O Canto da Enseada Piccolo Resort é um eco-empreendimento pensado para quem está em busca de um lugar para descansar em contato permanente com a natureza sem precisar viajar para longe de São Paulo.
> Vídeo 360° no final da matéria <
Chegar no Canto da Enseada de carro é fácil, principalmente se você estiver utilizando um GPS atualizado, basta pegar a saída do km 49 da Rodovia Dom Pedro (SP-65) no sentido Jacareí, entrando na estrada de chão batido e seguindo nela por cerca de 1,5 km até encontrar a placa indicando que o hotel fica à esquerda, onde você deve andar por aproximadamente 300 metros até o grande portão principal à sua direita. Aperte o interruptor para que o pessoal da recepção libere a entrada. O estacionamento é gratuito para os hóspedes.
Para uma referência rápida: Você estará a 15 minutos de carro do centro da cidade de Nazaré Paulista, a 20 km da cidade de Atibaia e cerca de 50 Km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O carro vai seguir até o casarão que é utilizado como sede. Não é raro encontrar o jovem casal de proprietários recepcionando pessoalmente os hóspedes no amplo lobby, que possui uma vista linda para propriedade de 36.000 m².
Ficamos hospedados em um quarto Duplo Clássico, o chalé de número 310, bem próximo do prédio principal e rodeados por uma natureza exuberante. A posição dos dormitórios é estratégica para que o barulho não atrapalhe quem deseja descansar.
O quarto é bem iluminado, com bastante espaço para circulação, decoração clean e uma varanda ampla com vista bucólica e relaxante.
A TV de tela plana com uma boa variedade de canais por assinatura, pé direito alto e ar-condicionado conspiram para noites relaxantes.
Quando chegamos o frigobar estava praticamente vazio, caso precise de alguma coisa que encontra-se no cardápio basta ligar e pedir (preços em 12/2016). Uma lareira, que deve ser ótima em dias frios, completa as facilidades do quarto.
O banheiro não é muito amplo, mas atende plenamente as necessidades com a ducha de boa vazão e fácil regulagem de temperatura. Os amenities são da Terra Brasilis, repostos diariamente.
A propriedade foi adquirida no início de 2016, mudando completamente a filosofia de trabalho, atendimento e até de nome, antes se chamava Piccolo Resort, no momento de nossa visita, em 09/2016, o nome de divulgação era Canto da Enseada Piccolo Resort, mas provavelmente passará a se chamar somente Canto da Enseada em 2017.
O restaurante é o coração de todo o complexo, para chegar até ele é preciso passar por dentro da sede que é decorada com motivos náuticos, móveis rústicos e muita madeira.
A cozinha show é super bem organizada e se utiliza de várias técnicas sustentáveis – que falaremos mais a frente -. O espaço entre as mesas do restaurante é bom, garantindo privacidade para os casais e liberdade para as famílias.
Optamos por começar nossas manhãs sempre com a vista para o ambiente externo, muita luz natural, tranquilidade e o canto dos pássaros.
Nossa permanência foi durante dois dias no meio da semana e em baixa temporada, devido a isto tivemos o privilégio do café da manhã ser servido diretamente em nossa mesa. A variedade e frescor dos alimentos somados a dedicação do pessoal da cozinha fizeram deste um dos melhores desjejuns que tivemos no ano de 2016.
Aproveitamos cada minuto que estivemos no Canto da Enseada, e para que a experiência ficasse completa nada melhor do que fazer todas as refeições lá mesmo! O primeiro almoço teve como entrada uma deliciosa Salada Verde.
No prato principal optamos por Arroz, Miolo de Alcatra acebolado, Feijão, Farofa e Vinagrete. Bem caseiro, parecendo aquelas refeições que comemos na casa da vovó ou daquela tia querida.
O outro escolhido foi Arroz, Strogonoff de Carne e Batata Assada, difícil é dizer qual prato estava melhor. No menu ainda tínhamos a opção de Espaguete a Carbonara.
Para sobremesa poderíamos escolher Abacaxi ou Pudim. Escolhemos os dois e vieram assim, com esta linda apresentação.
O menu do jantar começou com Sopa de Mandioquinha com Pães Torrados, a qualidade estava idêntica ao do almoço, excelente!
Os pratos principais ficaram com Arroz, Tilápia ao Limão e Brócolis e também com um Risoto de Funghi.
Mousse de limão para sobremesa. Se você desejar um café para fechar a noite, ele será servido em delicadas canequinhas de ferro.
No almoço seguinte o cardápio trazia duas escolhas de entradas, Salada Verde e Bruschettas Italianas. Encontramos muitos dos ingredientes utilizados nas receitas (como frutas, verduras e legumes) cultivados de forma orgânica nas terras do Canto da Enseada.
Os pratos principais escolhidos foram Nhoque a Bolonhesa e Arroz, Picadinho de Carne, Couve, Ovo Frito e Farofa Caseira.
Nosso último jantar no Canto da Enseada teve de entrada Sopa de Ervilha. Os pratos principais foram Espaguete ao Molho 2 Queijos e Filé Mignon ao Molho Madeira, Arroz e Brócolis com Champignon e para sobremesa um Doce de Banana “dos deuses”.
Uma ótima sugestão é acompanhar as refeições com os vinhos da adega que fica “escondidinha” atrás de uma porta do restaurante.
A experiência gastronômica ainda conta (e só fica completa) com o chá da tarde servido diariamente, uma cortesia aos hóspedes com bolos frescos, café e chá.
