorreu de forma super tranquila, sem nenhum atraso. neste primeiro trecho voamos em Classe Executiva.

As poltronas são de couro, largas e tem um espaço excelente para as pernas, assim como o espaço lateral, o que faz total diferença para pessoas mais altas como eu que tenho 1,96m. A distância entre os lugares é bem superior à dos assentos da classe econômica.

Antes do voo começar dá pra ver um pouco da cabine e dos procedimentos iniciais do piloto, para quem ama aviões como a gente este é um grande entretenimento.

Atendimento

Os comissários da Copa são geralmente panamenhos, eles falam espanhol e inglês e entendem português perfeitamente. O atendimento de bordo superou as expectativas, todos super gentis e muito atenciosos. Na executiva os tripulantes se apresentam e tratam todo mundo pelo sobrenome com um sorriso no rosto e muita cortesia. Assim que todos se acomodam eles servem água e suco.

Entretenimento

A Copa Airlines opera com dois tipos de Boeing, o 737-800A e o 737-800B. São poucas as diferenças entre eles no que diz respeito a estrutura, mas o entretenimento do 737-800A se resume àquelas telas comunitárias no teto do avião e algumas estações de músicas.

Serviço

Como estávamos em um trecho curto entre Aruba e Panamá tivemos apenas uma refeição, antes de servir as comissárias passam com um guardanapo umedecido em água quente para limparmos as mãos.

Um mix de sementes é servido como entrada.

Depois vem os pratos principais, em duas opções, caso você tenha solicitado previamente pelo atendimento da Copa Airlines existe uma terceira opção conforme a dieta de cada um no que diz respeito à cultura e religião.

O primeiro prato foi panqueca de carne. Estava muito bem preparada e fresca, com direito a tortinha de sobremesa.

A outra opção foi frango grelhado com batatas, também estava delicioso e muito bem servido.

A seleção de bebidas é ótima, além de sucos, refrigerantes, cervejas, espumante e vinho há uma série de outras bebidas alcoólicas disponíveis.

Aeroporto Internacional Tocumen

Chegando de Aruba para o Panamá não é necessário passar por nenhuma imigração, controle de passaporte ou alfândega, o desembarque é direto na área de embarque sem a necessidade de pegar as malas que são despachadas para o destino final. A única coisa que precisamos fazer foi procurar nos monitores o número do portão de embarque do próximo voo e nos dirigir até ele. Como a Copa tem muitas conexões por ali é tudo muito fácil de achar, os portões são próximos e como eles costumam ser pontuais, o fluxo de viajantes é muito bom.

O aeroporto é relativamente pequeno pela quantidade de voos que opera, pudemos observar que uma expansão está em construção. Mesmo sendo de médio porte tudo é bem organizado, bonito e funcional, um corredor grande e largo atravessa todo o aeroporto com free shops em toda a sua extensão. Os preços são bons mas não são excelentes, assim como a variedade de produtos também não é tão grande, a maioria das lojas vende itens muito similares, sem muita diferença dos preços praticados nos free shops do Brasil. Encontramos preços muito melhores em Aruba, e se a sua conexão é para os Estados Unidos com certeza vale a pena deixar para comprar lá.

Gosto de afirmar que no aeroporto de Tocumen tem somente duas opções de conexão: Ou você faz a conexão mais curta possível e não perde muito tempo até o seu destino final, ou tenta uma conexão de 10 horas ou mais para poder aproveitar e conhecer a Cidade do Panamá, que é incrível. Neste tempo dá pra fazer um rápido tour pela capital e ainda conhecer o Canal do Panamá que é um espetáculo à parte.

Trecho Panama (PTY) / Porto Alegre (POA)

A segunda parte de nosso voo fizemos na classe econômica, com as poltronas tradicionais e o espaço normal dos Boeing 737-800.

A qualidade do serviço prestado pelos comissários foi novamente exemplar, todos sempre com um sorriso no rosto e tentando atender na língua do passageiro. Fones de ouvido são distribuídos para quem deseja acompanhar o serviço de entretenimento.

O áudio dos filmes é geralmente em inglês, espanhol e português, sem legendas. Os três primeiros canais no sistema são do vídeo que está sendo exibido e os outros são canais de música divididos por estilo.

A lista de bebidas servidas não é tão variada como na classe executiva mas tem tudo o que o pessoal mais gosta como água, refrigerantes, sucos, cerveja e vinho.

A qualidade das refeições servidas também segue o mesmo padrão da classe executiva, com o diferencial na apresentação e na complexidade dos pratos, que na econômica são mais simples. As opções servidas foram espaguete e arroz com carne e legumes. Ambas muito bem preparadas. Os talheres de metal são outro diferencial, muitas companhias ainda insistem em utilizar talhes de plástico na classe econômica.

Como este voo era mais longo, um delicioso hamburguer de carne foi servido e tivemos a opção de tomar café.

Bagagens

Um dos maiores medos dos turistas é de ter suas bagagens extraviadas ou perdidas, principalmente para quem planeja comprar itens de valor em suas viagens, neste quesito a Copa Airlines é extremamente cuidadosa e precavida, nunca aconteceu nada com nossos pertenses nem presenciamos nenhuma reclamação durante as viagens com a companhia.

Consideração final

Vamos continuar voando com a Copa Airlines sempre que possível, a empresa tem um ótimo custo x benefício, uma pontualidade exemplar -sempre saímos no horário programado e chegamos no horário previsto- e principalmente um serviço de alto nível, com toda tripulação empenhada em tratar os passageiros da melhor forma possível.

Mais informações: copaair.com

Não perca todas nossas matérias sobre o Aruba neste link: comerdormirviajar.com/tag/aruba

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre o Aruba basta buscar pela tag #CDVTripAruba

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

21 Comentários

  1. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Comer. Dormir. Viajar. são muito úteis! Valeu, obrigada.

  2. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI! Com certeza voltarei mais vezes

  3. Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis

  4. Nunca viajei com essa empresa, estou acostumada sempre com tam e gol por causa das milhas e pontos rsrs, mas muito informativo seu post.

  5. Não conhecia essa companhia de aviação. Há imensas companhias a operar na América Latina que para nós europeus são totalmente desconhecidas. Obrigada pela partilha.

  6. Esbarrei no seu blog sem-querer-querendo por uma das minhas andanças nesse mundão virtual, e vou te contar: ADOREI! Com certeza voltarei mais vezes

  7. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

  8. Gosto muito de viajar, mas percebo que necessito me aprimorar e as dicas que encontro no Comer. Dormir. Viajar. são muito úteis! Valeu, obrigada.

Queremos te ouvir

Fechar