Com o pessoal da agência Tribo da Serra Ecoturismo tivemos o prazer de entender porquê a cidade de Bom Jardim da Serra é conhecida como a “Cidade das Águas”.
Com mais de 35 cachoeiras de pelo menos 10 metros de altura e cerca de 14 rios nascendo no município, esta pequena cidade no alto da Serra do Rio do Rastro (tem pouco mais de quatro mil habitantes) encanta por suas belezas naturais e principalmente pelas pessoas que lá vivem.
Visitamos Bom Jardim da Serra em fevereiro, que não é a melhor época para o turismo na cidade. A alta temporada acontece de maio a agosto, que apesar das baixíssimas temperaturas, o risco de nevoeiro é menor, garantindo boa visibilidade nos mirantes e tempo menos chuvoso.
No mesmo dia vimos fazer as quatro estações, de uma hora par outra o tempo fechava e começava a chover, o mesmo acontecia de forma inversa, e quando o sol saía era aquela correria para fazermos algum passeio.
Pacientemente, no saguão do Rio do Rastro Eco Resort, a Mirian e o Tyago da agência Tribo da Serra Ecoturismo, esperavam o tempo melhorar para poder agendar e planejar nossas saídas. Infelizmente conseguimos fazer apenas um passeio com a agência nos três dias que ficamos hospedados, mas posso garantir que valeu a pena!
Assim que amanheceu em nosso segundo dia na Serra Catarinense lá estava o Tyago pronto para nos levar ao tour que é chamado pela agência de Circuito das Águas. Todo percurso é feito de Troller 4×4 em estrada de chão e com lindas paisagens para onde quer que a gente olhasse.
Durante o trajeto passamos por muitas taipas, que são muros de pedras feitos para dividir terras e delimitar áreas para o trânsito de cavalos e animais. Estas taipas são uma obra de arte e podem ser vistas por toda parte.
A primeira parada foi na cachoeira conhecida como Cachoeira dos Alagados ou Cachoeirinha. Leva esses nomes pois está na região dos Alagados, área conhecida por ser muito úmida e estar sempre alagada. O outro nome é devido ao nome do rio: Rio Cachoeirinha.
A cachoeira tem cerca de 25 metros de altura e a caminhada até ela oferece um intenso contato com a natureza. É possível escutar o canto dos pássaros, admirar a beleza de flores raras e ainda energizar-se com o som das águas.
Na volta da cascata paramos em um pomar de maçãs. Eu nunca tinha estado em um pomar de maçãs antes e achei muito legal a experiência. Tinha maçãs do tipo Fuji e Gala.
Na volta passamos pelo centro de Bom Jardim da Serra e o Tyago, nosso guia, em poucos minutos mostrou a cidade inteira!
Um ponto muito bonito é a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É uma Igreja diferente, sem escadarias, com uma arquitetura que chama muito a atenção principalmente pelo formato de seu telhado. Espero que não seja sacrilégio, mas me lembrou muito um chapéu de bruxa!
Nossa última parada foi a Cascata Barrinha, que tem um acesso muito fácil, às margens da estrada. Descemos para cascata por um trilho que fica bem próximo ao pórtico da cidade. Outra forma de observar é pelo mirante a 50 m da Churrascaria Cascata, onde há uma escada até a queda d’água.
O lugar tem boa piscina natural com águas cristalinas e bem rasas.
O passeio é muito legal e nosso guia foi super simpático e informativo, além de hábil motorista nas estras barrentas da região. Fica a dica: protetor solar e calça, mesmo no frio o sol queima a pele e a calça protege dos espinhos que ocasionalmente estão nas áreas rasteiras.
Olá Fabio, Nesse passeio só fizeram 2 cachoeiras? Barrinha e Alagados? Estou querendo contratar esse serviço e eles incluem uma terceira cachoeira Salto Pelotas.
olá Antonio, você pode personalizar os passeios, pode chamar direto por este Facebook: https://www.facebook.com/pages/Rotas-e-Trilhas-Agência-de-Viagens/905953549436741 ou então este: https://www.facebook.com/pousada.recantodamata
Tenho certeza que farão um pacote legal com os lugares que você deseja conhecer pelo mesmo valor 😀
Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis
Que legal Marcelo, amo Gramado, é um dos lugares que mais gosto. http://pessoaselugares.com/category/gramado/
Já está na minha lista de viagens!
Vale a pena mesmo Cecília! e a equipe da Tribo da Serra Ecoturismo é super responsável.
Obrigado Fábio, as tuas dicas estão me ajudando muito
Que bom Larissa 😀
obrigado pela grande publicação
Obrigado a você Medeiros, por nos acompanhar!
gostei das informações..obrigada,serão uteis
Que bom Lópes, chame sempre que precisar
Fábio, tudo bem? Excelente artigo, fiquei com muita vontade de ir…
Vá mesmo Avelar, conheça a Cidade das Águas!
Parabéns pela matéria
Valeu Jaire!
As fotos ficaram lindas!!!! Me deu vontade de fazer também!!!!
Muito obrigado Deodoro!
segui a sua indicação, foi a melhor escolha, valeu
Olá Manuel, que bom que você gostou da nossa indicação 😀 Nossas impressões sobre os lugares que visitamos são sempre reais, falamos do que gostamos e do que não gostamos e este passeio é muito legal!