No dia em que chegamos no Canto da Enseada, como estávamos cansados da viagem, o chá da tarde foi servido diretamente em nosso quarto. Uma cordialidade que fez toda a diferença em nossa estadia.
A grande área verde onde o Canto da Enseada encontra-se é o maior tesouro do hotel, são muitos espaços para caminhar e observar de perto a natureza. A jardinagem é impecável e o tratamento com os animais da propriedade é exemplar.
A localização às margens da represa Atibainha, além de ter um visual estonteante, favorece à pratica de vários esportes e muitas atividades.
Exatamente por isto a garagem náutica é hoje um de seus maiores atrativos. Ali eles realizam diversos serviços para os sócios do Clube Náutico que também podem aproveitar um “day use” com sua família e amigos.
A natureza que circula a propriedade é a responsável por vistas inesquecíveis como o pôr do Sol e os montes que ficam em direção a Nazaré Paulista.
O Canto da Enseda tem duas piscinas grandes, uma bem próxima aos chalés e outra mais próxima ao Rio Atibainha.
A prática de esportes também é altamente estimulada com as quadras poliesportivas, pista de skate, campo de futebol com grama e várias trilhas, para quem prefere explorar a diversidade de plantas e árvores do piccolo resort.
Outra atividade altamente estimulada pelo Canto da Enseada é o descanso e relaxamento, encontramos muitas redes prontinhas para um tempo de ócio, bancos e até uma área com espaço para uma fogueira, ficamos imaginando as rodinhas de violão em noites estreladas.
A brinquedoteca é toda pensada para estimular as crianças através do aprendizado lúdico, com muitos brinquetos e jogos produzidos artesanalmente.
Aliás, as crianças são estimuladas a utilizar a imaginação e criatividade por todos os ambientes externos. Geralmente recreacionistas ficam brincando e contando historinhas nas casinhas do quintal.
A estrutura deste pequeno paraíso é digna de elogios, andar por este grande terreno é a certeza de ótimas descobertas.
Entre as comodidades ofertadas encontramos a lojinha do Artejã Atelier que vende artesanatos, artigos de decoração e presentes, ficamos encantados com os cheirosos aromatizantes de ambientes.
Aproveitamos a estadia para experimentarmos uma quick massage de 30 minutos no spa que fica em uma área super reservada e silenciosa do prédio principal. O tratamento valeu muito à pena, se tivéssemos mais dias de hospedagem com certeza faríamos novamente.
O Canto da Enseada tem realizado muitas atividades sócio ambientais educativas, geralmente com cooperação dos moradores locais, para estimular a preservação do meio ambiente e as belezas naturais da Represa do Rio Atibainha.
Ações como o uso de produtos da região e mão de obra local, aquecimento da água por painéis solares, plantio de árvores nativas e frutíferas, limpeza da área da represa, reciclagem, coleta seletiva de lixo e compostagem de materiais orgânicos contribuem de forma muito positiva em todo o equilíbrio da região.
Encontramos no Canto da Ensada Piccolo Resort muito mais do que um ambiente rodeado pela natureza, aqui conhecemos pessoas intimamente ligadas com a preservação de uma área de extrema importância para a cidade de São Paulo. Tivemos dias de muita paz e tranquilidade, acordamos com os pássaros em nossa varanda, passeamos pelo relevo e pelas curvas da propriedade, nos alimentamos de forma equilibrada e pudemos desfrutar de um dos lugares mais lindos que já tivemos o privilégio de conhecer.
Não perca todas nossas matérias sobre Atibaia e Região neste link: comerdormirviajar.com/tag/atibaia-e-regiao
Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos sobre Atibaia e Região basta buscar pela tag #CDVTripAtibaia
Canto da Enseada Piccolo Resort
Estrada do Cuiabá Acima
Bairro Cascalheiro
Nazaré Paulista – SP – Brasil
+55 11 96395 5099
+55 11 2091 8181
cantodaenseada.com.br
Que sonho de viagem.
Gente, esse lugar é tudo de bom: comidinhas maravilhosas, descanso, contato com a natureza e muitas opções de entretenimento!
Curti muito o Piccolo Resort e me hospedaria aí sem dúvida. 🙂
Que lugar maravilhoso! Adoro lugar assim, cheio de verde ao redor! Parabéns, como sempre, o post do comerdormirviajar.com está impecável!
To babando nas fotos de comida! Q café!!! E q lugar incrivel!
Que lugar lindo! Que quarto aconchegante eque comidas lindas!
Deve ser ótimo passar um fim de semana aí!
Que lugar lindo! Deve ser realmente um delícia descansar num hotel assim! As fotos das comidas me deram água na boca! kkk
Lindo lugar, as fotos ficaram excelentes, parabéns pelo trabalho!
Olá! Para falar a verdade só estava esperando vcs irem lá,para saber se valia a pena…e pelo que vi é ótimo! obrigada pela dica!:o)
Oi Fábio, obrigada pela atenção em responder todas minhas dúvidas e pelas dicas. Ainda estou aqui pelo blog me deliciando com suas experiências e anotando tudo.
Adorei as dicas! E as paisagens são lindas!!!!
estou indo a todos locais que são indicados no comer dormir viajar, muito obrigado e continuem com as dicas
Adorei esse blog emocionante!Vc viaja pelo mundo mesmo? Quero ser como vc!Amo viajar e quero conhecer gramado… as suas dicas foram muito uteis
Uau!! Fiquei morrendo de vontade de ir, certamente, uma bela viagem!